Qual a diferença de Taxa Selic para CDI?

Taxa Selic e o CDI são duas referências importantes do mercado financeiro. Apesar de possuírem um rendimento muito parecido, a origem da variação delas é bem diferente. Entenda como elas são calculadas e saiba porque elas afetam os seus investimentos. 

O QUE É A TAXA SELIC? 

A Taxa Selic é o cálculo da média dos rendimentos pagos pelos Títulos do Tesouro. Como estes investimentos são considerados os menos arriscados do Brasil, o seu rendimento impacta toda a economia. 

O rendimento da Taxa Selic é orientado por uma meta que é definida pelo Banco Central através do COPOM (Comitê de Política Monetária), e quem controla os valores negociados para cumprir esta meta é o Tesouro Nacional.  

Você pode acompanhar o rendimento da Taxa Selic no site do Banco Central. Atualmente a variação está em 6,40% a.a. 

O QUE É O CDI? 

 O CDI é a sigla para “Certificado de Depósito Interbancário” e nada mais é que a média dos empréstimos que os bancos realizam entre eles. Instituições financeiras não podem finalizar o expediente bancário com o caixa negativo, por esta razão é comum que ocorram estas transações entre eles. 

Não é possível que você invista no CDI, pois esta é uma transação que ocorre apenas entre Instituições Financeiras. Apesar disso, você pode buscar outros investimentos que rendam a variação do CDI.   

O CDI é outra referência importante do mercado financeiro. Vários investimentos de renda fixa pós-fixados têm, como regra, o pagamento de rendimento como um % do CDI. Portanto, se você encontrar uma LCI com rendimento de 105% do CDI e o CDI no período rendeu 10%, seu investimento pagará 10,5% de rendimento. 

A variação do CDI neste ano está em média 6,39% a.a. e você pode acompanhá-la pelo site da Cetip. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TAXA SELIC E O CDI? 

 A variação da Taxa Selic e do CDI estarão sempre próximas, porém não serão exatamente iguais. A origem da Taxa Selic está nos Títulos do Tesouro Nacional e o CDI nas transações realizadas pelas Instituições Financeiras.  

A diferença entre as duas hoje é de apenas 0,01% de acordo com os dados do site do Banco Central e da Cetip. 

Se você quer a ajuda de um Guia para ajudá-lo a tomar decisões financeiras, abra a sua conta na Guide Investimentos. 

 

Relacionados

Indicado ao CNJ, filho de ministro tem 1 ano de OAB

Indicado para uma vaga de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de cúpula da administração do Judiciário, o advogado [...]

Estadão - 31/10/2020

Tucano e Boulos empatam entre os mais escolarizados

Apesar de o prefeito Bruno Covas (PSDB) ter o dobro das intenções de voto do adversário Guilherme Boulos (PSOL) na mais [...]

Estadão - 31/10/2020

Pazuello segue em hospital após ser internado para hidratação

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, segue internado na manhã deste sábado, 31, no hospital particular DF Star, em Brasília, conforme [...]

Estadão - 31/10/2020

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções