Cotações por TradingView

Renda Fixa: o que se deve saber sobre

Tempo de leitura: 1 minuto

Entenda o que são títulos de renda fixa:

Para tomar dinheiro emprestado, o governo, bancos e empresas podem vender títulos que representam suas dívidas. Quando você compra um título de renda fixa, você está basicamente emprestando dinheiro a uma instituição que promete lhe devolver a mesma quantia aplicada em uma data futura, acrescida de juros.

Títulos de renda fixa, em geral, oferecem uma estabilidade e previsibilidade maior que a maioria dos outros investimentos do mercado. Isso ocorre porque você sabe no momento que investe quanto irá receber de rentabilidade em seu investimento. Assim, pela sua estabilidade, títulos de renda fixa são considerados investimentos conservadores.

O risco da renda fixa é da instituição emissora do título não te pagar o que prometeu. Ou seja, está no risco da instituição emissora falir. Por isso, é fundamental checar o rating (classificação de risco) do emissor do título para conhecer o risco que está correndo. O Rating é basicamente uma nota dada por agências independentes em relação à solidez financeira da instituição envolvida.

A rentabilidade da renda fixa normalmente gira em torno da taxa Selic ou do CDI, que é a taxa de juros que o governo paga por seus títulos. Quanto maior o risco da emissora do título, maior devem ser os juros pagos em relação à taxa Selic ou ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Como o risco do governo não te pagar é praticamente zero, já que ele possui uma ampla base de arrecadação de impostos e tem uma imensa reserva financeira, títulos de renda fixa de outras instituições devem cobrar pelo menos a mesma taxa que o governo cobra.

Existem 2 tipos de títulos de renda fixa, prefixado e pós-fixado.

Prefixados, estabelecem o retorno no momento da compra do título. Já nos pós-fixados o retorno é atrelado a algum índice (CDI ou inflação, por exemplo).

Os títulos de renda fixa podem ser utilizados na sua carteira de investimentos como um porto seguro para momentos de crise ou de turbulência que afetam ações.

Bons negócios!

Relacionados

O que é RDB? Aprenda a investir nesse título!

A renda fixa oferece investimentos com diferentes características. Há, por exemplo, os títulos públicos, as aplicações privadas e, ainda, as alternativas [...]

Guide Investimentos - 24/11/2021

CDI ou Selic: entenda as diferenças destas taxas nos investimentos

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Selic ou CDI, seja nos noticiários ou mesmo na escolha de um investimento em [...]

Syntax Finance - 10/11/2021

Qual é a diferença entre renda fixa e variável?

Muitos investidores têm dúvidas na hora de escolher entre a renda fixa e a variável. Nas próximas linhas, você confere a [...]

Syntax Finance - 01/09/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções