Empresários de todos os setores da indústria continuam confiantes, diz CNI

Tempo de leitura: 1 minuto

Os empresários da indústria brasileira estão confiantes em todos os 30 setores analisados no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em dezembro, segundo divulgou nesta terça-feira, 15, a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa revela que o indicador variou entre o mínimo de 57 pontos, para o setor de obras de infraestrutura, e o máximo de 67,7 pontos, no caso do setor de metalurgia.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, destaca que os índices de expectativa em relação às condições atuais vêm positivo, em todos os setores, o que mostra, segundo ele, uma “melhora consistente na atividade industrial”. “Estamos em patamares de confiança de período anterior à pandemia. Isso é positivo porque indica propensão a aumento dos investimentos no próximo ano”, afirma.

O ICEI varia de zero a 100 pontos e valores acima de 50 indicam que os empresários estão confiantes. O ICEI de dezembro revela ainda um avanço da confiança em 18 dos 30 setores pesquisados. As maiores altas da confiança se deram no setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, no setor de outros equipamentos de transporte e no setor de obras de infraestrutura.

Por outro lado, as maiores quedas de confiança ocorreram nos setores de bebidas, de couro e artefatos de couro e no setor de produtos de borracha. Mas todos esses setores continuaram com ICEI acima de 50 pontos, o que ainda denota confiança.

Azevedo destaca ainda que o índice de expectativa mostra otimismo há alguns meses e indica um início de 2021 promissor para a indústria brasileira.

O ICEI ouviu 2.315 empresas entre 1º e 11 de dezembro, sendo 888 pequenas, 852 médias e 575 grandes.

Relacionados

Senador do PT assina texto que selou acordo

Autor da emenda que viabilizou o acordo político para a saída do impasse do Orçamento, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) estimou [...]

Estadão - 20/04/2021

Smartbank muda nome e compra startup de crédito para PMEs

Passados cerca de dois anos da largada do processo de reestruturação do antigo banco Indusval - que foi rebatizado Voiter em [...]

Estadão - 20/04/2021

Governo Biden quer ver cronograma do Brasil para redução de desmatamento

Na quinta-feira, 22, durante a cúpula do clima organizada pelos EUA, a Casa Branca espera que o Brasil apresente um compromisso [...]

Estadão - 20/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções