Relações com a China permanecerão relevantes nos próximos anos, diz Mourão

Tempo de leitura: 1 minuto

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira, 9, que as relações econômicas com a China “permanecerão relevantes nos próximos anos”. Mourão acredita que há uma “caminho muito bom” no relacionamento entre Brasil e China, além de ver oportunidades para intensificar parcerias e diversificar exportações.

“Eles (chineses) são nossos maiores parceiros comerciais, isso já vem desde 2009, mas a nossa pauta exportadora ainda é muito concentrada, no minério de ferro, no petróleo, na soja, então precisamos diversificar, assim como agregar valor nos produtos exportados para lá”, observou o vice-presidente.

Mourão citou ainda que Brasil tem procurado apresentar aos investidores chineses os projetos prioritários para o País dentro da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

O vice-presidente avaliou que seria interesse aprofundar as relações de parceria em outros setores, como o de ciência e tecnologia.

“Vejo com muito bons olhos a oportunidade de aprofundar a cooperação dos outros setores, principalmente na questão de ciência, tecnologia e inovação, onde os chineses estão avançando muito”, disse ele. “Vejo um caminho muito bom nesses nosso relacionamento, sempre deixando muito claro que os nosso interesses e os interesses deles têm que convergir. Essa é a realidade.”

Relacionados

Biden sinaliza abordagem mais ampla para pacote de infraestrutura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta segunda-feira, 12, que está disponível para "negociar" seu pacote de investimentos e [...]

Estadão - 12/04/2021

EUA e Itália discutem Ucrânia e investimento verde para a criação de empregos

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi di Maio, discutiram [...]

Estadão - 12/04/2021

BB: diretor comercial de Varejo renuncia ao cargo

O Banco do Brasil comunicou nesta segunda-feira, 12, a renúncia de Julio Cesar Rodrigues da Silva ao cargo de diretor comercial [...]

Estadão - 12/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções