Cotações por TradingView
Na história do cinema, diferentes filmes retratando o dia-a-dia de poderosas máfias e ricos gângsteres conseguiram entrar no imaginário popular das pessoas, alcançando grande popularidade em todo o mundo.
Um desses filmes é o famoso “Os Bons Companheiros”, do original “Goodfellas”. Lançado em 1990, o filme, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por astros como Robert De Niro e o saudoso Ray Liotta, mostra a ascensão e queda de Henry Hill, um poderoso mafioso americano de origem italiana e irlandesa.
O filme apresenta um recorte sobre o funcionamento de uma máfia, permeado por códigos e riscos, em uma organização voltada para o ganho de lucros por meios ilegais. É praticamente uma análise cinematográfica da economia do crime!
A economia do crime consiste na utilização de instrumentos de análise das ciências econômicas para estabelecer relações causais entre variáveis criminológicas e variáveis de cunho econômico, social, político, etc.
Essa abordagem já é bem antiga, com antecedentes que vêm desde o século XVIII com Jeremy Bentham. Mas, a sua consolidação só ocorreu mesmo no final da década de 1960, a partir dos trabalhos de Gary Becker.
A teoria desenvolvida por Becker se baseia no comportamento do criminoso, destacando os fatores que podem motivar e inibir a realização de crimes. Com isso, o mercado de crimes seria um mercado de trabalho semelhante a qualquer outro – exceção feita para a questão da legalidade, claro – em que o criminoso agiria de maneira racional, respondendo a incentivos.
Assim, antes de agir, um criminoso avalia os ganhos e os custos relacionados com a sua ação.
Em Os Bons Companheiros é possível observar os incentivos que alguém recebe para entrar em uma máfia – como dinheiro, status, amizades -, ao mesmo tempo em há um enorme incentivo para quem já se encontra dentro de uma máfia não sair. Sair de uma máfia é quase como assinar um atestado de morte.
Isso também tem uma lógica econômica! Imagina uma máfia, cheia de segredos a respeito de crimes graves, com vários ex-mafiosos? O “negócio” estaria sendo constantemente ameaçado.
No geral, as máfias possuem uma espécie de verniz, passando a imagem de “amigos unidos pelo crime”. Essa imagem se torna especialmente forte quando o assunto são máfias italianas, como é muito bem mostrado no filme.
Porém, independente de ser italiana ou não, as máfias são extremamente competitivas, apresentando divisões internas e com indivíduos disputando posições de poder o tempo todo. Tudo isso pode ser visto durante a ascensão de Henry Hill.
Em meio a sorrisos efusivos e muitos tapinhas nas costas, Hill precisou estar em alerta, pois no mundo da máfia sinalizações nos gestos são mais importantes do que o gesto em si.
A esse respeito, é possível traçar um paralelo com o famoso dilema dos prisioneiros, em que dois prisioneiros precisam confessar ou não um determinado crime.
No caso da máfia, decisões difíceis devem ser tomadas o tempo todo, seja no instinto ou com base em informações privilegiadas. Uma confissão (decisão) certa no ambiente de máfia pode separar uma ascensão dentro do grupo de uma retaliação.
Como vimos anteriormente, Os Bons Companheiros tem bastante relação com a economia.
O filme possui vários detalhes que parecem ter sido retirados diretamente de um manual de economia do crime.
A organização da máfia, com hierarquia e normas, assim como as sinalizações dos mafiosos, servem como um tipo de aplicação – na tela do cinema ou da televisão – da teoria dos jogos no crime, no qual decisões racionais são tomadas com base nos incentivos existentes.
Isso é Os Bons Companheiros, um excelente filme sobre máfias e economia do crime!
Hoje o maior blog independente de economia do Brasil, foi criado por 4 amigos em 2014, o motivo? Fornecer análises claras e independentes sobre economia e finanças, sempre com a missão de informar o leitor.
Os momentos atípicos ou de instabilidade econômica podem provocar ...
A ata do Copom não trouxe grandes novidades em ...
Itaú (ITUB4): Inadimplência estável e Guidance otimistaImpacto: Marginalmente PositivoSão ...
No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado ...
Internacional • Alta da abertura não se sustenta e bolsas ...
As condições da economia afetam diretamente as oportunidades de ...
Vivemos nos tempos recentes alguns momentos de indicadores recorde ...