BC diz que ‘plano de voo’ continua e que entregará o PIX este ano

Tempo de leitura: 1 minuto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira, 8, que antes da crise do novo coronavírus, o País começava a crescer com o mercado de crédito surpreendendo para cima. Apesar da pandemia, segundo ele, os planos da autoridade monetária para 2020 não mudaram.

“Estávamos com um plano de voo, com menos crédito público e mais crédito privado. E esse plano de voo continua. Vamos entregar o PIX neste ano e andar com o open banking”, afirmou Campos Neto, em conversa virtual organizada pelo Credit Suisse.

Ele repetiu que havia um consenso de que os impactos da covid-19 chegariam ao País via choque de oferta, mas depois todos perceberam que também haveria choque de demanda na economia.

“Temos um cuidado com a liquidez, com os setores mais afetados e com o câmbio. Queremos um canal de crédito que funcione. E fizemos uma liberação maior de depósitos compulsórios ainda em fevereiro. O BC do Brasil foi o primeiro a injetar liquidez no sistema”, completou Campos Neto.

Para o presidente do BC, a comunicação da autoridade monetária é muito importante para sinalizar que, apesar do desvio para combater a crise, a atuação da autarquia voltará à normalidade após a pandemia.

Relacionados

Bolsas de NY fecham em baixa, com pressão por notícia de elevação de imposto

As bolsas de Nova York fecharam em queda. Além de um movimento aparente de realização de lucros após ganhos recentes, no [...]

Estadão - 22/04/2021

Abinee: falta de componentes gera atrasos em mais fábricas de eletroeletrônicos

Apesar de alguns sinais de melhora no abastecimento das fábricas, a indústria de eletroeletrônicos continua enfrentando dificuldade na compra de materiais [...]

Estadão - 22/04/2021

Petróleo fecha em leve alta após quedas recentes

Os contratos futuros de petróleo fecharam em leve alta nesta quinta-feira, após quedas recentes, observando sinalizações sobre a demanda. O avanço [...]

Estadão - 22/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções