Cotações por TradingView

Inteligência artificial aplicada nos investimentos

Tempo de leitura: 1 minuto

Ao falar de tecnologia no mercado financeiro é impossível não citar os fundos sistemáticos ou quantitativos. Sempre que mencionamos esse tipo de fundo, as palavras algoritmos ou robôs estão atreladas a eles. A inteligência artificial usada nesse tipo de fundo são modelos matemáticos desenvolvidos com dados de mercado, um modelo muito usado é o de tendência, esse modelo é baseado em dados de mercado que ocorreram no passado e tendem a acontecer no futuro.

Esse fundo abre diversas portas no mercado financeiro. A primeira porta é para profissionais focados em análises de dados e de outras áreas de desenvolvimento de sistemas executando atividade de gestor que, anteriormente, eram escassos no mercado financeiro. A segunda porta e, mais importante, é o acesso a mercados externos com um acompanhamento de dados e modelos matemáticos de tendências.

A classe de fundos quantitativo e sistemático ainda é restrita no mercado brasileiro. Os fundos fundamentalistas, que estão nas prateleiras das corretoras há anos, ainda se adaptam a essa tendência de mercado. Fundos de ações e multimercado “convencionais” têm usado modelos matemáticos e análises quantitativas em suas tomadas de decisões humanas. Hoje vemos diversos fundos híbridos onde modelos matemáticos são utilizados para estudos e auxiliam na tomada de decisões dos gestores.

Apesar desses tipos de fundos serem relativamente novos no Brasil, os fundos quantitativos não são novidade no exterior, já existem vários fundos como os renomados Bridgewater e o Renaissance.

Dessa forma, acreditamos que o cenário de juros globais em níveis extremamente baixos (no Brasil essa nova realidade está se impondo) abra cada vez mais oportunidade de investimentos em fundos com estratégias que fujam do convencional. Também vale ressaltar que esse tipo de fundo tem uma baixa correlação com os fundos tradicionais, então é uma boa opção para compor o portfólio.

Autores: Ariel Ghelfond Levi e Nelson Rubens Muscari Neto

Relacionados

Índice de Treynor: descubra qual retorno da sua carteira com esse índice!

Um dos principais objetivos dos investidores é construir patrimônio. Nesse sentido, a rentabilidade da carteira é um dos critérios que devem [...]

Debora - 26/11/2021

Existe ETF de bitcoins? Conheça fundos de índice para investir em criptomoedas!

As criptomoedas vêm se destacando no mercado financeiro, atraindo a atenção de diversos investidores. Como consequência, é comum que novas alternativas [...]

Guide Investimentos - 26/11/2021

Fundo long only: quais as diferenças para outros fundos de ações?

O mercado de renda variável é repleto de alternativas. Por exemplo, você pode investir em ações, FIIs (fundos imobiliários), ETFs (fundos [...]

Guide Investimentos - 24/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções