Conheça Luiz Barsi: o maior investidor individual do país

Tempo de leitura: 6 minutos

Luiz Barsi Filho, nascido na capital paulista em março de 1939, é o maior investidor pessoa física da B3. Homem que cresceu em um cortiço no bairro do Brás, em São Paulo, e que se tornou uma referência no mercado acionário brasileiro.

Continue a leitura e acompanhe os principais destaques da carreira do investidor que ficou conhecido como o Warren Buffett brasileiro. Inspire-se na história de quem construiu uma fortuna investindo em ações.

O que veremos neste artigo?
Qual é a história de Luiz Barsi?
Como Luiz Barsi fez fortuna?
Quais são as principais estratégias de investimento de Luiz Barsi?
O que Luiz Barsi pensa sobre os dividendos?
Como escolher boas pagadoras de dividendos?
Quais são os principais ativos que compõem a carteira de Luiz Barsi?
Quais os maiores investidores do Brasil?
Como ganhar mais dinheiro na bolsa de valores segundo Luiz Barsi?

Qual é a história de Luiz Barsi?

Filho de imigrantes europeus, Luiz Barsi Filho foi engraxate para ajudar a família. Na década de 60, ingressou no mercado financeiro como ajudante de operador de pregão em uma corretora de valores.

Foi nesta época queelefez suas primeiras compras na bolsa de valores, em pregões a viva voz, com quantidade limitada de companhias de capital aberto sendo negociadas e informações limitadas sobre essas empresas.

Por influência desse emprego, Barsi formou-se em técnico de contabilidade e na sequência, dedicou-se ao estudo de ciências atuariais.

Posteriormente, graduou-se em Direito, pela Faculdade de Direito de Varginha (MG) e em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Hoje, Luiz Barsi Filho ocupa o posto de maior investidor individual na bolsa de valores brasileira e tornou-se uma personalidade no mercado de capitais.

Como Luiz Barsi fez fortuna?

Tudo começou quando Luiz Barsi constatou, com base em sua experiência como auditor da previdência social, que a estrutura previdenciária no Brasil não teria condições de amparar um programa que permitisse uma renda mensal digna.

Preocupado com a sua aposentadoria, Barsi aprofundou suas análises e estruturou o projeto “Ações Garantem o Futuro”. Seu objetivo era aumentar o patrimônio e formatar uma “carteira previdenciária” capaz de pagar bons dividendos.

Sua primeira meta foi adquirir 100.000 ações da Companhia Energética de São Paulo (CESP) com a intenção de receber seus dividendos, pagos semestralmente.

Em seguida, outras metas foram estabelecidas e em 52 anos de muita disciplina, paciência e perseverança, Luiz Barsi conquistou uma fortuna que atualmente ultrapassa 2 bilhões de reais.

Quais são as principais estratégias de investimento de Luiz Barsi?

Assim como Warren Buffett, Barsi utiliza algumas premissas ou estratégias de investimento, simples e objetivas, facilmente exemplificadas por cinco das suas famosas frases. São elas:

1.    “Disciplina e paciência são dois fatores fundamentais ao investir”

Na visão de Barsi, as ações possuem um efeito multiplicador ao longo do tempo, no entanto exige paciência por parte dos investidores.

2.    “Sempre compre papéis com bons fundamentos”

Adepto a estratégia de value investing, Barsi preconiza a compra de ações de empresas com sólidos fundamentos, de setores perenes, negociadas abaixo do seu valor patrimonial e que paguem bons dividendos.

3.    “Nunca direcione para o mercado de ações aquele dinheiro que você usaria para uma necessidade qualquer”

Ao adquirir suas ações, Barsi adota a estratégia buy and hold, que consiste em adquirir uma ação com o objetivo de permanecer com ela por um tempo indeterminado, com o foco no longo prazo.

Desta forma, o acionista se beneficia tanto com o recebimento de dividendos ou juros sobre capital próprio ao longo dos anos, além da valorização do papel.

  1. “Nunca compre uma dica”

Luiz Barsi utiliza a análise fundamentalista em suas decisões de investimentos. Logo, suas escolhas são pautadas nos fundamentos e preços das ações. Com isso, é possível compreender o comportamento dos seus ativos em cenários de estresse do mercado.

5.    “Não adote a postura de um especulador”

Embora pareça tentadora a possibilidade de acumular ganhos no curto prazo, o mercado de ações requer maturação para assim conquistar retornos consistentes e sustentáveis.

Quanto maior o horizonte de investimento, maior as chances de ter operações bem-sucedidas na bolsa de valores.

O que Luiz Barsi pensa sobre os dividendos?

 Luiz Barsi acredita que “dinheiro serve para fazer mais dinheiro”, então para ele reinvestir os dividendos recebidos ao longo dos anos contribuirá para o crescimento da sua carteira de investimentos tanto quanto ou até mais que a valorização das ações.

Segundo ele, “patrimônio não te alimenta. O que te alimenta é o dividendo, a renda que esse patrimônio gera.” Não à toa, Barsi é considerado o “rei dos dividendos” na bolsa brasileira.

Quem é Luiz Bassi, o maior investidor do Brasil

Como escolher boas pagadoras de dividendos?

Para produzir uma carteira de renda mensal, Barsi acredita que é necessário, antes de qualquer coisa, ter uma visão de longo prazo. Por este motivo é fundamental considerar que as empresas escolhidas estejam em setores mais perenes da economia.

No processo de seleção é importante considerar também o histórico de crescimento, de resultado, análises de balanços, de faturamento, assim como o dividend yield que cada uma está oferecendo.

Quais são os principais ativos que compõem a carteira de Luiz Barsi?

Na visão de Barsi, tão importante quanto nomear cada uma das ações em que investe é saber escolher o setor em que elas estão inseridas.

Atualmente, sua carteira de renda mensal é composta por cerca de 15 empresas de capital aberto, todas de setores considerados perenes, tais como transmissão e distribuição de energia elétrica, celulose e instituições financeiras.

Em sua carteira de ações, destacam-se: Banco do Brasil (BBAS3), CEMIG (CMIG4), Taesa (TAEE11), Klabin (KLBN4), TRPL (TRPL4), Geradora Tietê (TIET11) e Unipar  (UNIP6). Cabe mencionar que algumas destas estão na carteira de Barsi há mais de 30 anos.

Quais os maiores investidores do Brasil?

Além de Luiz Barsi, existem outros grandes investidores individuais (pessoa física) no Brasil. Luiz Alves Paes de Barros, Jorge Paulo Lemann e Lírio Parisotto são alguns nomes.

Com 73 anos, Luiz Alves já trabalhou no Credit Suisse Hedging-Griffo com Luis Stuhlberger e hoje é um dos sócios da gestora de investimentos Alaska. Adepto a filosofia “se cair eu compro, se subir eu vendo”, acumula uma fortuna de cerca de US$1,5 bilhão.

Nessa mesma linha, Lírio Parisotto também ultrapassa o patamar de US$1,5 bilhão de patrimônio. Já Jorge Paulo Lemann, é um dos homens mais ricos do Brasil e construiu uma fortuna estimada de 55 bilhões.

Conclusão: como ganhar mais dinheiro na bolsa de valores em 2021 segundo Luiz Barsi?

O estilo de vida de Luiz Barsi inspira tanto como suas dicas de investimento. Em sua filosofia, independente do cenário, as escolhas devem sempre considerar a perenidade do setor e o pagamento de bons dividendos.

Para ele, as crises devem ser vistas como oportunidades para adquirir mais ações e com isso aumentar o seu potencial de retorno no longo prazo.

De acordo com o jeito Barsi de investir, para ter sucesso, todo investidor deve: traçar um objetivo de longo prazo; estabelecer metas ousadas, mas alcançáveis; ter disciplina e paciência; contar com ajuda de um especialista e, claro, não deixar para começar na “próxima segunda-feira”.

Quer saber mais sobre a estratégia de investidores como Luiz Barsi e Warren Buffett? Então confira este guia financeiro com 9 Indicadores fundamentalistas que vale a pena conhecer.

Relacionados

Análise fundamentalista e análise técnica: você sabe as diferenças?

Os brasileiros têm experimentado novas modalidades de investimento. O número no mercado de ações no Brasil saltou de 583 mil investidores [...]

Syntax Finance - 03/08/2021

Como montar um setup de Day Trade?

É comum que especuladores no mercado financeiro busquem sempre alternativas para melhorar as suas operações e ter maiores chances de sucesso. [...]

Guide Investimentos - 30/07/2021

Modelo de Dividendos Descontados – Parte 1

O modelo de dividendos descontados, muitas vezes chamado pelo seu nome em inglês, dividend discounted model, ou simplesmente DDM (seu acrônimo), [...]

Suno Research - 29/07/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções