Saiba como são os bastidores de fundos de investimento

Por trás de toda operação no mercado financeiro existem alguns personagens que dividem as funções para que tudo dê certo e você fique satisfeito com o desempenho das suas aplicações. O mesmo acontece com os fundos de investimento. Conheça quem são as figuras que cuidam do seu fundo:

  • Comissão de Valores Mobiliários – Órgão responsável por fiscalizar se as instituições financeiras estão cumprindo todas as regras, a fim de proteger os investidores contra possíveis fraudes ou roubos.
  • Administrador – É o responsável legal pelo fundo. É a figura do administrador que determina a política e a regulação do fundo. Seu papel é deixar o produto dentro de todas as exigências da CVM e do Banco Central e representá-lo diante dos órgãos.
  • Gestor – É quem vai escolher os ativos que vão fazer parte do fundo, a partir do cenário econômico do momento e das melhores condições de custo-benefício que os investimentos oferecem. O gestor é o responsável pela rentabilidade do seu fundo.
  • Custodiante – Responsável por guardar os ativos que fazem parte do fundo de investimento e enviar informações sobre o investimento. Normalmente, são bancos de grande porte.
  • Corretora – Realiza as negociações (compra e venda) a pedido do gestor e depois passa as informações para os administradores e os ativos para o custodiante.
  • Agente autônomo ou distribuidor – O papel do agente autônomo, ou distribuidor, é oferecer para o investidor todos os produtos que a corretora com a qual está vinculado possui. Faz o papel de vendedor.
  • Auditor independente – Fiscaliza todas as operações para nada sair de dentro dos padrões e dos preços do mercado.

Agora que você já conhece, abra sua conta na Guide e invista nesse e outros tipos de investimentos!

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções
Bitnami