Cotações por TradingView
Warren Buffet é o investidor que inspira diversas gerações por todo o planeta, seja entre iniciantes a traders experientes. Com 90 anos, ele ainda atua frente à holding Berkshire Hathaway e constrói um legado inspirador no mundo dos investimentos.
Continue a leitura e acompanhe os principais destaques da carreira de sucesso do famoso investidor Warren Buffett. Inspire-se com uma das histórias mais constantes de crescimento de quem construiu sua riqueza majoritariamente investindo em ativos financeiros.
O que veremos nesse artigo:
Quem é Warren Buffett?
Warren Buffett e suas frases
O que Bill Gates, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg e Warren Buffett têm em
comum?
Como Warren Buffett ficou rico?
Quais ações Buffett está comprando?
Quais são as principais estratégias do jeito de investir de Warren Buffett
Warren Buffett está pensando em sucessão?
Conclusão
Nascido em 30 de agosto de 1930, na cidade de Omaha nos Estados Unidos, Warren Edward Buffett é um dos nomes mais respeitados no mercado financeiro global. Referência entre os investidores, ele está na lista dos homens mais ricos do mundo.
O “Oráculo de Omaha”, como também é conhecido, Buffett iniciou sua trajetória ainda muito jovem e hoje ultrapassa o patamar de US$100 bilhões de patrimônio, após a valorização das ações de seu conglomerado industrial e de seguros.
Buffet é o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway, empresa americana fundada por ele na década de 60 e que possui mais de 60 companhias, tais como a fabricante de baterias Duracell e a seguradora Geico.
Além de ser uma personalidade no mundo dos negócios, Warren Buffett é também um grande filantropo. Considerado um homem de hábitos simples, ele prometeu doar mais de 99% de sua riqueza, conforme o “Giving Pledge”, movimento criado por Bill Gates para estimular que grandes bilionários doem, em vida, parte de suas fortunas.
Warren Buffett é um dos investidores mais bem sucedidos do mundo e, além de ser uma referência no mercado de ações, ficou conhecido também por suas citações motivacionais. Abaixo algumas das frases que ficaram mais famosas no mercado:
Todos esses nomes de sucessos estão na lista das personalidades mais ricas do mundo. O grande diferencial entre eles é que Bill Gates, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg, dentre outros, são empreendedores e/ou líderes de sucesso de companhias com foco em tecnologia e negócios inovadores.
Já Warren Buffett entra na lista dos bilionários como investidor, muitas vezes sendo a fonte de patrocínio em cifras milionárias dos papéis dessas ações de tecnologia.
Buffett começou sua trajetória como investidor muito jovem e trabalhou como corretor de seguros por vários anos. Em 1954, foi contratado pela Graham-Newman, empresa de investimentos de Benjamin Graham. Dois anos depois, criou sua própria empresa, Buffett Partnership LTDA, e aos 32 anos tornou-se milionário.
Mesmo assim, grande parte de sua fortuna veio da recompra das ações da Berkshire Hathaway. Ele assumiu o controle da empresa em 1969 e a transformou em uma das maiores empresas listadas no S&P500.
No momento, as principais ações que Warren Buffett está comprando são da Apple, que equivalem a 39,89% da sua carteira, sendo esta sua maior posição, seguido por Bank of America como a segunda maior, com 13,65%. Na sequência estão American Express (7,41%), Coca-Cola (7,03%) e Kraft Heinz (4,27%).
Além dessas, que representam quase 75% de sua carteira de investimentos, Buffet tem posição no setor farmacêutico (AbbVie, Merck & Co, Bristol-Myers Squibb Company, Pfizer), de telecomunicações (T-Mobile US) e tecnologia (Snowflake).
Na lista das ações que mais contribuíram com o desempenho da carteira de Buffett em 2020 está a Stone, empresa brasileira de tecnologia em meio de pagamentos, que encerrou o ano com alta de 110%.
As ações da Stone são negociadas na Nasdaq e desde 2018 quando elas foram lançadas por lá, o “Oráculo de Omaha” escolheu ser acionista, chegando a ter mais de 10% da companhia.
Vale mencionar que no último trimestre de 2020, algumas alterações foram feitas no portfólio de Buffett, com aquisição de ações da Verizon e Chevron, assim como venda da posição em Pfizer.
Warren Buffett é um grande defensor do investimento de valor. Logo, a estratégia de investimento por ele utilizada é a de value investing. Nela, é considerado o potencial de retorno de uma ação, independente de quanto ela está sendo negociada no mercado.
Como suas posições visam o ganho no longo prazo, ele não preocupa-se em como o mercado está precificando essas ações, mas sim o quanto essas empresas podem lucrar com os seus negócios. O que permite que ele compre ações baratas, ou seja, com valor abaixo do que, de fato, elas valem. Literalmente, ele é um caçador de “pechinchas”.
Por este motivo, em suas escolhas, Buffett adota critérios considerados fundamentalistas, tais como desempenho e perenidade das empresas, competência da administração, nível de endividamento, margem de lucro, potencial de crescimento, dentre outros.
E, contrário ao que muitos pensam, Warren Buffett adora o rendimento de dividendos. Contudo, ele acredita que é mais interessante e rentável reinvesti-los na própria companhia do que distribuí-los. Desta forma, todos estão contribuindo com o crescimento exponencial do negócio.
Recentemente Buffett sinalizou que a posição de liderança da Berkshire Hathaway poderá ser ocupada por Greg Abel, vice-presidente do conglomerado financeiro, responsável pelas operações não relacionadas a seguros.
Em entrevista realizada com a CNBC, ele disse: “Os diretores concordam que se alguma coisa acontecer comigo hoje à noite, seria o Greg que assumiria a companhia amanhã de manhã”.
Em suas escolhas, Buffett adota critérios rigorosos, uma vez que sua estratégia de investimentos é voltada para o longo prazo e qualquer tomada de decisão equivocada pode lhe custar caro.
Influenciado por Benjamin Graham, seu objetivo é sempre comprar ações abaixo do seu valor intrínseco e mantê-las até que o seu preço seja o equivalente ao valor real da empresa. O que na prática, nada mais é do que seguir a estratégia de buy and hold.
Assim como Warren Buffett, é possível adquirir ações de empresas com bons fundamentos, negociadas a preços baixos e com potencial de valorização. Neste caso, é fundamental ter disciplina, critérios preestabelecidos e visão de longo prazo.Trata-se de uma combinação para quem procura resultados constantes e contínuos.
Quer seguir a linha de investimentos de Warren Buffett? Então, revise seu perfil de investidor e esteja seguro de que sua estratégia condiz com seus objetivos e necessidades.
Em menos de 40 dias tivemos duas trocas de presidência na Petrobras. O motivo, como muito se especula, é a política [...]
Todas as pessoas que já passaram por qualquer processo de terapia sabem de uma coisa importante: mais do que preocuparmo-nos com [...]
A negociação de ações está entre as possibilidades de investimento para quem visa obter ganhos na bolsa de valores. No entanto, [...]