BC: PIX faz com que gestão do fluxo de caixa atinja novo patamar de eficiência

Tempo de leitura: 1 minuto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira, 9, que o PIX – plataforma brasileira de pagamentos instantâneos – permitirá que a gestão do fluxo de caixa pelas empresas atinja um “novo patamar de eficiência”. O início do funcionamento do PIX está marcado para 16 de novembro.

“O PIX elimina todo um custo operacional que existe hoje”, pontuou Campos Neto, durante abertura do evento virtual “Conexão PIX”, promovido nesta data pelo BC.

Entre os fatores para redução de custos o presidente do BC citou a facilidade no recebimento de pagamentos e a baixa nos gastos com transporte e segurança de numerário. “Entendemos que os pequenos empresários serão muito beneficiados pelo PIX”, disse.

O presidente do BC ressaltou ainda que o PIX é um dos principais projetos da autarquia. “As mudanças têm sido intensificadas pela pandemia. Os pagamentos digitais estão crescendo”, lembrou.

De acordo com Campos Neto, o open banking – o sistema de compartilhamento de dados de clientes, também previsto para o fim deste ano – permitirá que o “mundo digital se conecte lá na frente”.

Relacionados

Peru: com 90% da apuração, resultado sugere Castillo e Fujimori em 2º turno

A apuração dos votos no primeiro turno à presidência continua a ocorrer no Peru, após o sufrágio do domingo. Com 90,040% [...]

Estadão - 12/04/2021

Em assembleia tensa, acionistas da Petrobras destituem Castello Branco

O governo venceu a batalha com o mercado financeiro e conseguiu eleger 7 dos 8 nomes que indicou ao conselho da [...]

Estadão - 12/04/2021

Taiwan reporta atividade da China em seu espaço aéreo

O Ministério da Defesa de Taiwan registrou uma série de atividades chinesas na ilha nesta segunda-feira, 12, seguindo um reforço dos [...]

Estadão - 12/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções