Cotações por TradingView

Tesouro Direto: O maior vencimento da história. O que fazer?

Tempo de leitura: 1 minuto

Hoje, 15 de maio, o Tesouro Nacional pagará o maior vencimento de títulos da história do Tesouro Direto. São cerca de R$ 9 bilhões em títulos do tipo Tesouro IPCA+, lançados em 2013, e que por vencerem hoje serão pagos à cerca e 122 mil investidores pessoas físicas.

Estes títulos tiveram uma rentabilidade bruta de cerca de 64% no período, frente uma inflação de 41%, ou seja, um ganho real bem significativo para seus investidores.

No meio do caminho estes títulos oscilaram, tanto para cima quanto para baixo, mas quem teve tranquilidade e soube segurar o título até o vencimento, não tem do que reclamar.

E o que fazer com esse recurso que agora está líquido?

A alternativa mais óbvia seria recomprar títulos semelhantes, seja IPCA+ ou o IPCA+ com juros semestrais, com vencimentos mais longos. Há diversas séries em aberto e que podem casar com seus objetivos de longo prazo.

Você pode fazer esta compra via Tesouro Direto ou no mercado secundário, esta segunda opção é uma boa alternativa para aqueles que têm mais de R$ 100.000,00 para aplicar nestes títulos. Fale com seu assessor sobre esta alternativa.

Além disso, se você não quer assumir uma posição de tão longo prazo, você pode buscar fundos de investimentos com prazos de resgates mais curtos ou menos expostos à inflação, como fundos DI ou alguns fundos de crédito privado.

Se você tem perfil mais arrojado e está confiante com o cenário econômico brasileiro, você pode pensar em montar uma carteira de ações ou, então, comprar cotas de um fundo de ações e deixar a escolha dos ativos a cargo de um gestor profissional.

Finalmente, se você quer se expor às estratégias diferenciadas, com alavancagem ou ativos no exterior, mas limitando seus riscos, você pode utilizar os COEs, Certificados de Operações Estruturadas, para isso.

Ou seja, opções aqui na Guide não faltam para você realocar este seu dinheiro que foi tão bem remunerado nos últimos anos. Basta você pensar quais são seus objetivos, o nível de risco que você deseja e aplicar seu dinheiro da melhor forma.

O importante agora é continuar fazer seu dinheiro trabalhar para você.

Relacionados

Índice de Treynor: descubra qual retorno da sua carteira com esse índice!

Um dos principais objetivos dos investidores é construir patrimônio. Nesse sentido, a rentabilidade da carteira é um dos critérios que devem [...]

Debora - 26/11/2021

Existe ETF de bitcoins? Conheça fundos de índice para investir em criptomoedas!

As criptomoedas vêm se destacando no mercado financeiro, atraindo a atenção de diversos investidores. Como consequência, é comum que novas alternativas [...]

Guide Investimentos - 26/11/2021

Fundo long only: quais as diferenças para outros fundos de ações?

O mercado de renda variável é repleto de alternativas. Por exemplo, você pode investir em ações, FIIs (fundos imobiliários), ETFs (fundos [...]

Guide Investimentos - 24/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções