Cotações por TradingView

Será este o super título de renda fixa? Letras Imobiliárias Garantidas

Tempo de leitura: 1 minuto

Lastro imobiliário, garantia da instituição que o emite e isenção de imposto de renda: conheça a LIG, Letras Imobiliárias Garantidas.

Nesta semana, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a resolução que dispõe sobre a emissão das Letras Imobiliárias Garantidas.

O título foi feito nos mesmos moldes dos covered bonds, instrumentos tradicionais nos mercados internacionais, em especial, na Europa. Um dos intuitos com isto é, justamente, a captação de recurso dos gringos. Até por isso, o título será isento de IR para investidores não-residentes. A ótima notícia é que ele  também será isento para investidores pessoa física.

Na prática, o título se parece muito com a junção de uma LCI ( Letra de Crédito Imobiliário) e de um CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), apresentando o melhor dos dois mundos.

Assim como seus irmãos mais velhos, as LIG apresentam o lastro em crédito imobiliário e, assim como o CRI, este lastro é apartado. Uma vantagem frente à LCI. Por outro lado, o novo título contará com a garantia da Instituição Financeira que o emite, assim como a LCI. Característica melhor que a do CRI.

Uma vantagem enorme da LIG tanto em relação ao CRI quando à LCI é o fato de que o título possui preferência em relação aos débitos de natureza fiscal, trabalhista ou previdenciária. Isto não ocorre na LCI e é dúbio em relação ao CRI.

Resta saber agora se o título também será coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e qual a taxa que será repassada pelas instituições financeiras para o investidor pessoa física. Em um cenário de taxa de juros caindo e com a dificuldade em se encontrar LCI e LCA com taxas altas, como havia em um passado recente, o lançamento deste novo produto traz esperança para o investidor mais conservador e avesso à grandes oscilações.

Para mais detalhes, leia a notícia vinculada no site do Banco Central no link abaixo:

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/noticias/152

Quer a ajuda de um Planejador Financeiro para escolher o melhor investimento para você?

Solicite uma orientação financeira gratuita clicando abaixo:

Relacionados

O que é RDB? Aprenda a investir nesse título!

A renda fixa oferece investimentos com diferentes características. Há, por exemplo, os títulos públicos, as aplicações privadas e, ainda, as alternativas [...]

Guide Investimentos - 24/11/2021

CDI ou Selic: entenda as diferenças destas taxas nos investimentos

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Selic ou CDI, seja nos noticiários ou mesmo na escolha de um investimento em [...]

Syntax Finance - 10/11/2021

Qual é a diferença entre renda fixa e variável?

Muitos investidores têm dúvidas na hora de escolher entre a renda fixa e a variável. Nas próximas linhas, você confere a [...]

Syntax Finance - 01/09/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções