Índice DXY do dólar sobe 2% na semana, com aversão global por coronavírus

Tempo de leitura: 1 minuto

O dólar avançou ante outras moedas fortes nesta sexta-feira, 3, e encerrou a semana em alta, diante da aversão a risco global causada pela pandemia de coronavírus e com a fraqueza de divisas europeias, após indicadores de atividade do Velho Continente terem despencado em março.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 108,36 ienes, o euro recuava a US$ 1,0822 e a libra cedia a US$ 1,2274. O índice DXY, que mede a variação dólar em relação a outras moedas fortes, subiu 0,40%, a 100,576 pontos, com ganho semanal de 2,25%.

“Foi mais uma boa semana para o dólar”, resume a diretora-gerente de estratégia de câmbio do BK Asset Management, Kathy Lien. A especialista ressalta que a divisa americana subiu contra “todas as principais moedas” hoje, mesmo após a divulgação do relatório de empregos dos Estados Unidos, conhecido como payroll. O dado mostrou que 701 mil vagas de trabalho foram fechadas no país em março e que a taxa de desemprego subiu de 3,5% para 4,4%. “O dólar manteve ganhos apesar das notícias horríveis no mercado de trabalho americano”, afirma o analista sênior de mercado Joe Manimbo, do banco americano Western Union.

O que deu força ao dólar, no entanto, foi a fraqueza de moedas como o euro e a libra, que têm grande peso índice DXY. Os investidores desfizeram posições nas divisas europeias após os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da zona do euro, do Reino Unido e da Alemanha terem caído à mínima histórica, com os impactos do coronavírus.

Ante outras moedas emergentes e ligadas a commodities, o dólar avançava a 24,8641 pesos mexicanos, a 19,0698 rands sul-africanos e a 64,9146 pesos argentinos, no fim da tarde em Nova York.

Relacionados

Incêndio em hospital na Índia mata 13 pacientes com covid-19

Um incêndio matou 13 pacientes com covid-19 em um hospital na Índia nesta sexta-feira, 23, segundo o corpo de bombeiros local. [...]

Estadão - 23/04/2021

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, apesar de perdas em Wall Street

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, 23, com investidores ignorando um possível aumento de imposto sobre ganhos de [...]

Estadão - 23/04/2021

Reino Unido: vendas no varejo sobem 5,4% em março ante fevereiro

As vendas no varejo do Reino Unido subiram 5,4% em março ante fevereiro, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 23, pelo Escritório [...]

Estadão - 23/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções