Trump pressiona secretário da Geórgia a recalcular votos a seu favor, diz jornal

Tempo de leitura: 1 minuto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou ao secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, e pediu que ele “encontrasse” votos suficientes para reverter sua derrota na eleição ocorrida em novembro e vencida por Joe Biden, diz reportagem do jornal The Washington Post.

De acordo com a reportagem, o telefonema extraordinário teria ocorrido no sábado e teve duração de uma hora. O jornal teve acesso a uma gravação da conversa, na qual Trump teria tentado persuadir Raffensperger.

Na ligação, Raffensperger e o conselheiro geral de seu escritório rejeitaram as afirmações de Trump, explicando que o presidente está contando com teorias da conspiração desmentidas e que a vitória do presidente eleito Joe Biden com 11.779 votos na Geórgia foi justa e precisa. Trump, por sua vez, teria rejeitado esses argumentos.

“O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva”, disse ele. “E não há nada de errado em dizer, você sabe, hum, que você recalculou”, disse o atual presidente dos Estados Unidos. Trechos da gravação foram publicados pelo jornal em seu site.

Por sua vez, Raffensperger respondeu a Trump que o presidente teria o desafio de que seus dados estariam errados.

Em outro ponto da conversa, Trump disse: “Então olhe. Tudo que eu quero fazer é isso. Só quero encontrar 11.780 votos, um a mais do que nós. Porque ganhamos o Estado”. (Equipe AE)

Relacionados

Dólar sobe com cautela fiscal e exterior negativo no radar, antes de feriado

Os investidores ajustam posições compradas em dólar nesta terça-feira, 20, apoiando a alta das cotações, após acumular perdas nas últimas cinco [...]

Estadão - 20/04/2021

Senador do PT assina texto que selou acordo

Autor da emenda que viabilizou o acordo político para a saída do impasse do Orçamento, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) estimou [...]

Estadão - 20/04/2021

Smartbank muda nome e compra startup de crédito para PMEs

Passados cerca de dois anos da largada do processo de reestruturação do antigo banco Indusval - que foi rebatizado Voiter em [...]

Estadão - 20/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções