Estratégias para se preparar para mercados em baixa

Parabéns a você que escolheu ler este artigo no meio a um ciclo de alta na bolsa de valores. Não é ironia! As chances para você, no longo prazo, são maiores, pois estará preparado para ganhar mais dinheiro quando o mercado estiver em baixa. A grande maioria vai aprender a usar o paraquedas depois de já ter pulado do avião. 

 

Quando o bear market chegar, em que os ativos estarão desvalorizados e houver um grande pessimismo em todos os envolvidos, já será tarde para aprender; quem estiver preparado terá um diferencial.

 

Já dizia o mestre Buffett: “Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos”. Estude como proteger sua carteira antes da queda. Quando este momento chegar, só vai continuar de pé quem fez a tarefa de casa.

 

Eis algumas ideias de como se preparar:

 

1 – Tenha dinheiro em caixa

Quando mercado estiver em liquidação, com os preços lá embaixo, quem é que vai ter dinheiro para comprar as ações baratas e aproveitar o próximo boom? Isso mesmo: quem tiver recursos em caixa antes da queda, como o Buffett, que hoje tem 128 bilhões de dólares parados.

 

A regra número 1 do Warren Buffett é “não perca dinheiro”. Com isto, ele quer dizer que é muito mais importante você controlar suas perdas do que ganhar dinheiro no mercado. Pela natureza dos juros compostos, as perdas são bem mais impactantes que os ganhos. 

 

2 – Diversifique

 

Apesar de ser amplamente falado, é sempre bom reforçar: diversifique! Não mantenha todos os ovos na mesma cesta, sua avó já dizia. Diversificação pode te ajudar a diminuir os riscos não só de uma grande queda, mas também de curto prazo nas oscilações naturais de ativos. Um ativo descorrelacionado pode estar subindo quando o resto do mercado estiver caindo e salvar sua carteira. Lembre-se: o que conta é sua carteira e não ativos separados.

 

3 – Lembre-se: mercados de baixa têm fim

 

A princípio, essa afirmação parece óbvia. Entretanto, depois de dois, três ou até seis anos de queda, como ocorreu de 2010 até 2016, fica difícil enxergar a luz no fim do túnel. Grandes investidores se diferenciam dos medianos justamente nesses momentos. 

 

É justamente na recuperação, no nascimento do bull market seguinte, que grandes fortunas são feitas. Um exemplo é 2009, na recuperação de 2008, em que o índice bovespa teve um crescimento de quase 130% em um pouco mais de um ano. No primeiro ano de bull market após o impeachment, a recuperação foi de 67%. Ou seja, durante a baixa, se prepare para a alta. Quem se desesperou e vendeu, perdeu duas vezes: perdeu na baixa e perdeu a alta.

 

4 – Aprenda sobre hedge

 

É possível ter uma rede de proteção ao investir dinheiro na bolsa. É o chamado hedge que, quando bem aplicado, consegue muitas vezes segurar seu portfólio de maneira simples e com custo mais baixo do que de outras formas. Se o hedge tiver uma estrutura assimétrica convexa – ou seja, se perder, perde pouco, se ganhar, ganha muito -, é possível não só se proteger, como até se beneficiar de grandes quedas.

 

Seja da forma que for, o que diferencia grandes profissionais de qualquer ramo é que eles estão preparados não só para aproveitar quando o mercado sobe, mas também a queda. No momento da competição, seja numa prova ou num campeonato, é na dificuldade que os grandes vencem com mais facilidade, pois eles treinam preparados para o pior. Para você também se tornar um grande investidor, capacite-se para o mercado em baixa porque pode até demorar, mas ele vai chegar.

Relacionados

#QueroUmGuia – Tire suas dúvidas sobre investimentos

Confira a nossa agenda de lives e vídeos com nossos guias e convidados especiais do mercado e de outros segmentos para [...]

Guide Investimentos - 25/10/2020

Como investir meu dinheiro? 11 Dicas para começar agora!

Se você deseja fazer o seu dinheiro render, é interessante realizar investimentos. No entanto, é comum surgirem muitas dúvidas nesse momento. [...]

Guide Investimentos - 23/10/2020

Fome de poder: você tem fome de quê?

Seguindo a linha de indicações das sextas-feiras nesta coluna, hoje vamos falar sobre o filme Fome de Poder, que conta a [...]

Terraco Econômico - 23/10/2020

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções