CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

O que é CRI, CRA e como investir?

11 de julho de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar
O que são é CRI, CRA e como investir
Tempo de leitura: 2 min

Já ouviu falar nos investimentos CRI e CRA, mas não sabe o que é e como investir? Veja as informações e dicas abaixo.

O que veremos neste artigo?
O que é o CRI?
O que é o CRA?
Qual é o seu rendimento?
Qual é o seu risco?
Qual é a sua tributação?
Qual é a sua liquidez?
Quando investir?

O que é o CRI?

CRI é a sigla para Certificado de Recebíveis Imobiliários. Este é um investimento de Renda Fixa e o seu rendimento é proveniente de créditos imobiliários.

Um exemplo seria um prédio em que vários apartamentos foram vendidos através de financiamentos. A empresa que ofereceu os financiamentos possui rendimentos a serem recebidos pelos compradores destes imóveis.

Estes rendimentos são “empacotados” por outra empresa chamada “securitizadora”, e este conjunto de juros a serem recebidos são vendidos no mercado financeiro como um CRI.

O que é o CRA?

CRA é a sigla para Certificados de Recebíveis do Agronegócio, o seu funcionamento é idêntico ao do CRI, com a diferença que os recebíveis são originados em transações provenientes do agronegócio.

Qual é o seu rendimento?

O rendimento destes títulos pode ser de 3 formas, assim como nos títulos do tesouro:

  1. Pós-fixado: rendem um % do CDI do período;
  2. Pré-fixado: o rendimento é um valor fixo, definido na emissão do título;
  3. Inflação: nesta modalidade eles possuem uma variável pós fixada atrelada a inflação, que geralmente é o IPCA, mais um valor pré-fixado definido em sua emissão.

Qual é o seu risco?

O risco destes investimentos é que as pessoas que adquiriram o crédito para o empreendimento não consigam honrar suas dívidas. Por outro lado, se a securitizadora que emitiu o título quebre, você não sofrerá nenhuma perda, pois os créditos de seu título não se confundem com o da empresa emissora.

Qual é a sua tributação?

Esta é uma das grandes vantagens deste tipo de investimento, ele é isento de IR para pessoas físicas.

Qual é a sua liquidez?

A liquidez dos CRI’s/CRA’s é baixa. Alguns possuem janelas semestrais e outros podem ser negociados a qualquer momento, mas mesmo assim você depende da existência de compradores para conseguir vendê-los.

Como a existência de compradores é baixa, é provável que você precise aceitar um deságio se precisar do dinheiro antes do vencimento.

Quando investir?

Este é um investimento ótimo para quem não tem necessidade de resgatar o dinheiro antes do vencimento do título, já possui uma carteira de renda fixa e tem a necessidade de diversificá-la.

A isenção do Imposto de Renda é outra vantagem que contribui para a melhora nos ganhos de sua carteira.

Agora que você já sabe mais sobre CRA e CRI, abra sua conta na Guide e invista nesse e outros tipos de investimentos!

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

Veja também