Uma conversa honesta sobre Fluxo de Caixa Descontado

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das questões que mais atrapalha os investidores de serem bem sucedidos no longo prazo é, a todo investimento, encontrar a grande tacada que mudará sua vida.

Para isso, eles buscam justificar suas decisões com base em complexas análises, utilizam planilhas gigantes e mega elaboradas, se deixam acreditar nas histórias mais sedutoras, e se esquecem de entender o básico, que são as formas que uma companhia gera dinheiro e o que afeta isso.

O processo de avaliação para identificar se uma empresa se traduz em um bom investimento está intrinsecamente relacionado com o processo de precificação de ações.

Tecnicamente, a isso se dá o nome de Valuation. Aswath Damodaran é uma das principais referências sobre o assunto, e diz que valuation é uma mistura entre ciência e arte, e que faz a ligação entre histórias e números.

Uma das mais conhecidas formas de se identificar o valor de uma companhia é através da projeção dos fluxos de caixa futuros da empresa e trazê-los a valor presente por uma taxa de desconto.

Essa técnica é conhecida como Método do Fluxo de Caixa Descontado (DCF).

Porém, nessa metodologia de precificação, existem inúmeras variáveis que são bastante difíceis de serem previstas, como o crescimento da empresa na perpetuidade.

Ou seja, entendendo que uma empresa é uma instituição que deve perdurar para sempre, é preciso estimar o quanto, após realizados todos os investimentos necessários, a empresa continuará crescendo.

Outra variável extremamente relevante para o DCF é o quanto será necessário descontar a projeção dos fluxos de caixa para avaliá-los no presente.

Além de tudo isso, tem o elevado nível de incerteza acerca de projetar o futuro, que por definição é incerto, para o quanto de dinheiro as empresas irão gerar nos próximos 5, 10, 15 anos.

Charlie Munger e Warren Buffett são bastante críticos da ideia de utilizar projeções de fluxo de caixa para precificar empresas justamente por esses pontos levantados.

Sobre o assunto, Munger diz “Algumas das piores decisões de negócios que eu já vi, vieram acompanhadas de análises detalhadas. A matemática superior era falsa precisão. Eles fazem isso nas faculdades, porque eles precisam fazer algo.”

Em uma de suas apresentações em conjunto, quando questionados a respeito da utilização de modelagem financeira para a decisão de investimentos, Munger disse sobre o método de Buffett:

“Warren geralmente fala sobre fluxo de caixa descontado, mas eu nunca o vi fazendo um. Se não estiver perfeitamente óbvio que o cálculo será bem feito, ele passa para a próxima ideia.” E Buffett concordou.

“É verdade. Se o valor de uma empresa não estiver gritando para você que está descontado, é porque está bem próximo”.

O bom velhinho, com isso, quis dizer que se o valor de uma companhia não estiver obviamente muito abaixo do preço que a ação está sendo negociado, é porque o preço e o valor estão relativamente ajustados.

Para investidores bastante experientes como são Buffett e Munger, perceber esse desconto é muito mais uma questão de reconhecimento de padrão do que de modelagem.

Enfim, o processo para ter sucesso no mundo dos investimentos é ser paciente e entender que não é preciso fazer várias compras ao longo do tempo, e sim conseguir aproveitar as boas oportunidades que surgem em momentos específicos, adquirindo empresas cujo valor está muito descolado do preço.

Relacionados

Conheça as principais ações do setor elétrico disponíveis na bolsa brasileira

As ações do setor elétrico são muito procuradas pelos investidores. Afinal, o recurso é essencial para o país, sendo fundamental para [...]

Guide Investimentos - 15/10/2021

4 estratégias de investimento para quem está começando na renda variável

Quem está começando a investir na renda variável precisa adotar estratégias de investimento. Isso é importante para reduzir riscos e ter [...]

Guide Investimentos - 14/10/2021

Entenda como são divididas as ações por setor na B3

As classificações do mercado financeiro servem para dividir os ativos de acordo com as suas características. No mercado acionário isso se [...]

Guide Investimentos - 14/10/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções