Confira os melhores livros sobre Day Trade!

Tempo de leitura: 11 minutos

A cada dia que passa, cresce o número pessoas operando na bolsa de valores. Isso reflete uma disposição do cenário econômico, que tem dado espaço para quem deseja se tornar um especulador — ou trader. Mas quem deseja entrar no ramo deve conhecer os melhores livros sobre day trade.

Afinal, qualquer interessado precisa de conhecimento para aprimorar suas competências. Com o trader não é diferente. Sendo assim, vale a pena conferir uma lista com os principais títulos, a fim de garantir sua base teórica para a atividade diária do trading.

Quer entender mais sobre essa modalidade de especulação e descobrir se é uma opção para você? Então confira a seguir o que é day trade e quais são os principais conceitos a serem estudados nas suas próximas leituras!

O que é day trade?

Antes de investir seu tempo no consumo das obras que você conhecerá a seguir, vale a pena esclarecer rapidamente o que é day trade. Para isso, devemos começar tratando de como operar na bolsa de valores.

Talvez você já saiba que investir na bolsa de valores é uma atividade realizada por muitos brasileiros que querem cuidar das próprias finanças e multiplicar patrimônio. Inclusive, também existem bons livros sobre investimentos de longo prazo.

No entanto, focar em objetivos de maior prazo não é a única possibilidade da bolsa. Por conta da volatilidade nos preços, causada pelo fluxo de interesses e lei da oferta e procura, há oportunidades de lucro no curto prazo — onde se encaixa o day trade.

Essa é uma estratégia de especulação. Logo, o foco está na oscilação de preços, e não na qualidade das empresas, por exemplo. O especulador não pretende ficar com os ativos por muito tempo, apenas o suficiente para o preço subir ou descer de modo a oferecer lucro para ele.

Nesse sentido, day trade significa iniciar e finalizar uma operação no mesmo dia. Ou seja, a ideia é, por exemplo, comprar uma ação a X reais na parte da manhã e vender a Y reais mais cara no fim da tarde. Também é possível realizar operações vendidas para lucrar com a queda de preços.

Pode parecer simples de entender, mas a prática é bastante complexa e demanda diversos aspectos, como:

  • gerenciamento de risco;
  • cálculo de probabilidades;
  • otimização de estratégias;
  • rotina de operações;
  • análise técnica de indicadores;
  • estudo constante.

Quais são os melhores livros para day trade?

Como você viu, o day trade é uma atividade complexa. Por isso, buscar conhecimentos em livros é muito importante. Aqui, você conhecerá as principais obras sobre o assunto, em uma ordem que proporciona uma leitura uniforme.

Com isso, o objetivo é oferecer uma introdução que estruture os paradigmas do day trade de maneira harmoniosa e prática. Em seguida, os principais conceitos sobre trading são desenvolvidos de maneira gradual, na sequência das obras. Por fim, seguem leituras com um reforço sobre disciplina.

Você notará que apenas o primeiro e último livros não tratam especificamente de day trade ou análise técnica. Essas obras foram incluídas nesta lista porque, além de terem sido consagradas com o tempo, trazem considerações de máxima importância para o trader: a mentalidade!

Afinal, a experiência prova que o mais difícil é controlar os impulsos e respeitar a estratégia. Portanto, esses dois livros servirão como fonte de insights poderosos para lembrar ao trader de que o que está em jogo não é a euforia de instantes de operação, mas objetivos de vida.

Confira os melhores livros sobre day trade!

Os Axiomas de Zurique

Livro Os Axiomas de Zurique - os conselhos dos banqueiros suiços para orientar seus investimentos - Max Gunther

O que você diria de alguém que nasceu e cresceu entre grandes banqueiros suíços que acumularam fortunas no mercado de valores? Certamente, essa pessoa teria algo a ensinar sobre o tema, certo? É exatamente disso que o livro Os Axiomas de Zurique – os conselhos dos banqueiros suíços para orientar seus investimentos trata.

Na obra, Max Gunther, filho de um grande operador de capitais, expõe aquilo que ele compreendeu como as leis do mercado de especulação. Aqui, uma ressalva importante: o autor é categórico a respeito de como ele enxerga oportunidades de ganhar dinheiro.

Para ele, é fundamental que esteja claro que tudo se trata de especulação. Isso significa, portanto, uma compreensão inteiramente diferente do que se costuma sugerir em investimentos. Assim, o livro apresenta um paradigma mais apropriado para o trader.

Afinal, day trade não é investimento, porque não trabalha com a ideia de gerar riqueza por meio do financiamento de projetos. De fato, trading é exatamente o que Gunther propõe em seu best seller “Os Axiomas de Zurique”: um meio de lucrar sobre a oscilação de preços.

Segundo ele, os grandes jogadores obedecem regras absorvidas por intuição. Felizmente, a quem busca esse conhecimento, Gunther sintetizou essas regras em 12 axiomas, os quais abrangem 16 axiomas menores. Todo trader deveria conhecê-los.

Análise Técnica para Leigos

Livro Análise Técnica para Leigos - Barbara Rockefeller

Para quem está dando os primeiros passos na especulação de valores, o livro Análise Técnica para Leigos de Barbara Rockefeller é uma excelente introdução ao assunto. A autora traz nessa obra um apanhado dos principais conceitos que envolvem a vida do trader.

A partir de “Análise Técnica para Leigos”, o leitor consegue uma noção geral sobre uma rotina de operações e quais são as abordagens mais comuns dessa atividade. De fato, é um livro amplo que cumpre a função de apresentar os fundamentos da análise gráfica.

Essa estratégia de análise é utilizada pelos traders para avaliar os movimentos de preços do mercado. Assim, você pode ver que as decisões não são tomadas por intuição ou sorte, mas se embasam em estudos e avaliações estratégicas.

Essa obra serve como ponto de partida para quem quer começar a entender a análise técnica. Isso porque, a partir da leitura, é construída a base conceitual que garante facilidade no aprofundamento de temas importantes, como candles, timing e indicadores.

Comprar ou Vender? Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica

Livro Comprar ou Vender Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica - Eduardo Matsura

Nesse livro Comprar ou Vender? Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica, de Eduardo Matsura, também apresenta com muita propriedade e riqueza didática os princípios da análise técnica. Suas explicações são potencializadas pelas diversas ilustrações de gráficos e candles que preenchem as páginas.

Assim, o leitor tem a chance de mergulhar nas principais estratégias de operação que privilegiam o day trade e o swing trade. Além disso, a obra é repleta de simulações que dão uma compreensão mais clara e imersiva das noções apresentadas.

Matsuda traz ainda abordagens detalhadas sobre técnicas e indicadores menos populares, como Heikin-Ashi e Ichimoku Clouds. O livro também contém uma seleção bibliográfica que garante maior especialização sobre o conteúdo oferecido para quem desejar continuar os estudos.

Candlestick: um Método Para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores

Livro Candlestick - um Método Para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores - Carlos Alberto Debastiani

Para abordar de maneira exclusiva a formação de candles (velas) no gráfico, Carlos Alberto Debastiani traz nesse campeão de vendas, Candlestick: um Método Para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores, o conhecimento fundamental da tradição japonesa de análise gráfica.

Os gráficos de candles são os recursos mais utilizados por especuladores para entender o mercado. Dessa forma, com conhecimento sobre a disposição de uma enorme massa de investidores, o trader é capaz de tomar decisões mais rápidas e confiáveis.

Assim, “Candlestick: um Método Para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores” é um livro sobre price action que aborda dos conceitos mais básicos às mais apuradas estratégias, a partir apenas da observação da formação de candles.

O autor busca, por meio de uma linguagem simples e acessível, fazer do livro um suporte cotidiano para o trader. Logo, pode facilitar análises que permitam lucros consistentes. Para facilitar a consulta, o livro traz resumido um índice dos padrões e formação.

Análise Técnica dos Mercados Financeiros

Best seller no Brasil, esse guia completo “Análise Técnica dos Mercados Financeiros” escrito por Flávio Lemos traz ao leitor uma perspectiva muito abrangente sobre os conceitos de análise apresentados nas obras anteriores.

Aqui, o autor busca uma medida de análise que permita o estudo de qualquer mercado. O livro traz informações atualizadas sobre o cenário econômico mundial e apresenta inclusive abordagens sobre o mercado de bitcoins e outras criptomoedas.

No entanto, vale lembrar que a ordem de leitura das obras recomendadas neste post favorece o progresso. Por isso, esse livro pode ser mais exaustivo para os iniciantes. Vale a pena começar por obras mais introdutórias antes de se aprofundar.

Além de ser uma obra mais robusta, com mais de 500 páginas, o livro de Flávio Lemos vem com uma variedade de gráficos e explicações. Assim, elas podem soar confusas a quem ainda não tem familiaridade com os conceitos.

O Homem Mais Rico da Babilônia

Livro O Homem Mais Rico da Babilônia - George S. Clason

Finalmente, O Homem Mais Rico da Babilônia fecha nossa lista dos melhores livros para traders. Mas essa obra não fala diretamente sobre como operar na bolsa de valores. Na verdade, é um clássico da literatura sobre dinheiro e oferece uma perspectiva sóbria sobre como cuidar das finanças.

Isso vale tanto para orçamentos pessoais, familiares ou empresariais — incluindo especuladores. Com uma linguagem agradável e de fácil acesso, George Samuel Clason nos conta as crônicas de um mundo antigo em que sábios criavam fortunas por meio de princípios simples.

Para quem sonha em enriquecer na bolsa de valores, esse livro é uma constante recordação de que não é atividade em si que traz fortuna, mas a inteligência sobre o gerenciamento dos resultados dessa atividade.

Por isso, o livro não poderia faltar na nossa seleção. Apesar de não tratar dos conceitos técnicos de análise e operações, o autor oferece de maneira didática e divertida princípios básicos sobre como ficar rico.

O que considerar antes de começar a operar day trade?

Sem dúvida, o principal conteúdo sobre day trade pode ser encontrado, aprendido e desenvolvido por meio da leitura dessas obras. Entretanto, antes de você tomar a decisão de aprofundar a investigação sobre o tema, convém trazer algumas reflexões relevantes.

Confira!

Trading é uma atividade séria

Vale frisar o fato de que day trade não é um tipo de loteria e não depende da sorte. Embora haja a possibilidade de ganhar dinheiro rapidamente, a atividade não é fácil. Como você viu, ela demanda conhecimento e experiência.

Portanto, se você considera avaliar a possibilidade de se tornar um trader, entenda que estará optando por uma atividade séria — e, muitas vezes, profissional. Isso significa disposição de trabalho, estudo, análise e algumas horas diárias de operação.

É impossível não perder dinheiro

A internet está cheia de casos de pessoas que mudaram suas vidas graças ao day trade. Porém, um fato que não é citado com tanto ímpeto é a estatística de sucesso dos iniciantes. A maior parte dos especuladores têm prejuízo financeiro — e a maioria desiste sem compensação.

Por isso, é importante você saber que perder faz parte da atividade do trader. Seu objetivo não deve ser nunca perder, mas ter maiores ganhos do que prejuízos. Afinal, o que importa nessa atividade é o saldo final da conta.

Portanto, embora perder dinheiro seja inevitável, ganhar mais também é possível. Aí está a verdadeira competência do trader: saber construir estratégias que garantam um resultado positivo na média geral.

Planejamento financeiro é indispensável

Entre os livros de educação financeira que um trader deve ler, vale a pena incluir mais da mesma categoria de “O Homem Mais Rico da Babilônia”. Afinal, são conhecimentos valiosos os que nos ajudam a planejar a vida financeira de uma maneira esclarecida e eficaz.

Logo, não se esqueça da importância de decidir o que se faz com a renda obtida no day trade. Ter um planejamento financeiro bem elaborado é essencial.

Há recursos necessários no day trade

Por fim, vale destacar que um especulador precisa de determinados recursos e ferramentas. É necessário ter conta em uma corretora de investimentos para poder operar na bolsa de valores. Além disso, continue estudando e conhecendo mais de análise técnica e recursos utilizados.

Agora você conhece os melhores livros sobre day trade para ler ao longo da sua jornada na bolsa. Esse material preparará a sua mente para operar da maneira mais lucrativa. Agora é com você: examine essas informações e coloque-as à prova para ter sucesso!

Que tal começar a operar na bolsa com o apoio de quem se importa com seus objetivos? Entre em contato com a Guide e descubra todas as vantagens que temos para você!

Relacionados

Candlestick: entenda como funciona esse gráfico

Existem diferentes maneiras de obter lucro na bolsa de valores, sendo que uma que vem se destacando é a especulação. No [...]

Guide Investimentos - 25/10/2021

Ticker: aprenda a interpretar o código utilizado na bolsa de valores

A B3 é a bolsa de valores brasileira e apresenta uma grande quantidade de ativos, derivativos e produtos financeiros. Entre ações, [...]

Guide Investimentos - 22/10/2021

Como saber se uma ação tem tag along? Aprenda agora mesmo!

Como acionista de uma empresa, você tem diversos direitos — como o de participar dos resultados do negócio. Outro direito relevante [...]

Guide Investimentos - 22/10/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções