Planilha de gastos para controle financeiro pessoal e familiar [Download grátis]

Tempo de leitura: 11 minutos

Tente se lembrar das promessas que você fez no início do ano. Alguma delas tinham relação com organizar as suas finanças? Muitas pessoas têm vontade de fazer um planejamento financeiro, mas acabam não conseguindo.

O que veremos neste artigo?
O que é uma planilha de gastos?
Por que o planejamento financeiro é importante?
Como montar uma planilha de gastos?
Como acessar modelos prontos?
Planilha familiar
Planilha de gastos pessoais
Planilha de orçamento doméstico
Planilha de controle financeiro mês a mês
Conclusão

Em alguns casos, o motivo é a falta de recursos que os ajudem. Por exemplo, uma planilha de gastos. Essa ferramenta é fundamental para quem quer se organizar financeiramente. O que acha de começar a usá-la de agora em diante?

Neste post você descobrirá como montar uma planilha de planejamento financeiro. Mas não precisará fazer sozinho, se não quiser. Para facilitar sua organização, disponibilizamos alguns modelos já prontos.

Gostou? Então continue a leitura e confira o que preparamos!

O que é uma planilha de gastos?

Antes de tudo, é importante ter em mente o que é uma planilha de gastos. Trata-se de uma tabela onde você insere informações sobre suas despesas e os cálculos são feitos automaticamente.

É verdade que você pode fazer o seu planejamento financeiro em um caderno. Mas o problema é que esse tipo de controle não costuma ser muito prático. No papel, não é fácil ficar mudando informações de lugar.

Além disso, nem sempre é possível levar o caderno aonde você for. E, claro, é preciso fazer todos os cálculos manualmente, tendo o cuidado de não errar nas contas. Uma planilha eletrônica, por outro lado, resolve os inconvenientes.

Você pode personalizá-la, inserindo linhas e colunas de acordo com a sua necessidade. Pode também formatá-la com as cores que mais gosta. Com a ajuda de uma planilha de controle financeiro, há muito mais chances de organizar as suas finanças. Isso nos leva ao próximo tópico.

Por que o planejamento financeiro é importante?

O filósofo Seneca disse que, quando não se sabe para qual porto navegar, não importa para onde o vento sopra. É justamente isso que acontece com quem não tem um planejamento financeiro eficiente. O dinheiro pode acabar sem destino certo.

Uma planilha de gastos pode ajudar você a saber para onde ir. Aliás, ela mostra exatamente como sua situação está e é útil na definição de um plano de ações para resolver problemas financeiros.

A seguir, entenda melhor os benefícios de manter um bom planejamento financeiro!

Conhecer suas finanças a fundo

Há pessoas que não sabem exatamente o quanto ganham e o quanto gastam. Alguns até se acostumaram a ver o cheque especial como uma extensão do salário. Talvez elas não saibam, por exemplo, o quanto gastam com supermercado.

Desse modo, é muito difícil encontrar maneiras de economizar na despesa. Ao mesmo tempo, também se torna complicado planejar a renda. Será que há algumas despesas menores que você conseguiria pagar fazendo algum serviço extra, por exemplo?

Decisões desse tipo dependem de conhecer as suas finanças a fundo. Com uma planilha de gastos, você tem uma noção muito boa de como está a sua situação financeira — e pode fazer escolhas melhores.

Sair das dívidas

A quantidade de brasileiros com dificuldades financeiras é imensa — 67% das famílias de nosso país estão endividadas! Isso tem muito relação com a falta de planejamento, o que pode ser resolvido com uma planilha de controle de gastos.

Com ela, é possível descobrir exatamente quanto deve. Também fica mais fácil entender onde pode cortar gastos no orçamento. É viável, ainda, fazer projeções, prevendo quando sua situação financeira estará melhor.

Para muitas pessoas, falta justamente isto: informações sobre seu orçamento. Algumas não sabem exatamente quanto precisam pagar no mês corrente e quais contas estão atrasadas. Com uma planilha, você também resolve esse problema.

Preparar-se para o futuro

Você e sua família estão preparados para o futuro? Essa preparação envolve pensar em imprevistos que podem acontecer no curto prazo. Algumas pessoas acham desagradável pensar na possibilidade de um acidente, ou de uma doença, ou do desemprego, por exemplo.

É claro, não é saudável fixar a mente em problemas que nem aconteceram. Isso pode elevar o nível de ansiedade da pessoa e até causar dificuldades psicológicas. No entanto, é preciso se preparar financeiramente para lidar com os imprevistos da vida, quer eles aconteçam ou não.

Com um bom planejamento financeiro, você consegue guardar dinheiro e formar uma reserva de emergência. Além disso, existem também outros objetivos para o futuro, o que inclui a aposentadoria. Você tem planos para quando parar de trabalhar? Vale a pena se planejar.

Investir de maneira consistente

Por fim, uma planilha de gastos pode ajudar você a realizar investimentos, mesmo tendo pouco dinheiro. Afinal, é nela que se define o orçamento. Com base nos dados, há a possibilidade de economizar e decidir quanto guardar todo mês.

Você consegue imaginar como estará sua situação daqui a um, ou cinco, ou dez anos com a ajuda de um controle assim? Usando uma planilha de controle financeiro, você provavelmente conseguirá alcançar diversos objetivos e ter uma vida financeira equilibrada.

Como montar uma planilha de gastos?

Já ficou bem claro para você o quanto uma planilha de despesas é útil, não é? Mas agora é hora de falarmos sobre a parte prática do assunto. Afinal, como montar uma planilha de controle financeiro?

É importante falar sobre algumas questões técnicas que estão envolvidas no seu controle financeiro. Confira!

Escolha a ferramenta

Em primeiro lugar, para montar e usar uma planilha de cálculo, você precisa de uma ferramenta adequada. Para utilizar no computador, os mais conhecidos são o Microsoft Excel e o LibreOffice Calc. Uma vantagem deste último está no fato de ele ser gratuito. Para usá-lo, basta baixar o LibreOffice e instalá-lo.

Existe mais um software que apresenta certas facilidades interessantes: o Google Planilhas. Ele funciona no navegador e os arquivos criados ficam salvos na sua conta do Google.

Isso significa que você pode criar uma planilha financeira usando o computador e acessá-la por meio do celular, caso seja do seu interesse. Para isso, é necessário instalar o Google Planilhas no smartphone — ele está disponível para iOS e Android.

Organização da planilha

Para montar uma planilha de gastos, um passo essencial é criar linhas e colunas de acordo com a sua necessidade. Será nelas que você organizará as várias categorias de despesas e receitas. Quando a estrutura estiver montada, basta ir preenchendo as informações com regularidade.

Comprou alguma coisa? Registre esse gasto na planilha. Pagou uma conta? Anote isso. Recebeu um pagamento no final de semana e ganhou um dinheiro extra? Coloque na planilha. Ao longo do tempo, é possível analisar os dados e tomar decisões.

Como acessar modelos prontos?

Lembra que explicamos que você pode montar sua planilha conforme as suas necessidades? É isso mesmo, não existe uma regra de como a ferramenta deve ser. No entanto, pode ser difícil criá-la sem saber por onde começar.

É por isso que, a seguir, você descobrirá quatro modelos de planilhas para utilizar de maneira simples e rápida. Assim, basta escolher a que atende melhor às suas necessidades.

Nós montamos as planilhas e, se quiser, você poderá baixá-las para começar a usar agora mesmo. Vamos lá?

Planilha familiar

Quando você decide organizar sua vida financeira, existe algo que pode fazer grande diferença para o sucesso: o apoio da família. Naturalmente, esse não é o caso de quem mora sozinho e não precisa compartilhar renda ou contas com os familiares.

Mas, se há mais pessoas na sua casa, é fundamental conversar com elas e fazer um planejamento financeiro em conjunto. Nesse caso, é bom recorrer a uma planilha que possa ser acessada por toda a família.

Normalmente, uma planilha de gastos tem dois blocos principais de informações: receitas e despesas. No caso de uma planilha de orçamento familiar, é preciso registrar a soma dos salários de cada pessoa, se for o caso.

Crie linhas também para outras rendas, como 13º, férias, bônus, pagamento por serviços extras, etc. Quanto ao bloco de despesas, subdivida-o de acordo com os principais tipos de gastos — habitação, saúde, transporte, lazer, cuidados pessoais, impostos, investimentos, entre outros.

Além disso, divida cada uma dessas categorias em subcategorias. Por exemplo, dentro de habitação, você pode incluir aluguel, energia elétrica, água, gás, supermercado etc.

A melhor maneira de entender como fica uma planilha de orçamento familiar é baixando o modelo que nós montamos. Se for preciso, você pode alterá-la para que atenda às suas necessidades da melhor forma possível.

BAIXAR PLANILHA FAMILIAR

Planilha de gastos pessoais

Em alguns casos, pode ser uma boa ideia cada membro da família ter uma planilha de gastos pessoais. Aliás, nada impede que sua família use uma planilha em conjunto e cada membro tenha o seu próprio controle.

Sabe qual costuma ser a principal característica de uma planilha de orçamento pessoal? Talvez ela não precise apresentar uma grande quantidade de linhas, com despesas que não estão sob a sua responsabilidade.

Em algumas famílias, existe uma organização relacionada com quem paga o quê. Assim, uma planilha de gastos pessoais pode ser muito útil. Você é responsável pela internet e pela energia elétrica? Então essas despesas devem entrar nos seus registros.

No modelo que preparamos, algumas despesas já foram incluídas. Mas é possível adequá-la para que fique de acordo com a sua realidade. Por isso, apague gastos e inclua outros como achar melhor. O importante é que sua planilha apresente um quadro completo dos seus gastos.

Você perceberá outro detalhe interessante na planilha de controle pessoal que montamos. Há diversas colunas, correspondentes a cada dia do mês. Por isso, a cada mês, é preciso iniciar uma planilha nova.

Sendo assim, vale a pena deixar uma cópia em branco disponível. Sempre que começar um novo mês, basta usar o modelo para gerar sua próxima planilha.

BAIXAR PLANILHA DE GASTOS PESSOAIS

Planilha de orçamento doméstico

A próxima planilha que montamos tem algumas diferenças. O mais comum é que as despesas sejam separadas de acordo com as categorias principais. No entanto, nesta planilha de orçamento doméstico, é um pouco mais simples.

As despesas são organizadas em uma lista, sem separação por categorias. Sabe qual é o motivo? As finanças de algumas pessoas são mais simples. Algumas têm menos despesas, e isso pode acontecer por uma série de motivos.

Certas famílias não têm financiamento imobiliário e de veículo para pagar, por exemplo. Além disso, talvez morem em regiões onde o custo de vida é menor ou simplesmente há menos opções de lazer. E, claro, o próprio salário pode não dar margem para muitos gastos.

Para quem tem finanças mais simples, uma planilha muito completa poderia dificultar o controle desnecessariamente. Se esse é o seu caso, liste suas despesas sem se preocupar com as categorias às quais elas pertencem.

O importante é separar em dois blocos principais: receitas e despesas. Claro, abaixo de tudo, separe uma área que indique o saldo final.

BAIXAR PLANILHA DE ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Planilha de controle financeiro mês a mês

Nosso último modelo de planilha de gastos tem uma característica muito útil — ela contém 12 colunas lado a lado, nas quais você pode registrar as despesas de cada mês. A primeira coluna apresenta os nomes das despesas.

Inclusive, há espaços em branco para você incluir novos gastos conforme for preciso. Além disso, as colunas mensais podem ajudar bastante.

Suponha que sua família tenha feito uma compra parcelada em 10 vezes, e vocês estão na quinta parcela. É possível lançar as cinco parcelas restantes na planilha, cada uma em seu devido mês. Lembre-se de fazer o mesmo com outras despesas dos próximos meses.

Registre também suas despesas fixas do restante do ano — aluguel, internet, assinatura de streaming etc. Quanto às despesas variáveis, faça uma estimativa e lance-as nos próximos meses. Assim, é possível fazer uma projeção das suas despesas até o final do ano.

O controle faz com que a situação tenda a melhorar aos poucos no decorrer do ano. É claro, estamos falando de uma projeção, e imprevistos podem surgir no meio do caminho. Mas uma planilha de gastos mensais como essa pode dar a você uma perspectiva do que vem pela frente.

BAIXAR PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO MÊS A MÊS

Conclusão

Uma planilha de gastos é uma ferramenta útil para organizar de vez a sua vida financeira. Com a ajuda dela, suas finanças se manterão em equilíbrio e seus objetivos financeiros se tornarão alcançáveis. Assim, será viável até mesmo separar um valor todo mês para investir!

Gostou das dicas e planilhas que trouxemos neste conteúdo? Conheça a Conta Guia da Guide e veja como ficou fácil investir!

Relacionados

Investimento em ações para iniciantes: 6 dicas para sair do zero e começar agora

Investir em renda variável pode ser uma oportunidade para rentabilizar a carteira e ter possibilidades de ganhos maiores, principalmente no longo [...]

Guide Investimentos - 19/10/2021

4 estratégias de investimento para quem está começando na renda variável

Quem está começando a investir na renda variável precisa adotar estratégias de investimento. Isso é importante para reduzir riscos e ter [...]

Guide Investimentos - 14/10/2021

A porta está trancada. Nesse caso, crie a sua própria porta

"A porta está trancada. Nesse caso, crie a sua própria porta." Essa é uma passagem icônica do filme O Labirinto do [...]

Adriana Nogueira - 11/10/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções