Cotações por TradingView

A porta está trancada. Nesse caso, crie a sua própria porta

Tempo de leitura: 3 minutos

“A porta está trancada. Nesse caso, crie a sua própria porta.” Essa é uma passagem icônica do filme O Labirinto do Fauno, dirigido por Guillermo del Toro e lançado em 2006.

O filme se passa na Espanha da década de 40, sob o cenário pós Guerra Civil Espanhola. Um oficial, o capitão Vidal, tem como obsessão combater um grupo de rebeldes escondidos na floresta, ao mesmo tempo em que recebe sua nova esposa – que está grávida – e sua enteada de dez anos, Ofélia, protagonista principal que carrega consigo livros de contos-de-fada. Ofélia descobre um labirinto em meio a floresta, que a conduz a um Fauno, que revela ser ela de outro mundo e, para retornar ao mundo mágico, precisa realizar algumas provas e seguir as orientações que lhe são dadas.

O mundo ‘fantástico’ tem muito a nos ensinar. Neste caso em especial, o enredo nos mostra como a Vida pode ser rodeada de encruzilhadas, escolhas e decisões que podem mudar radicalmente o nosso futuro.

Fora do mundo das metáforas, essa percepção também é sentida no meio científico e, também no mercado financeiro.

A ciência não linear desmantelou a visão mecânica do universo clássico ao mostrar como o caos impõe limites à previsibilidade.

Isso significa que, as estruturas de nossas decisões e suas consequências não apresentam um único sentido. Cada ação pode ter múltiplos caminhos, desencadeando em múltiplos finais.

Nassim Taleb, autor, matemático e analista de riscos líbano-americano diz muito sobre isso em seu livro A Lógica do Cisne Negro.

Segundo ele, basicamente nós tentamos a todo custo colocar uma ordem lógica para tudo, pois isso tende a parecer que estamos no controle. Assim, insistentemente esquecemos daquilo que não vemos. Confirmando tendências de discursos que são propagadas por uma maioria, o que ele chama de falácia confirmatória, algo como um efeito manada.

Mas o que isso tem a ver com escolhas financeiras?

No filme, quando o Fauno orienta a menina do que ela deve fazer, ela rapidamente identifica o óbvio: “a porta está trancada”, esquecendo-se de pensar em diversas outras possibilidades que a levarão ao mesmo objetivo. Ele lhe oferece uma alternativa, um giz mágico capaz de abrir o caminho que ela precisa para seguir adiante.

Para atingir seus sonhos e propósitos é preciso ter em mente que não é somente uma via que é válida para se chegar lá. Não existe caminho certo se diversas rotas levam para o mesmo lugar. Muitas pessoas optam por aprender sobre investimentos, outras preferem contar com um assessor, gestor ou especialista, ou fazer uma junção entre escolhas próprias e a orientação de um profissional. Em todos esses casos, é preciso ter a mente radicalmente aberta e, claro, poder contar com a possibilidade de fazer escolhas, sejam elas óbvias ou não.

A sorte é que, você leitor ou leitora felizmente esbarrou neste texto, e já pode contar com algumas opções para tomar uma decisão imediata: acesse o Guia Financeiro VIP e acompanhe séries que vão fazer você destravar todo o seu conhecimento financeiro. Enquanto isso, se precisar de ajuda, pode contar com os nossos Guias que podem te orientar sempre que você precisar.

Talvez o bater de asas de uma borboleta em outro lugar do mundo não seja responsável por você tomar uma iniciativa financeira agora, mas se seguir a dica do Fauno, sobre continuar, mesmo que pareça impossível à primeira vista, já é o suficiente para talvez mudar a trajetória do seu destino para sempre.

Relacionados

Existe ETF de bitcoins? Conheça fundos de índice para investir em criptomoedas!

As criptomoedas vêm se destacando no mercado financeiro, atraindo a atenção de diversos investidores. Como consequência, é comum que novas alternativas [...]

Guide Investimentos - 26/11/2021

O que é RDB? Aprenda a investir nesse título!

A renda fixa oferece investimentos com diferentes características. Há, por exemplo, os títulos públicos, as aplicações privadas e, ainda, as alternativas [...]

Guide Investimentos - 24/11/2021

O que é Tesouro SELIC?

O Tesouro Selic é considerado uma das aplicações financeiras da renda fixa mais seguras do Brasil. Ele é um dos títulos [...]

Syntax Finance - 24/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções