BC da Austrália mantém juro básico na mínima histórica de 0,10%

Tempo de leitura: 1 minuto

O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu nesta terça-feira (6) deixar inalterada a sua política monetária. A instituição manteve a taxa básica de juros em 0,10% e a meta de rendimento do bônus soberano de três anos do país também em 0,10%.

Em comunicado divulgado após a reunião, o presidente do RBA, Philip Lowe, afirmou que a instituição não espera elevar a taxa básica de juros antes de 2024. O dirigente voltou a citar como condições para um aperto monetário um aumento sustentável da inflação até a faixa de 2% a 3%.

“A economia está operando com considerável capacidade ociosa e o desemprego ainda é muito alto”, afirmou Lowe no texto. “Reduzir essa capacidade ociosa e recuperar o mercado de trabalho para gerar aumentos salariais consistentes com o cumprimento da meta de inflação levará algum tempo.”

Apesar do prognóstico, o RBA considerou que a economia australiana está se recuperando em ritmo mais rápido do que o previsto. A instituição afirmou ainda que pretende “monitorar de perto” as condições do mercado imobiliário do país, considerando o ambiente de juros baixos e de aumento dos preços de imóveis.

O RBA também informou que seu programa de compra de 100 bilhões de dólares australianos (US$ 76 bilhões) em títulos do governo do país está quase concluído e que um novo programa de igual valor vai começar na próxima semana.

Relacionados

Franco França liga para colega argentino e fala em aprofundar relações bilaterais

O novo chanceler brasileiro, o embaixador Carlos Alberto Franco França, ligou neste sábado, 10, para seu homólogo argentino, Felipe Solá, e [...]

Estadão - 10/04/2021

Comitê interno da Petrobras desaprova dois nomes indicados ao Conselho da empresa

Dois dos 11 nomes indicados para compor o Conselho de Administração da Petrobras foram considerados inaptos a assumir o cargo por [...]

Estadão - 10/04/2021

Irã inicia lockdown de dez dias; Venezuela anuncia adesão à Covax

O Irã iniciou neste sábado, 10, um lockdown de dez dias para conter a quarta onda de infecções por coronavírus no [...]

Estadão - 10/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções