CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

Small caps: o que são, como investir e como escolher estas ações

22 de dezembro de 2020
Escrito por Syntax Finance
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar
O que são Small Caps? - ilustração de uma pessoa observando o horizonte com linhas de gráfico atrás
Tempo de leitura: 5 min

A renda variável cada vez mais têm aparecido no radar dos investidores, principalmente com as baixas taxas de juros, como  a Selic. Nesse cenário, as small caps são uma oportunidade para diversificar a carteira e buscar mais lucros.

Continue a leitura e compreenda o que são as small caps, como funcionam e como  aproveitar as oportunidades que elas oferecem.

O que veremos neste artigo?
O que são small caps?
Por que investir em small caps?
Small caps pagam dividendos?
O que é melhor, small caps ou blue chips?
Small caps: destaques 2020?
2021: as small caps podem despontar?
Como escolher as melhores ações small caps?
Como investir em small caps?
Conclusão

O que são small caps?

Small caps é a terminologia para as ações negociadas na bolsa de valores que se referem às companhias com menor capitalização de mercado. Não necessariamente essas empresas são pequenas, porém, se comparadas com as gigantes da bolsa, o seu valor de mercado é inferior.

No Brasil, não há uma classificação exata de valor, mas considera-se que as small caps remetem-se às empresas que valham entre R$300 milhões e R$2 bilhões. O volume financeiro diário negociado na bolsa e o faturamento da empresa também são considerados para a classificação das small caps.

Apesar dos riscos, por serem empresas ainda não tão sólidas, as small caps –  caso valorizem  – podem gerar negociações vantajosas e mais chances de lucros.

Por que investir em small caps?

Uma small cap tem chances expressivas de mais valorização no longo prazo. Apesar do risco envolvido, um investidor pode ter o retorno do seu capital aplicado em progressão exponencial.

Ao adquirir ativos de empresas sólidas no mercado e que ocupam a liderança em sua posição, o investidor tem menos riscos em relação às small caps, porém também vislumbra um horizonte mais estável aos seus investimentos.

Small caps pagam dividendos?

Normalmente, as carteiras de dividendos focam em ações de grandes empresas, consolidadas, com lucro crescente e consistente. Essas são características das boas pagadoras de dividendos.

As small caps tendem a ser empresas com maior potencial de valorização, então, na maioria das vezes, ao invés de distribuir os lucros aos acionistas, o dinheiro é reinvestido na expansão do negócio.

Portanto, as small caps até são aptas a pagar dividendos, mas dificilmente assim o farão. Caso o objetivo do investimento seja esse recebimento, é recomendável que o investidor escolha ações de empresas maiores ou já consolidadas.

O que é melhor, small caps ou blue chips?

O nome blue chips deriva das fichas azuis do poker, as mais valiosas da mesa.  O mesmo nome é dado às empresas que, além do alto valor de mercado, possuem uma sólida reputação, forte geração de caixa e normalmente são as líderes em seu setor de atuação.

As blue chips pertencem ao grupo de companhias considerado mais seguro e resiliente, tendendo a oscilar menos em comparação com empresas menores. Enquanto as small caps podem ainda não ocupar a liderança de seu campo de atuação, mas tem chances de crescimento.

Compreendendo a característica das small caps e blue chips, a escolha dos papéis deve ser muito alinhada às metas e ao perfil de cada investidor. Vale lembrar da importância das carteiras recomendadas para ajudar na escolha dos ativos.

Small caps: destaques 2020?

Apesar da crise da Covid-19, algumas small caps se recuperaram com bons resultados.  Taurus Armas (TASA4), seguida por Banco Inter (BIDI11), PetroRio (PRIO3) e Bradespar (BRAP4) tiveram destaque em 2020.

As small caps possuem uma vantagem nesses momentos de crise já que, por muitas vezes, são mais setorizadas e sofrem menos impacto do que grandes empresas devido às suas dimensões.

2021: as small caps podem despontar?

Como reflexo da pandemia do coronavírus, o preço de diversas ações despencou, o que inclui algumas small caps. Sendo assim, muitos investidores estão buscando saber mais sobre esses investimentos.

Assim como qualquer investimento, não é possível afirmar quais as empresas de baixa capitalização que irão despontar em 2021. No entanto, muitas dessas companhias sofreram baixas em 2020 e podem apresentar uma valorização adiante.

O investidor que quiser aproveitar essas oportunidades, pode acompanhar as sugestões disponíveis na carteira small caps e se inteirar melhor sobre o assunto.

Como escolher as melhores ações small caps?

A composição da carteira de investimentos deve ser feita considerando o perfil de cada investidor, principalmente em relação ao risco.

A escolha de uma ação small cap depende de uma análise profunda em relação ao mercado, características e fundamentos do ativo, além de acompanhar o desenvolvimento da empresa.

Se você é o tipo de investidor, que não possui interesse ou tempo para fazer o acompanhamento adequado, é recomendável os fundos de small caps.

Como investir em small caps?

As small caps são negociadas da mesma maneira que as demais companhias, elas possuem um ticker próprio e podem ser compradas e vendidas através do home broker, diretamente em sua conta na corretora.

Mas atenção, apesar de oferecerem maior potencial de retorno, as small caps possuem alta volatilidade, baixo volume financeiro negociado, baixa liquidez e maiores riscos. É importante saber que nem todo investidor possui o perfil para esse tipo de ativo. 

Conclusão

A tradução de small caps significa versaletes. Apesar do nome não comum, remete ao tipo de letras que mesmo pequena tem o formato de caracteres em maiúsculo.

A analogia explica bem como a small cap representa um ativo de uma empresa que ainda não é tão imponente, como as blue chips, mas que já tem envergadura o suficiente para estar no mercado financeiro.

Diversificação e proteção às carteiras, além da chance de crescimento exponencial, as small caps têm despertado interesse. Existem riscos inerentes, por isto tão importante fazer análise do perfil e gerenciar constantemente estes ativos.

Se 2020 foi um ano desafiador para as small caps, alguns destes ativos ao serem negociados ampliaram o lucro de seus investidores.

Quer começar a investir em renda variável? Então confira este material com mais detalhes para você.

1ª Agência de comunicação 100% especializada em finanças, economia e mercado de capitais, a Syntax Finance impulsiona empresas que atuam nessas áreas no desenvolvimento de suas marcas.

Veja também