BCE diz ter elevado compras de ativos para evitar aperto em condições financeiras

Tempo de leitura: 1 minuto

O integrante do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) Frank Elderson reforçou nesta terça-feira que a instituição aumentou o ritmo de compras de ativos para evitar um aperto nas condições financeiras. “O aumento é precisamente um reflexo da flexibilidade embutida no PEPP”, escreveu o economista em uma sessão de perguntas e respostas no Twitter oficial da instituição, citando a sigla do programa de compra de ativos da autoridade monetária.

De acordo com Elderson, um aperto nas condições de financiamento na zona do euro colocaria em risco o retorno da inflação aos níveis anteriores à pandemia de covid-19. Na semana passada, em sua decisão de política monetária, o BCE informou que as aquisições de títulos públicos serão feitas a um ritmo “bem maior” no próximo trimestre.

A decisão ocorreu em meio a uma alta nos juros de longo prazo no mundo puxada pelo aumento dos rendimentos dos Treasuries, em meio a crescentes expectativas de inflação nos Estados Unidos.

O dirigente também disse que a compra de títulos pode levar a preços mais altos de ativos, mas que ajuda a manter empregos. “Estamos monitorando de perto os efeitos colaterais de nossas medidas e análises têm mostrado consistentemente que os efeitos positivos superaram os negativos”, afirmou.

Relacionados

Bolsonaro terá R$ 106 bi a mais em ano eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro terá, em ano eleitoral, a maior folga já vista no teto de gastos desde a criação da [...]

Estadão - 16/04/2021

Preço da gasolina fica estável na primeira quinzena de abril, diz Vale Card

Após duas reduções seguidas no preço da gasolina nas refinarias, anunciadas no fim de março pela Petrobras, os preços ficaram estáveis [...]

Estadão - 16/04/2021

Biden está aberto a negociações sobre formato de pacote de infraestrutura dos EUA

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, reafirmou nesta sexta-feira, 16, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está "aberto [...]

Estadão - 16/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções