Ouro fecha em queda, pressionado por alta do dólar, mas acumula ganhos na semana

Tempo de leitura: 1 minuto

O ouro fechou o pregão desta sexta-feira em queda, pressionado pela valorização do dólar. Apesar da cautela no exterior com o avanço da pandemia de covid-19, a busca por segurança não foi suficiente para garantir uma alta no preço do metal precioso hoje, mas o acumulado na semana mostra ganhos.

O ouro com entrega prevista para fevereiro recuou 0,52%, a US$ 1.856,2 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). Na comparação semanal, por outro lado, o metal precioso subiu 1,44%.

A alta do dólar pressiona o ouro porque torna os contratos da commodity mais caros e menos atrativos para detentores de outras divisas, o que reduz a demanda e, consequentemente, o preço.

Durante a semana, contudo, marcada pela posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos, o ouro operou majoritariamente em alta. “É provável que um papel nisso tenha sido desempenhado pelo fato de que o dólar se desvalorizou ao longo da semana e os rendimentos dos títulos dos EUA se estabilizaram”, afirma o analista Carsten Fritsch, do Commerzbank.

O profissional do banco alemão ressalta que os riscos de aumento da inflação nos EUA “provavelmente” crescerão com a perspectiva de expansão fiscal no governo Biden. Isso deve aumentar a demanda pelo ouro porque os investidores costumam comprar o metal precioso para se proteger da inflação.

No exterior, o pregão foi marcado pela cautela. Nesta tarde, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a nova variante do coronavírus identificada no país pode ser mais mortal.

Relacionados

Senador do PT assina texto que selou acordo

Autor da emenda que viabilizou o acordo político para a saída do impasse do Orçamento, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) estimou [...]

Estadão - 20/04/2021

Smartbank muda nome e compra startup de crédito para PMEs

Passados cerca de dois anos da largada do processo de reestruturação do antigo banco Indusval - que foi rebatizado Voiter em [...]

Estadão - 20/04/2021

Governo Biden quer ver cronograma do Brasil para redução de desmatamento

Na quinta-feira, 22, durante a cúpula do clima organizada pelos EUA, a Casa Branca espera que o Brasil apresente um compromisso [...]

Estadão - 20/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções