Cotações por TradingView
O brasileiro naturalmente possui o hábito quase que cultural de investir em imóveis.
Praticamente todo mundo tem um amigo, tio, parente ou conhecido que possui uma casa, um ponto comercial ou uma quitinete no intuito de alugar e ter uma renda extra proveniente desse investimento (aluguel).
Pode-se atribuir esse padrão, talvez, ao recente passado de inflação descontrolada que se teve no Brasil (os que já ultrapassaram a faixa dos trinta anos sabem muito bem disso), mas esse não é o tema central por aqui.
Fato é que, sim, o brasileiro tem, quase que por tradição, a prática de investir em imóveis buscando um retorno financeiro de forma recorrente.
No entanto, existe uma maneira muito mais prática – e rentável – de se investir no mercado imobiliário brasileiro, e o meio para isso é através de um veículo que está se tornando cada vez mais conhecido entre as pessoas: os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs).
Os FIIs podem ser definidos como o veículo de investimento fechado através do qual um conjunto de investidores se ‘agrupa’ através da compra de cotas desse veículo, que, no caso, são as cotas do próprio fundo imobiliário.
Ou seja, um fundo imobiliário qualquer, no ato do seu surgimento, vende as suas cotas para investidores, através da bolsa de valores – pelo que se chama, no mercado, de emissão primária de cotas – e o dinheiro levantado com a venda dessas cotas vai diretamente para o caixa do FII para, depois disso, ser usado para a aquisição de imóveis – ou desenvolvimento de imóveis, investimento em ativos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário (CRIs ou LCIs, por exemplo) ou, ainda, a compra de cotas de outros fundos imobiliários, mas esses são temas para outros artigos.
Esses imóveis, posteriormente, são alugados para terceiros e o dinheiro proveniente desses aluguéis é, então, distribuído igualitariamente e por cota para os cotistas, na forma de dividendos. Logo, quanto mais cotas desse fundo imobiliário um investidor possuir, mais dividendos ele receberá.
É interessante mencionar que os FIIs são obrigados, por lei, a distribuir no mínimo 95% dos seus lucros regime caixa semestrais, sendo que, costumeiramente, a grande maioria desses FIIs distribuem tais dividendos de maneira mensal para seus cotistas.
O conceito principal desse tipo de investimento é, de fato, bastante simples, mas isso não isenta o investidor da responsabilidade de se atentar às principais nuances envolvidas em tal ativo financeiro.
Principais pontos dos Fundos Imobiliários (FIIs):
Existem diversas outras particularidades que circundam a natureza operacional dos fundos imobiliários, porém as mencionadas fazem parte da grande maioria das dúvidas que cercam os estudos daqueles que estão iniciando suas jornadas nesse fascinante veículo de investimento em imóveis tão democrático que é o fundo imobiliário.
Primeiro portal de notícias e conteúdo voltado exclusivamente para fundos imobiliários do Brasil, o fiis.com.br faz parte das principais plataformas que contribuem para o desenvolvimento dessa categoria de investimentos, que é a que mais cresce no país.
Investir em CDB, Letra de Crédito Imobiliário e Letra ...
Você tem 20 mil reais, mas não sabe onde ...
Selecionar as melhores alternativas de investimento no mercado financeiro ...
Todo ano é a mesma coisa. Você entrega a ...
O aumento generalizado nos preços dos produtos preocupa os ...
O mercado financeiro está em constante evolução — e ...
Ao participar do mercado de ações, a escolha dos ...
A especulação é uma das atividades que atrai muitas ...