Confiança do Empresário Industrial sobe 6,5 pontos em junho, diz CNI

Tempo de leitura: 1 minuto

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu 6,5 pontos de maio para junho, informou nesta quarta-feira, 10, a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador atingiu em junho 41,2 pontos, numa escala que vai de zero a 100. Valores abaixo de 50 indicam situação pior ou expectativa pessimista entre os empresários.

Ainda assim, a CNI pontuou que o resultado do Icei em junho fez o indicador se descolar de seu piso histórico e do patamar observado no auge da crise econômica de 2015 e 2016.

“O Icei de junho traduz uma percepção ainda negativa dos empresários quanto às condições atuais de negócios em decorrência da crise desencadeada pela pandemia de covid-19”, registrou a CNI. “O índice reflete também uma melhora das expectativas dos empresários com relação aos próximos seis meses.”

Conforme a CNI, é comum uma avaliação de expectativas, entre as empresas, após uma forte queda como a registrada em abril, quando o Icei atingiu 34,5 pontos.

“Por isso, a alta (de junho) não pode ainda ser considerada como o início de uma tendência de alta”, disse a CNI. “Apesar do aumento, o índice permanece abaixo dos 50 pontos, o que significa que o empresário ainda registra falta de confiança, embora em menor intensidade.”

Entre os componentes do Icei, o Índice de Condições Atuais subiu de 25,2 pontos em maio para 27,7 pontos em junho. Já o Índice de Expectativas avançou de 39,5 pontos para 47,9 pontos no período.

Relacionados

EUA atingem marca de 50% dos adultos vacinados com a primeira dose

Metade dos adultos dos Estados Unidos recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, anunciou o governo do país [...]

Estadão - 19/04/2021

EUA já aplicaram 1ª dose de vacina em mais da metade da população adulta

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o País já aplicou a primeira [...]

Estadão - 18/04/2021

Acidente de trem no Egito deixa ao menos 11 mortos e 100 feridos

Um acidente de trem na província de Qaliubia, norte do Cairo, no Egito, deixou 11 mortos e ao menos 100 feridos [...]

Estadão - 18/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções