CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

Estratégias de trade: você tem utilizado alternativas testadas e no momento certo?

8 de março de 2022
Escrito por Guide Investimentos
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar
imagem ilustrativa
Tempo de leitura: 5 min

Se você quer se tornar um especulador de sucesso, precisará conhecer as melhores estratégias de trade. No entanto, para saber se uma estratégia é boa ou não, será necessário testá-la previamente e entender o momento certo de usá-la.

É comum o especulador buscar um setup que esteja funcionando para começar a operar. Porém, a bolsa de valores passa por mudanças contínuas. Assim, mesmo uma estratégia vencedora pode parar de funcionar com o tempo — principalmente quando o ciclo do mercado muda.

O que veremos a seguir
O que é trade?
O que é uma estratégia de trade?
Quais os riscos de não ter uma boa estratégia estabelecida?
Qual a importância de utilizar estratégias testadas?
Conclusão

Se você não quer que suas estratégias de trade fiquem defasadas, aprenda neste artigo como testá-las e descobrir o momento certo de utilizá-las.

Boa leitura!

O que é trade?

Para facilitar a compreensão sobre as estratégias de trade, é importante conceituar primeiro esse conceito. Em tradução literal, a palavra inglesa trade significa “troca” ou “negócio”.

No mercado financeiro, ele representa uma operação de compra e venda de curto ou curtíssimo prazo. Já o operador que se vale do trade como profissão é chamado de trader.

A proposta desse tipo de negociação é aproveitar as oscilações de preço em ativos e derivativos para lucrar. Portanto, diferentemente de um investidor que usa estratégias de investimento de longo prazo para construção de seu patrimônio, o trader visa lucro rápido.

Diante dessa forma de atuação, o trader se expõe ao maior risco do mercado. Afinal, não é possível prever qual direção o mercado seguirá. Logo, caso ele adote uma posição e o mercado flua na direção oposta, haverá grandes chances de prejuízos.

Portanto, o especulador precisa se valer das melhores estratégias de trader para ter sucesso e reduzir os riscos de perder dinheiro.

O que é uma estratégia de trade?

Também é necessário entender o que é uma estratégia de trade. Trata-se de conjunto de critérios previamente definidos pelo trader para orientar suas operações de compra ou venda. Ou seja, ela reúne diversas regras que indicam o momento apropriado de se posicionar no mercado.

Ademais, podem ser encontradas diferentes estratégias de trade na bolsa de valores, especialmente em termos de duração e riscos. Porém, não existe um caminho melhor que outro. Na verdade, cada estratégia pode ser adequada para uma necessidade ou interesse.

Por exemplo, quem opera day trade precisa de estratégias dinâmicas. Isso porque, nessa modalidade, as operações devem ser iniciadas e encerradas no mesmo dia. Consequentemente, os alvos precisam ser menores, assim como o stop loss (mecanismo de proteção do trader).

Já para operações de swing trade, que costumam durar dias ou semanas, poderão ser utilizadas estratégias seguidoras de tendência, visando aproveitar movimentos maiores do mercado. O mesmo pode ser aplicado em relação ao position trade (operações que duram meses ou anos).

Quais os riscos de não ter uma boa estratégia estabelecida?

Agora que você viu o conceito de trade e estratégia de trade, talvez esteja se perguntando sobre os riscos de não ter uma boa estratégia estabelecida.

Na bolsa de valores, os preços se movimentam conforme a lei da oferta e demanda. Logo, em momentos em que a demanda aumenta, as cotações tendem a aumentar. Por outro lado, se o número de ofertas crescer, é esperado que os preços caiam.

O trader que consegue fazer uma leitura eficaz do mercado, a ponto de identificar esses movimentos, poderá se beneficiar. Contudo, é importante ter um plano de ação previamente definido, já que o ânimo do mercado pode mudar a qualquer momento.

Quem opera sem uma estratégia bem elaborada corre o risco de entrar na operação no momento errado e ficar mal posicionado. Quando os preços sobem rapidamente, por exemplo, é comum muitas pessoas adotarem posições de compra para não ficar de fora do movimento.

Porém, após uma grande alta, não é raro haver um período de correção ou o movimento perder força e iniciar uma reversão. Em ambos os cenários, o trader que estiver posicionado no topo do movimento poderá ficar em uma situação delicada, principalmente se não encerrá-la a tempo.

Por esse motivo, antes de abrir uma posição especulativa, é preciso ter uma boa estratégia predefinida. Isso envolve traçar os pontos de entrada e saída de acordo com o momento do mercado, seja no lucro ou prejuízo. Assim, você tem a chance de potencializar os ganhos e mitigar os prejuízos.

Qual a importância de utilizar estratégias testadas?

Ao chegar até aqui, você já deve ter percebido a relevância de uma boa estratégia para traders. Porém, é preciso entender quando utilizá-la e conferir se ela realmente — tornando o teste fundamental.

Na prática, uma das melhores formas de conferir se uma estratégia funciona em determinado período do mercado se dá com o uso de simuladores. Atualmente, é possível contratar plataformas trader que simulam o mercado junto às corretoras de valores.

Por meio delas, você consegue pôr à prova diversas estratégias diante de qualquer cenário desejado. E o melhor é que os simuladores utilizam dinheiro fictício, permitindo a você desenvolver suas habilidades e estratégias sem correr o risco de ter prejuízos.

Em uma conta de simulação (conta demo), o trader tem acesso às mesmas ferramentas que teria no mercado real. Então ele poderá montar e testar todas as estratégias usadas no seu dia a dia. Dessa maneira, há a possibilidade de corrigir erros ou readaptar o plano ao cenário atual da bolsa.

Muitas plataformas contam também com o replay de mercado. Nesse sentido, se você perdeu um dia de negociação ou quer rever uma data em que houve grande volatilidade, por exemplo, tem a oportunidade de reprisá-la.

Inclusive, essa é uma boa forma de conferir qual de suas estratégias funcionaria naquele dia específico. Portanto, ao utilizar estratégias testadas, maiores serão as suas chances de encontrar sucesso na atividade de especulação na bolsa de valores.

Conclusão

Agora que você conhece a importância de testar as suas estratégias de trade, poderá selecionar as mais apropriadas para o seu perfil e objetivos. Desse modo, é possível treinar o seu operacional para evitar cenários desfavoráveis, diminuindo a possibilidade de enfrentar prejuízos na bolsa e ampliando as chances de bons resultados.

Você quer aumentar seus conhecimentos sobre especulação? Então aproveite para complementar os seus estudos e descubra como se tornar um trader profissional!

Guiar as pessoas para que o dinheiro não limite a vida. Este é o nosso propósito e o que acreditamos. Queremos eliminar as barreiras e limitações que impedem as pessoas de viverem sem ter que ficar só preocupadas com dinheiro. Aqui, no portal O Guia Financeiro, te auxiliamos e ensinamos diversas formas de alcançar a sua independência e sempre te lembramos de contar com os nossos Assessores-Guias com o objetivo de alcançar seus sonhos e objetivos.

Veja também