CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

Position trader: o que é preciso para se tornar um especulador de médio prazo?

19 de maio de 2021
Escrito por Guide Investimentos
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar
Position trader: o que é preciso para se tornar um especulador de médio prazo? - ilustração de uma mulher mexendo numa bola de cristal
Tempo de leitura: 6 min

É comum pensar na bolsa de valores como um ambiente para investir com foco no longo prazo. No entanto, o mercado de renda variável também oferece oportunidades para quem tem objetivos em prazos menores. É o caso do position trader, que costuma atuar visando o médio prazo.

Nesse caso, a estratégia visa aproveitar as oscilações dos ativos e derivativos para especular e tentar obter lucros em alguns meses. Contudo, para aumentar as chances de ter sucesso com essas operações, é necessário muito estudo e experiência.

O que veremos neste artigo?
O que é position trade?
Quem é o position trader?
Quais as diferenças entre position e outras estratégias de especulação?
O que é preciso para se tornar um position trader?

Se interessou pela estratégia? Neste artigo, você entenderá o que é preciso para se tornar um position trader na bolsa de valores. Não perca!

O que é position trade?

Position trade é uma estratégia em que as operações são feitas em intervalos que podem durar alguns meses ou até mais de um ano. Portanto, costuma ser uma alternativa para quem deseja especular, mas não pode se dedicar a fazer análises diárias do mercado financeiro.

Isso faz com que o manejo de riscos também seja facilitado. Afinal, quando se acompanha os ativos considerando gráficos com intervalos maiores, a análise de tendências da bolsa tende a ficar mais evidente.

Também é preciso destacar que, apesar de ter um prazo maior que o day trade ou o swing trade, o position trade não se trata de um investimento de longo prazo. Ele ainda é considerado um tipo de especulação devido às estratégias utilizadas e o foco das operações.

Uma questão importante quando se fala em operações na bolsa de valores é entender a tributação. Como as negociações duram mais do que um dia, a alíquota aplicada é de 15% sobre os lucros obtidos. Além disso, para quem opera ações, existe uma faixa de isenção.

O imposto só será devido caso as vendas desses ativos no mês superem R$ 20 mil. Porém, essa faixa de isenção não se aplica no caso de derivativos ou volumes de venda maiores.

Quem é o position trader?

Depois de aprender o conceito dessa operação, saiba que o especulador que atua dessa maneira é chamado position trader. Assim como acontece com qualquer especulador na bolsa de valores, o objetivo dele é obter lucro com as oscilações de preços do mercado.

Porém, como você viu, a negociação pode levar até mais de um ano para ser concluída. Isso significa que o position trader pode comprar ativos e derivativos para fechar a posição apenas depois de vários meses.

Para isso, ele considera as tendências de preços e busca por oportunidades específicas de ganhos. No entanto, o especulador de médio prazo não precisa fazer um acompanhamento tão frequente da bolsa quanto outros traders.

Outro ponto relevante é que realiza menos operações, devido ao prazo de cada posição. A vantagem é que isso gera menos custos em relação às taxas, que podem impactar a rentabilidade das negociações.

Quais as diferenças entre position e outras estratégias de especulação?

Existem diversas alternativas de especulação no mercado. Entre elas, está o day trade, que consiste em comprar e vender ativos ou derivativos dentro do mesmo pregão. Ou seja, as posições são iniciadas e fechadas no mesmo dia.

Assim, o especulador busca lucrar com as oscilações de preço de poucos minutos ou horas. Outra opção é o swing trade, em que as operações acontecem em intervalos de alguns dias ou de poucas semanas.

Entre as alternativas, o day trade exige um acompanhamento maior da bolsa devido ao prazo das operações. Por isso, é uma modalidade mais utilizada por traders profissionais, que se dedicam integralmente à especulação na renda variável.

O que é preciso para se tornar um position trader?

Para ter sucesso nas estratégias, o position trader precisa tomar decisões adequadas e no momento certo. Portanto, existem algumas dicas que podem ser aplicadas antes de especular na bolsa de valores.

Confira!

Avaliar perfil e objetivos

Para verificar se a especulação faz sentido para você, é essencial conhecer o seu perfil de investidor e os seus objetivos na bolsa. Saiba que é importante ter tolerância à volatilidade, pois você estará exposto ao mercado de renda variável.

Já em relação aos objetivos, alinhe as suas expectativas ao prazo da operação. Por isso, o position trade pode não ser adequado para quem deseja investir com foco no longo prazo, por exemplo.

Lembre-se de que estamos falando de especulação. Assim, o foco é buscar por ganhos a partir das oscilações de preço — e não a partir da valorização dos papéis ao longo do tempo.

Estudar o mercado

O primeiro passo para identificar oportunidades é entender como funciona o mercado financeiro, assim como os ativos e derivativos de interesse. Se o seu intuito é comprar e vender ações, por exemplo, é necessário compreender como ocorrem as negociações.

Também é importante entender como funciona a especulação e quais oportunidades ela pode oferecer. Assim, você poderá colocar o position trade em prática com mais segurança em suas decisões.

Ter uma boa gestão de risco

Devido ao prazo do position trade, os riscos tendem a ser um pouco menores na comparação com outras modalidades de especulação. Ainda assim, ele exige uma boa gestão de riscos por parte do especulador para mitigar as chances de perdas.

Além disso, é fundamental definir limites para essas perdas nas operações. Uma possibilidade é usar ferramentas como stop loss e stop gain. Por causa dos prazos das operações, eles são mais flexíveis e podem ajudá-lo a alcançar resultados melhores.

Conhecer a análise técnica

Por se tratar de uma atividade de especulação, a análise técnica ou análise gráfica costuma ser a mais adequada para o position trade. Ela ajuda a definir os melhores momentos para iniciar ou fechar uma posição, por exemplo.

Assim, é possível avaliar o comportamento dos preços e identificar oportunidades. Existem diversos padrões gráficos que você pode analisar.

Entre eles, estão:

  • suportes e resistências;
  • linhas de tendência;
  • bandas de Bollinger;
  • médias móveis;
  • IFR;
  • gaps.

Para complementar, considerando que o position trade tem características intermediárias entre a especulação e o investimento — devido ao tempo de manutenção da operação, alguns indicadores da análise fundamentalista podem ser relevantes.

Afinal, eles podem ajudar o especulador a identificar oportunidades no mercado e o possível direcionamento do papel na bolsa com base nos fundamentos da companhia.

Contar com uma boa corretora

Outro passo essencial para se tornar um position trader de sucesso é ter acesso a um home broker eficiente. É por meio dele que você fará as suas operações de médio prazo na bolsa de valores.

Para isso, conte com uma boa corretora de valores, que apresente uma plataforma ágil e estável para a melhor fluidez das negociações.

Com estas dicas, é possível analisar se faz sentido se tornar um position trader. A estratégia pode ser interessante para quem deseja especular, mas não consegue fazer um acompanhamento frequente do mercado. Porém, é preciso considerar os riscos envolvidos para tomar decisões alinhadas ao seu perfil e objetivos. 

Gostou do conteúdo e quer se manter informado sobre o mercado financeiro? Acesse nosso canal no YouTube e acompanhe nossos vídeos!

Guiar as pessoas para que o dinheiro não limite a vida. Este é o nosso propósito e o que acreditamos. Queremos eliminar as barreiras e limitações que impedem as pessoas de viverem sem ter que ficar só preocupadas com dinheiro. Aqui, no portal O Guia Financeiro, te auxiliamos e ensinamos diversas formas de alcançar a sua independência e sempre te lembramos de contar com os nossos Assessores-Guias com o objetivo de alcançar seus sonhos e objetivos.

Veja também