Tostes: independente de propostas, princípio é manter carga tributária global

Tempo de leitura: 1 minuto

O secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, disse nesta terça-feira, 21, que a proposta de criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS) simplificará o cálculo e o recolhimento do imposto sobre consumo, sem aumentar a carga tributária.

“Queremos criar tributos de fácil apuração, com redução significativa de custo”, afirmou. Segundo o secretário da Receita, a alíquota de 12% da CBS mantém carga tributária atual. “Independente de várias propostas (de reforma tributária), o princípio é manter carga tributária global”, garantiu.

Tostes avaliou que os diversos regimes tributários em vigor no Brasil acabam gerando distorções e culminando inclusive com concorrência desleal entre empresas de um mesmo setor. Ele citou ainda a elevada judicialização dos contenciosos tributários no País.

“Temos um sistema tributário caro bastante dispendioso, que prejudica o ambiente de negócio e eleva o custo para cumprimento das obrigações tributárias. Além disso, a forma de cálculo do imposto faz com que o contribuinte pague um imposto maior do que o que ele percebe na nota”, acrescentou.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, levou hoje pessoalmente ao Congresso Nacional a primeira fase da proposta de reforma tributária do governo, com a criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%. O novo tributo substituirá o PIS e a Cofins.

Relacionados

Com 11,4% dos votos contados, Castillo lidera eleições presidenciais no Peru

Com 11,4% dos votos contabilizados, o candidato de esquerda Pedro Castillo lidera a disputa pela Presidência do Peru, informou há pouco [...]

Estadão - 12/04/2021

Lasso se proclama vencedor das eleições presidenciais no Equador

O ex-banqueiro Guillermo Lasso se proclamou vencedor das eleições presidenciais do Equador nesta segunda-feira. O candidato agradeceu aos cidadãos após a [...]

Estadão - 12/04/2021

Embaixador dos EUA afirma que País terá de preservar Amazônia para entrar na OCDE

Diante de uma seleta plateia virtual com nomes de peso do empresariado e ex-ministros de diferentes governos, o embaixador americano no [...]

Estadão - 11/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções