Cotações por TradingView

Conselhos que eu gostaria que tivessem me dado quando eu tinha 18 anos

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá, leitores! Estava pensando por esses dias sobre como foi minha iniciação a vida adulta (não faz tanto tempo assim, caso você esteja se perguntando isso) e sobre todos os erros de principiante que cometi; e as escolhas que fiz na busca pelo meu crescimento profissional e como indivíduo na sociedade.

Aprendi muitas coisas ao longo desse tempo e, de modo algum, vou dizer aqui que me arrependo das escolhas que fiz, porém há algumas informações que gostaria de ter recebido quando era mais novo, essas dicas poderiam ter me poupando de algumas decisões precipitadas, vou compartilhar com você algumas ideias que podem lhe ser úteis de alguma forma.

Se torne um investidor (a) desde cedo, mesmo que com pouco dinheiro

Atualmente, com menos de R$ 50 é possível fazer bons investimentos. Muitos caem no erro de achar que aplicar “somente” R$ 50 reais nem pode ser considerado um investimento de fato, esse pensamento não poderia estar mais errado. 

Mesmo que o valor a princípio seja pouco, o principal fator nesse caso é, na verdade, o tempo. Se você começar a investir todo mês esse pequeno valor, ao longo dos anos esse dinheiro irá se multiplicar graças ao poder dos juros compostos.

O seu eu de hoje pode não achar que isso é lá grande coisa, mas tenho certeza de que o seu “eu” daqui a 30 anos vai te agradecer muito por essa iniciativa.

Fazer faculdade é bom, mas está longe de ser algo que te dê garantia de sucesso

Para ser ainda mais exato, ter uma faculdade só vai te fazer estar na média do mercado. Ela só lhe dará o básico para que você possa exercer a profissão que escolheu, mas as formas de trabalho estão passando por um período de mudanças cada vez mais acelerada, daqui 10 ou 15 anos existirá muitas profissões novas que não conseguimos nem imaginar. 

Caso duvide dessa afirmação, só pense o seguinte, por acaso alguém pensava há 5 anos atrás que poderia se ganhar a vida fazendo vídeos curtos em uma rede social? Muitas pessoas conseguiram mudar totalmente suas vidas através do TikTok, Instagram e Youtube.

É exatamente por conta disso que os profissionais que terão mais sucesso em suas carreiras serão aqueles que nunca param de aprender e estão sempre buscando estar a par das novas tecnologias relacionadas ao seu nicho, seu valor no mercado pode aumentar de forma exponencial dependendo da habilidade que você conquistar.

Comprar uma casa ou carro pode não ser uma boa escolha se você não tiver um bom capital guardado

Eu entendo que muitos tem a ideia de que ter uma casa própria é garantia de segurança e um investimento importante. Não vou discorrer aqui sobre se isso é certo ou errado, pois sei que a vários fatores emocionais que estão ligados a essas decisões, ouvimos muitas coisas a respeito disso de nossos familiares que vieram de uma geração em que era muito menos custoso comprar um imóvel, por exemplo. Porém, com os preços que encontramos hoje na economia, o risco de entrar em uma cilada ao fazer um financiamento é muito grande, não sabemos como vamos estar daqui a 5, 10 ou 20 anos e ter uma dívida desse porte a longo prazo pode prejudicar nossos objetivos se a decisão não tiver sido tomada com certa garantia caso as coisas não saiam como planejado.

O mesmo pensamento vale para a aquisição de um carro. A compra desse tipo de produto está cheia de custos escondidos: IPVA, seguro do veículo, manutenção, estacionamento, combustível. Mesmo que a parcela do financiamento seja possível de pagar com tranquilidade, vale lembrar que o custo total é muito maior que o valor do financiamento.

Pense no seu eu “mais velho

Quando somos jovens é bem mais difícil pensarmos na velhice pois é algo que está mais distante de nós. Mesmo assim, pense com carinho no seu eu que estará lá na frente, como você quer que ele ou ela esteja vivendo? Se você quiser que o seu eu mais velho esteja vivendo bem, pense em coisas como praticar exercícios, beber água, ter uma boa alimentação e buscar criar laços com pessoas que lhe agregam valor, viver uma boa vida é muito importante pois ela fará total diferença em seu sucesso não só profissional como também em todos os outros aspectos.

Existem vários outros conselhos que eu gostaria de ter escutado, mas acredito que esses já fariam uma grande diferença e teriam me poupado de muitas armadilhas. Espero que tenha gostado dessas dicas, te vejo no próximo texto!

Relacionados

CDB ou Fundo DI: em qual opção investir?

Ao analisar o universo dos investimentos e se deparar com as inúmeras alternativas do mercado, muitos podem ficar em dúvida sobre [...]

Guide Investimentos - 11/01/2022

Tributação CDB: como funciona as taxas desse título de renda fixa?

Os investimentos de renda fixa costumam atrair a atenção de investidores por sua segurança e previsibilidade. Nesse grupo, os produtos emitidos [...]

Guide Investimentos - 10/01/2022

CDB ou Tesouro Direto: qual a melhor opção de investimento?

A renda fixa conta com diferentes tipos de investimento, os quais podem ser adequados a investidores com interesses distintos. Entre as [...]

Guide Investimentos - 05/01/2022
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções