Simulador de investimentos em ações: aprenda a investir na bolsa com ele!

Tempo de leitura: 5 minutos

O começo de uma nova atividade costuma ser desafiador. E o desafio pode ser ainda maior quando ela envolve a possibilidade de ter ganhos ou perdas financeiras — como investir em ações. Não é difícil encontrar relatos de pessoas que tiveram prejuízos no mercado, especialmente no início.

A bolsa de valores é um ambiente imprevisível. Logo, o investidor precisa ter conhecimento e prática para investir bem e evitar perdas. O conhecimento pode ser adquirido com livros, cursos, aulas. Mas e a prática? Para isso, um simulador de investimentos em ações pode ser de grande ajuda.

Veja neste artigo:
O que é um simulador de investimentos?
Como funciona um simulador de investimentos?
Quais as vantagens de utilizar simulador de investimentos?
Por que usar o simulador?

Confira neste artigo o que é um simulador de investimentos, como ele funciona, suas vantagens e por que utilizá-lo. Acompanhe!

O que é um simulador de investimentos?

O simulador de investimento é uma ferramenta digital criada para simular o mercado financeiro. Geralmente é uma página, software ou aplicativo que você instala no seu computador ou celular, que insere o usuário em um ambiente virtual, onde ele pode praticar e testar suas estratégias.

Seu objetivo é fornecer uma experiência muito semelhante à de quem investe de verdade na bolsa de valores. E o melhor, o simulador é totalmente seguro e não oferece nenhum tipo de risco de perder dinheiro, já que ele usa um capital fictício.

No passado, quando um investidor queria testar uma estratégia nova ou modificar uma existente, ele precisava arriscar seu capital. Então era comum fazer a reserva de uma quantia financeira apenas para testes — que, muitas vezes, era perdida.

Justamente para evitar esse tipo de ocorrência, foram criados os simuladores de investimento. Desse modo, eles podem ser utilizados para estudos, testes e elaboração de estratégias sem que haja a necessidade de colocar em risco o patrimônio do investidor.

Como funciona um simulador de investimentos?

O funcionamento de um simulador de investimentos é bastante simples, mas pode variar de acordo com a companhia que o fornece. Via de regra, eles permitem que o usuário realize operações como se estivesse operando em um home broker ou plataforma de investimentos real.

Logo, são disponibilizadas funções de lançar ordens de compra, venda, zerar ou inverter a posição, preencher a quantidade e preço etc. Também é possível escolher o ativo que será operado, acompanhar cotações, gráficos, o desempenho da carteira entre outros.

Alguns simuladores reprisam o comportamento de preços de um pregão passado, outros conseguem espelhar o mercado em tempo real. Ambas são boas alternativas para praticar.

No primeiro é possível revisitar um dia com bastante volatilidade e treinar agilidade operacional, por exemplo. Já no segundo você poderá operar como se estivesse acompanhando a bolsa ao vivo.

Atualmente, existem diversos simuladores que reúnem funções gratuitas e outros em que é preciso pagar para ter funcionalidades exclusivas. Contudo, todos podem ser utilizados para aprender como o mercado de ações funciona, e desenvolver suas habilidades como investidor.

Quais as vantagens de utilizar simulador de investimentos?

A principal vantagem é a possibilidade de fazer qualquer tipo de operação sem correr o risco de perder dinheiro. Logo, você vai poder se concentrar no estudo do mercado sem ter o emocional abalado ao ver seu capital diminuir.

Muitas perdas em investimentos ou especulação são decorrentes de fatores emocionais. Por exemplo, a crise de covid-19 (em março de 2020) afetou negativamente as bolsas mundiais. Diversos investidores, na ocasião, venderam suas ações com prejuízo ao verem os preços caindo.

Porém, pouco tempo depois, muitas ações que haviam registrado quedas voltaram para a cotação que estavam — outras até superaram os patamares anteriores. Isso mostra como uma decisão emocional pode afetar seus investimentos.

Logo, ao utilizar um simulador você poderá focar nos estudos e na prática, sem estar envolvido emocionalmente com seu capital exposto ao mercado. Nele, é possível avaliar o momento certo de iniciar um investimento, aprender a ler um gráfico utilizar ferramentas de stop loss e gain etc.

Além disso, é possível configurar e calibrar robôs de investimento e automatizar suas operações — o que pode contribuir para diminuir o fator emocional nos seus investimentos. Ou seja, são inúmeras vantagens em um único produto.

Por que usar o simulador?

Para um motorista poder dirigir, ela precisa cursar uma autoescola, certo? Antes de praticar em um veículo de verdade, ele aprende a teoria e pode utilizar um simulador virtual de direção.

O mesmo acontece com o piloto de avião. Suas técnicas são testadas em um simulador de voo para, posteriormente, poder pilotar uma aeronave. E por que com investimentos seria diferente?

Como visto, a bolsa de valores é complexa e pode passar por períodos de bastante volatilidade. Logo, começar a investir em ações pode não ser tão simples quanto parece — especialmente diante da possibilidade de perder dinheiro.

Embora o uso de um simulador não garanta sucesso em todos os seus investimentos no futuro, ele permite que você vá mais preparado para o mercado. Afinal, as estratégias e técnicas que você pretende utilizar poderão ser praticadas sem que você corra nenhum risco.

Não é raro cometer erros operacionais no mercado, principalmente quando se é inexperiente. Há o risco, por exemplo, de apertar um botão de compra uma ação quando você queria vendê-la, zerar todas as suas posições quando desejava desfazer de apenas um ativo, entre outras situações.

E não há melhor forma de ganhar expertise no mercado sem risco senão com um simulador de investimentos. Em especial, quando ele oferece as mesmas ferramentas e funcionalidades que você encontrará quando estiver operando de verdade.

Portanto, todo investidor ou especulador que deseja começar uma experiência pode se beneficiar de treinar suas habilidades em um simulador. Com ele, você poderá aprender sobre a bolsa, adquirir confiança, perder o medo de investir e desenvolver sua capacidade operacional.

Conclusão

Como você viu, utilizar um simulador de investimentos em ações pode ser bastante útil para quem não tem muito conhecimento ou prática no mercado. Caso queira conhecer mais sobre essa ferramenta, confira junto ao atendimento de sua corretora de valores!

Quer ter acesso ao Fast Guide, uma plataforma que permite simulação em tempo real que pode ser contratada na Guide Investimentos? Entre em contato conosco!

Relacionados

Conheça as principais ações do setor elétrico disponíveis na bolsa brasileira

As ações do setor elétrico são muito procuradas pelos investidores. Afinal, o recurso é essencial para o país, sendo fundamental para [...]

Guide Investimentos - 15/10/2021

4 estratégias de investimento para quem está começando na renda variável

Quem está começando a investir na renda variável precisa adotar estratégias de investimento. Isso é importante para reduzir riscos e ter [...]

Guide Investimentos - 14/10/2021

Entenda como são divididas as ações por setor na B3

As classificações do mercado financeiro servem para dividir os ativos de acordo com as suas características. No mercado acionário isso se [...]

Guide Investimentos - 14/10/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções