CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

Por que ativar o retail liquidity provider? Entenda!

17 de maio de 2022
Escrito por Guide Investimentos
Tempo de leitura: 8 min
Compartilhar
imagem ilustrativa
Tempo de leitura: 8 min

Devido às características de negociação, alguns ambientes da bolsa de valores têm volumes menores de operação. Isso compromete a liquidez — que é a facilidade com a qual se negocia um ativo ou derivativo. Então a bolsa brasileira implementou o mecanismo retail liquidity provider.

Em funcionamento desde agosto de 2021, ele prevê mudanças importantes para os operadores e para todo o mercado. Ao mesmo tempo, a adesão é voluntária e exige que você conheça os possíveis benefícios de adotar essa alternativa.

Neste artigo, você entenderá por que vale a pena ativar o retail liquidity provider ao conhecer suas principais vantagens. Descubra!

O que é o retail liquidity provider?

Criado pela B3 — a bolsa de valores brasileira, o retail liquidity provider (RLP) pode ser traduzido como provedor de liquidez para o varejo. Como o nome indica, essa é uma ferramenta que tem a intenção de aumentar o nível de liquidez de determinados ambientes de negociação da bolsa.

Para que seja possível atingir esse objetivo, a atuação da corretora de valores é indispensável. Afinal, essa é a instituição financeira responsável por ocupar uma posição intermediária, de modo a viabilizar a negociação de determinados instrumentos financeiros de renda variável.

Como o mecanismo funciona?

Depois de saber o que é o RLP, é interessante entender quais são as principais características do seu funcionamento. Dessa forma, você pode determinar se faz sentido ativar esse serviço, considerando as aplicações que ele apresenta.

Confira mais informações!

Limitações

Antes de conhecer as etapas operacionais do RLP, é importante compreender que ele é uma alternativa limitada para certos ambientes e investidores. No geral, isso acontece porque a implementação tem ocorrido de maneira progressiva, com testes realizados pela B3 desde agosto de 2021.

Em relação aos ambientes da bolsa de valores, o RLP está disponível para os minicontratos de dólar e de índice e para o mercado de ações. Outros tipos de ativos e derivativos não são contemplados, ao menos nas fases iniciais.

Ademais, o RLP só pode ser ativado por pessoas físicas. Isso acontece porque, normalmente, os pequenos operadores são os que têm mais dificuldades para negociar em um ambiente com baixa liquidez.

Preços das negociações

Agora que você entende quais são as limitações do RLP, é o momento de compreender como ele interfere nas ofertas realizadas no mercado. Sem o retail liquidity provider, a tendência é que determinados lotes de ativos e derivativos sejam negociados de maneira dividida, com cada parte tendo seu próprio preço.

Com o RLP, por outro lado, não é necessário dividir o lote por falta de liquidez. Em vez de negociar 5 minicontratos por preços diferentes, por exemplo, é possível negociar o lote por um preço único. Na prática, a condição definida é sempre igual ou melhor ao maior preço do book de ofertas.

A definição do preço é automática. Ao mesmo tempo, é importante saber que o aproveitamento das condições depende da apresentação da margem mínima exigida. O montante varia de acordo com o tipo de contrato e é definido pela B3.

Por isso, antes de fazer as operações, é importante entender qual é o mínimo que deve ser oferecido por minicontrato. Ainda, vale a pena acompanhar mudanças que podem ser realizadas pela bolsa de valores.

Papel da corretora

Para que seja possível negociar lotes por um preço único e com as melhores condições do book, a corretora atua como uma contraparte das negociações. Desse modo, a instituição age como uma intermediária, o que viabiliza o aumento de liquidez no mercado.

Vale notar que a corretora é a única que tem acesso à oferta RLP, tão logo ela seja enviada. Somente após a conclusão é que os dados ficam publicamente disponíveis. Do contrário, a oferta é cancelada ao final do pregão.

Quais as vantagens do RLP para o mercado?

Após compreender o funcionamento do retail liquidity provider, é possível perceber que existem benefícios que impactam todo o mercado. O aumento de liquidez é o principal deles, já que existem ambientes e instrumentos que, normalmente, apresentam menor volume de negociação.

Com mais liquidez, por outro lado, mais pessoas podem ser atraídas para realizar operações desses tipos. Como consequência, a liquidez pode ser ampliada com o tempo, mesmo sem tanta ação das corretoras na contraparte.

Além disso, o RLP ajuda na formação de preço das negociações. Quando a liquidez está baixa, é comum que ocorram distorções. Se houver um aumento pontual no volume de negociações, por exemplo, os preços podem ficar muito mais altos ou mais baixos.

Ainda, o RLP oferece máxima transparência pela publicação das informações no book de ofertas. O fato de os preços serem ajustados de maneira automática também favorece essa questão. Logo, todo o mercado pode se beneficiar do RLP, que já é utilizado com sucesso em outros países.

Por que vale a pena ativar o RLP?

Além das vantagens aproveitadas pelo mercado, ativar o RLP pode ser vantajoso para quem investe ou especula nos ambientes da bolsa de valores. Por isso, você deve saber quais são os principais motivos para recorrer a essa alternativa.

Confira os maiores benefícios do RLP!

Simplicidade e rapidez de negociação

Quando o RLP não está ativo, pode ser necessário dividir os lotes em ofertas com preços diferentes. Logo, é preciso esperar que todas as negociações sejam realizadas — e esse processo pode demorar, dependendo das condições do mercado.

Ao contar com o serviço, por outro lado, basta realizar uma operação com preço único. Sendo assim, o processo acontece de maneira mais rápida e prática, além de não ser preciso esperar por condições mais atraentes, por exemplo.

Diminuição da quantidade de operações

Como o retail liquidity provider permite negociar um lote com preço único, você terá que realizar menos operações a cada venda. Além da vantagem relacionada à praticidade, essa característica ajuda a reduzir os custos operacionais.

Afinal, você precisará pagar menos taxas para efetuar, registrar e concluir as negociações. Como consequência, pode ser mais fácil conquistar um resultado líquido mais atraente nas suas operações na bolsa de valores brasileira.

Para os traders que realizam diversas operações, isso é especialmente vantajoso. Afinal, a economia obtida pelo uso do mecanismo de preço único tem efeito cumulativo e favorece a consolidação do desempenho.

Adesão fácil e gratuita

Outro motivo para ativar o RLP é o fato de a adesão ser bastante simples. O processo pode ser feito em questão de segundos, dependendo da sua corretora de valores. Se você decidir desativar posteriormente, é possível fazer o processo inverso com a mesma facilidade.

Além disso, a adesão é totalmente gratuita. Portanto, você não terá nenhuma cobrança extra, ao mesmo tempo em que terá acesso ao melhor preço do book de ofertas — uma característica que impede que o investidor ou especulador seja prejudicado.

Condições diferenciadas junto à corretora

Ao escolher uma boa corretora de valores, é provável que você tenha acesso a condições diferenciadas se decidir ativar o RLP. Na Guide Investimentos, por exemplo, você passa a aproveitar uma taxa de corretagem zero para as operações realizadas com esse mecanismo.

Na prática, esse aspecto ajuda a diminuir os custos das operações específicas, o que pode ampliar as chances de consolidar resultados positivos em suas operações. Logo, é possível unir a boa experiência com a corretora a custos reduzidos nas negociações.

Quais os riscos de não ativar retail liquidity provider?

Além de conhecer as vantagens do RLP, é preciso considerar que existem riscos de não ativá-lo. O principal deles é o risco de liquidez. Como vimos, ela se torna menor em certos ambientes ou condições da bolsa — o que aumenta o risco das operações.

No mercado futuro, por exemplo, já é comum que haja um volume menor de negociações — especialmente entre especuladores com menor capital. Afinal, esse é um ambiente mais arriscado e que exige maior preparo dos operadores.

Sem o RLP, você fica exposto ao volume de negociação de minicontratos futuros de índice e dólar. Logo, corre mais riscos de não conseguir fechar todos os contratos desejados, ou de aceitar condições pouco favoráveis.

Você também corre o risco de perder outras oportunidades. Afinal, é comum que a operação demande mais tempo e esforços para ser concluída, o que pode atrapalhar o aproveitamento de possibilidades que surgem no mercado.

Como ativar o RLP na sua corretora de valores?

Considerando as vantagens de ativar o retail liquidity provider e o fato de o processo ser gratuito, vale a pena recorrer a esse mecanismo. Na Guide, o processo é simplificado e permite que você acesse a condição com facilidade.

Para fazer a ativação, você deve fazer login na sua conta e escolher a opção “Investir/Renda variável”. Depois, é preciso descer a página até o botão “Contratar RLP”.

Na página seguinte, você terá acesso aos termos e condições da contratação. Se estiver de acordo, inclua sua assinatura e finalize a ativação. Após a ativação do mecanismo, você poderá fazer as negociações com as condições que viu aqui.

Como você descobriu, ativar o retail liquidity provided pode ser interessante quando você realiza negociações no mercado futuro ou no mercado de ações. Com o uso dessa ferramenta, há como aproveitar vantagens como mais liquidez, segurança e praticidade para realizar diversas operações.

Gostou de conhecer melhor essas informações? Para acompanhar os movimentos do mercado financeiro e implementar suas estratégias, assine O Guia Financeiro VIP!

Guiar as pessoas para que o dinheiro não limite a vida. Este é o nosso propósito e o que acreditamos. Queremos eliminar as barreiras e limitações que impedem as pessoas de viverem sem ter que ficar só preocupadas com dinheiro. Aqui, no portal O Guia Financeiro, te auxiliamos e ensinamos diversas formas de alcançar a sua independência e sempre te lembramos de contar com os nossos Assessores-Guias com o objetivo de alcançar seus sonhos e objetivos.

Veja também