Cotações por TradingView

Para onde vai o lucro?

Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de uma temporada de balanços, é normal que os investidores se perguntem para onde são destinados os lucros auferidos pelas empresas investidas.

Basicamente, as empresas podem gerar valor a seus acionistas de quatro formas ao reportar lucro, sendo a primeira delas através de reinvestimentos na própria empresa.

Ao reinvestir no próprio negócio, a empresa trabalhará para executar projetos que trarão mais benefícios futuros aos detentores das ações. 

Para a tomada desta decisão, os executivos devem escolher projetos que possuam uma projeção de retorno sobre o capital investido (ROIC) maior do que o custo de capital, pois somente assim a decisão gerará valor aos acionistas.

Nesse sentido, caso haja projetos rentáveis a serem executados, é comum que os gestores optem por reter os lucros e reinvestir no próprio negócio. Em geral, os gestores de empresas de baixa capitalização, também chamadas de Small caps, cujos negócio tendem a ser mais fragmentados, costumam reinvestir os lucros ao invés de distribuí-los na forma de dividendos.

Por outro lado, quando não existem projetos rentáveis a serem executados, a companhia acaba por optar por distribuir proventos aos seus acionistas, seja na forma de dividendos, ou na forma de recompra de ações.

Um bom exemplo são companhias do setor elétrico. Considerando sua elevada previsibilidade de fluxo de caixa, onde sua receita futura é previsível, as empresas do setor conseguem distribuir elevados proventos ao longo do tempo, quando não estão em ciclos de investimento. Normalmente, empresas maduras costumam ser boas pagadoras de dividendos.

Além dos dividendos, as empresas também podem realizar recompra de ações, movimento também chamado de “buyback”. Os gestores normalmente tomam a decisão de recomprar participação quando acreditam que a ação está barata, ou seja, que aquela cotação não reflete a futura geração de caixa da companhia.

Através da recompra de ações o acionista é indiretamente remunerado, pois quando a empresa executa essa manobra o sócio minoritário passa a ter mais relevância na sociedade sem precisar adquirir mais participação.

Vamos a um exemplo: se a empresa XYZ tem 1.000 ações em circulação, precisa-se de 10 papéis para ser dono de 1% do negócio. Caso a recompra de 100 ações aconteça, agora o acionista que tinha 10 ações passa a ter 1,11% do empreendimento, que no longo prazo representa uma fatia maior dos resultados futuros.

As recompras são muito utilizadas como forma de remuneração dos acionistas principalmente nos Estados Unidos, onde existe a tributação dos dividendos. Assim, para evitar que os proventos sejam tributados, os gestores optam por recomprar ações ao invés de distribuir dividendos.

Por fim, outra possível destinação dos lucros é reduzir a alavancagem (endividamento). Usualmente, acontece em empresas mais endividadas, que não possuem um balanço tão sólido, principalmente em momentos de alta de juros, onde o custo da dívida cresce significativamente.

Percebemos, assim, que a destinação dos lucros é uma decisão muito mais complexa do que parece. Caso haja projetos rentáveis, é muito interessante para a empresa investir neles, ao invés de remunerar os seus acionistas. Por outro lado, na inexistência de tais projetos, a empresa acaba por distribuir dividendos ou realizar recompra de ações.

Relacionados

Apenas um dia de fúria?

Um dia de Fúria, do original Falling Down, é um filme de drama e suspense estrelado pelo astro do cinema Michael [...]

Terraco Econômico - 03/12/2021

Como identificar um pullback ao fazer análise gráfica? 9 Dicas que podem ajudar!

Quem opera na bolsa de valores com foco na especulação deve conhecer fenômenos e movimentos que podem ajudar na tomada de [...]

Guide Investimentos - 02/12/2021

Ômicron e o real perigo das novas variantes

Tivemos na última sexta-feira, 26/11/2021, um evento que movimentou o mundo todo e deixou muita gente apreensiva, ou no mínimo nervosa [...]

Terraco Econômico - 29/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções