Ministério das Relações Conspiratórias

Tempo de leitura: 3 minutos

O Ministério das Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty, é um órgão do Poder Executivo responsável pela política externa do Brasil. Entre as inúmeras atribuições do Itamaraty está a de assessorar o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil, além da execução de relações diplomáticas com estados e organismos internacionais.

Assim, cabe ao Ministro das Relações Exteriores, função atualmente exercida por Ernesto Araújo, dirigir o “Brasil exterior”, um Brasil que ultrapassa os limites fronteiriços. Com a proliferação da Covid-19, essa função se tornou ainda mais vital, dado que essa pandemia implica na demanda de itens urgentes para o atual momento, como a importação de EPIs. Mas é nesse ponto que se encontra um grande paradoxo, pois ao mesmo tempo que se torna imperativo, uma boa e técnica condução do Itamaraty, o Ministro Ernesto Araújo toma para si o (mal) protagonismo por meio de declarações absurdas permeadas de teorias conspiratórias.

Mesmo antes da pandemia de Covid-19, Ernesto Araújo já havia dado declarações um tanto quanto estranhas para alguém que ocupa o principal cargo do Itamaraty. Entre essas declarações, até certo ponto escabrosas e totalmente desconectadas com a realidade, estão a “luta contra o globalismo” e o “alinhamento aos Estados Unidos a partir de valores cristãos e ocidentais”.

As ações do ministro

Pior do que as opiniões e declarações do atual Ministro do Itamaraty, são as suas ações. Em votações internacionais, o Brasil vem se posicionando sistematicamente em favor de pautas lideradas pelos Estados Unidos, sem nenhuma contrapartida clara e, em alguns momentos, esse alinhamento aos interesses norte americanos se mostrou até mesmo estrategicamente desfavorável aos interesses do Brasil. Vale lembrar que, devido a esse alinhamento unilateral brasileiro – sem contrapartida norte americana -,  o Brasil quase entrou em um sério conflito com a Venezuela e quase sofreu um grande boicote dos países árabes, além de ter sofrido a perda de vantagens comerciais e recebido uma série de deportações de cidadãos brasileiros.

No entanto, o posicionamento de Ernesto Araújo piorou, e muito, com a Covid-19. Como já mencionado anteriormente, o atual cenário é de urgência na importação de EPIs, algo que só pode ser suprido pela China, dado que é na China que se encontra a maior produção mundial desses equipamentos. Mas segundo Ernesto Araújo, a China seria a criadora do Coronavírus, ou melhor, do “Comunavírus”, expressão utilizada pelo próprio ministro. Na verdade, para o atual Ministro do Itamaraty, a Covid-19 não é uma pandemia, mas apenas um instrumento de dominação mundial comunista arquitetado pela China e que conta com a conivência da OMS.

Esse tipo de postura é extremamente nociva para as relações Brasil e China, cabendo ressaltar que, além de toda a questão envolvendo os EPIs, a China é atualmente o principal parceiro econômico do Brasil, tendo sido o destino de 28,1% da exportações brasileiras no ano passado. Mas essa nocividade não se restringe aos chineses, dado que em meio ao disparo de ofensas em defesa de teses conspiratórias, outros povos são atingidos. Recentemente, Ernesto Araújo comparou o isolamento social para conter a velocidade de contágio do Coronavírus com campos de concentração nazistas, algo que provocou a revolta do Comitê judaico norte americano.

Como na brilhante obra do célebre diplomata Paulo Roberto de Almeida, atualmente o Brasil se encontra em um “Nunca antes na diplomacia: a política externa brasileira em tempos não convencionais”. O atual Ministro das Relações Exteriores está se esforçando de maneira pantagruélica, principalmente durante a pandemia de Coronavírus, para esse objetivo, transformando o Itamaraty em um grande ministério de relações conspiratórias que pode prejudicar muito o Brasil.

Relacionados

Taxas futuras de juros mantêm ajuste e avançam, na contramão da queda do dólar

Depois de quatro dias consecutivos de queda, as taxas de juros negociadas no mercado futuro operam em alta nesta terça-feira, na [...]

Estadão - 20/04/2021

Dólar sobe com cautela fiscal e exterior negativo no radar, antes de feriado

Os investidores ajustam posições compradas em dólar nesta terça-feira, 20, apoiando a alta das cotações, após acumular perdas nas últimas cinco [...]

Estadão - 20/04/2021

Senador do PT assina texto que selou acordo

Autor da emenda que viabilizou o acordo político para a saída do impasse do Orçamento, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) estimou [...]

Estadão - 20/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções