CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

Como usar o boletim Focus nas suas decisões de investimento?

15 de julho de 2022
Escrito por Guide Investimentos
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar
imagem ilustrativa
Tempo de leitura: 5 min

Tomar decisões de investimento é uma tarefa que deve ser realizada considerando critérios claros e objetivos. Para tanto, vale a pena buscar informações relevantes e que apoiem suas escolhas. Uma das formas de fazer isso inclui aprender como usar o boletim Focus.

Com esse relatório, você tem uma visão geral da economia do Brasil e pode avaliar seus efeitos sobre o mercado financeiro. Assim, é possível analisar diferentes contextos e aproveitar oportunidades que podem surgir com o cenário econômico apresentado pelo relatório.

Quer descobrir como usar o boletim Focus para gerenciar seus investimentos? Continue a leitura e descubra o que fazer!

O que é o boletim Focus?

O boletim Focus é um relatório publicado pelo Banco Central (Bacen) com frequência semanal. Ele é composto pelas expectativas sobre diversos indicadores macroeconômicos, apresentando projeções realizadas junto a empresas do mercado financeiro.

Logo, participam da coleta de dados instituições como corretoras de valores, gestoras de recursos e outras. A elaboração do relatório, por sua vez, fica a cargo do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin), do próprio Bacen.

Para que serve esse relatório?

Agora que você sabe o que é o boletim Focus, é importante entender qual é a finalidade dele. Na prática, o relatório facilita o acompanhamento das projeções de diversos dados, desde o crescimento da economia por meio do PIB (Produto Interno Bruto) até o nível de inflação previsto no país.

Logo, o boletim traz um panorama que pode ser útil para entender qual será o provável rumo da economia em diferentes períodos. Como as projeções são realizadas com o apoio de instituições financeiras, há maior confiabilidade dos dados.

Além disso, o boletim Focus ajuda a compreender quais são os efeitos de diversos acontecimentos nas projeções econômicas. Por ser elaborado e divulgado semanalmente, ele acompanha de perto os impactos dos fatos e decisões nacionais e internacionais.

Assim, é possível entender como o mercado se movimenta — o que pode ser útil, por exemplo, ao analisar situações semelhantes no futuro.

Quais dados são apresentados?

O próximo aspecto para aprender como usar o boletim Focus é conhecer o conjunto de dados que ele apresenta e que podem ajudar na sua análise de mercado. No documento, você encontrará informações sobre os seguintes elementos:

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
  • PIB total;
  • Câmbio (em relação ao dólar americano);
  • Taxa Selic;
  • Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M);
  • IPCA administrados;
  • Conta corrente;
  • Balança comercial;
  • Investimento direto no país;
  • Dívida líquida do setor público;
  • Resultado primário;
  • Resultado nominal.

Ademais, os dados são apresentados em diferentes períodos. Você saberá quais são as expectativas para o ano corrente e para os próximos 2 anos. Ainda, será possível entender as expectativas de dados como IPCA, câmbio, Selic e IGP-M para o mês presente e para o próximo bimestre.

Com o boletim, também há a possibilidade de acompanhar os resultados em relação aos períodos anteriores. Você consegue saber, por exemplo:

  • quais eram as projeções há 4 semanas;
  • se os números atuais são maiores, menores ou iguais aos dados do relatório anterior;
  • há quantas semanas consecutivas ocorre a alta, a queda ou manutenção das perspectivas;
  • número de respostas coletadas.

A partir dessas informações, é possível saber como o mercado tem visto a situação econômica geral, se há alguma tendência consolidada ou se os dados têm variado com intensidade, por exemplo.

Qual é a importância do boletim Focus para os investidores?

Até aqui, você conferiu as principais características do boletim Focus. Agora, vale a pena entender como ele pode influenciar e apoiar as suas decisões de investimento.

De modo geral, o relatório serve como uma alternativa para orientar a sua análise do contexto macroeconômico. Assim, você pode compreender qual tende a ser o comportamento da economia e como isso pode influenciar a composição e o resultado da sua carteira.

Diante da perspectiva de alta da inflação, por exemplo, pode ser necessário buscar investimentos para proteger o poder de compra do seu patrimônio. Já o aumento da Selic tende a resultar em títulos de renda fixa com melhor retorno.

A perspectiva do PIB, por sua vez, pode ajudá-lo a antever uma crise ou recessão econômica. Assim, você pode decidir se pretende aproveitar o momento de volatilidade para buscar oportunidades ou se prefere se proteger, de acordo com seu perfil de investidor e objetivos.

Até mesmo estratégias mais complexas podem ser favorecidas quando você sabe como usar o boletim Focus. Afinal, a perspectiva de aumento da taxa de câmbio, por exemplo, pode fazê-lo adotar estratégias de proteção de carteira (hedge), incluindo derivativos financeiros.

Portanto, o boletim Focus pode abastecê-lo com dados relevantes para que a sua tomada de decisão seja mais estratégica e orientada.

Como usar o boletim nas decisões de investimento?

Sabendo que o boletim Focus pode ajudá-lo a tomar decisões melhores, é interessante entender como usá-lo. O primeiro passo é realizar o acompanhamento periódico do relatório pelo site do Bacen. Se preferir, você pode se inscrever para recebê-lo por e-mail.

A cada nova edição, vale a pena decompor os dados e compreender o que eles significam. É o momento de avaliar quais são os motivos para os números apresentados e quais podem ser os impactos em curto, médio e longo prazo.

Se a perspectiva para o PIB tiver piorado, por exemplo, avalie os motivos para esse movimento. Também é importante compreender as tendências e como elas podem afetar sua atuação no mercado de capitais.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção para buscar outras informações, de modo a fazer uma análise completa. Então é interessante cruzar o relatório com análises profissionais ou com as notícias do setor financeiro, por exemplo.

Além disso, lembre-se de que uma estratégia de longo prazo não costuma ser afetada por mudanças pontuais. Logo, não é porque os dados do Focus variaram entre semanas ou meses que, necessariamente, você deve alterar o portfólio. Contudo, é importante estar atento às possibilidades que os dados divulgados podem trazer para a sua estratégia.

Agora você sabe como e por que usar o boletim Focus nas suas decisões de investimentos. Não se esqueça de buscar outras fontes de informação e de considerar seu perfil de investidor e seus objetivos para fazer escolhas mais acertadas para a sua estratégia.

O que achou dessa fonte de informação? Para desenvolver outros conhecimentos sobre o mercado financeiro, assine O Guia Financeiro VIP!

Guiar as pessoas para que o dinheiro não limite a vida. Este é o nosso propósito e o que acreditamos. Queremos eliminar as barreiras e limitações que impedem as pessoas de viverem sem ter que ficar só preocupadas com dinheiro. Aqui, no portal O Guia Financeiro, te auxiliamos e ensinamos diversas formas de alcançar a sua independência e sempre te lembramos de contar com os nossos Assessores-Guias com o objetivo de alcançar seus sonhos e objetivos.

Veja também