Disciplina Financeira: como ter?

Para se tornar disciplinado financeiramente, precisamos entender primeiro o que significa a palavra disciplina. Então, vamos lá!

De acordo com o dicionário, disciplina é a “obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo”. Também pode se referir ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa.

Embora a maioria das pessoas associe disciplina a comportamentos sociais, isso também se aplica à maneira como você administra seu dinheiro. Disciplina financeira quer dizer quão bem você é capaz de conciliar seus gastos e economizar com os planos que você definiu para atingir suas metas financeiras.

 Agora, vamos ao mais importante…

Como melhorar sua disciplina financeira?

1- Trace um plano

Às vezes, a disciplina financeira pode parecer ilusória. Você pode ter tentado táticas diferentes, adotado resoluções diferentes, gastando uma quantidade considerável de esforço apenas para não sair do lugar.

Para evitar isso, criar um plano é a primeira coisa que você deveria fazer. Ao traçar seu plano, observe os seus sonhos de curto e longo prazo. Embora um orçamento faça parte do plano, o objetivo não é impedir que você gaste seu dinheiro.

Em vez disso, ter disciplina financeira permite que você tenha dinheiro para utilizar nas coisas que são mais importantes para você.

2- Pague o seu futuro primeiro

A primeira coisa a se fazer ao receber seu salário é separar o que irá para os investimentos e reserva de emergência e o que irá para os gastos fixos e contas a pagar. Isso deve se tornar um hábito na sua vida – assim como escovar os dentes ou tomar banho.

Este processo se tornará algo automático e ajudará você a evitar a tentação de gastar seu dinheiro em coisas que você não precisa.

3- Seja responsável pelos seus gastos

Garantir que você monitore seus gastos te ajudará a se responsabilizar pelo gerenciamento do seu dinheiro. Por exemplo, criar o hábito de utilizar aplicativos que monitoram seus gastos, utilizá-los todas as vezes que fizer uma compra e checar sua conta todos os dias poderá te ajudar a pensar duas vezes antes de fazer uma compra por impulso. Além disso, ao desenvolver sua disciplina financeira, você pode ver os frutos do seu trabalho ao verificar os saldos da sua conta.

4- Recompensas da disciplina financeira

Pode não ser divertido recusar passeios com amigos ou não aproveitar as promoções da Black Friday, por exemplo, mas ter disciplina financeira compensa no longo prazo. A ideia deste artigo não é que você não gaste seu dinheiro com absolutamente nada. Pelo contrário, você deve desfrutar de alguma diversão.

Estabelecer um sistema de recompensa para todos os objetivos e metas alcançados ajuda a te motivar. Deixe seu cérebro ciente de que todo trabalho duro tem uma recompensa proporcional. A cada recompensa, você estará mais inclinado a se manter disciplinado para seu próximo objetivo.

Conclusão

Construir disciplina financeira pode ser comparada ao crescimento e fortalecimento dos seus músculos. No início, dói. Haverá momentos em que você vai pensar em desistir e voltar à sua vida normal. Mas se você começar devagar, se permitindo acostumar e, gradualmente, ganhar mais força, você irá descobrir que pode, sim, acompanhar o ritmo e estabelecer metas que, a princípio, pareciam inalcançáveis.

As recompensas da disciplina financeira superam o esforço envolvido. Com o tempo, você descobrirá que o esforço valeu a pena.

Relacionados

Como investir meu dinheiro? 11 Dicas para começar agora!

Se você deseja fazer o seu dinheiro render, é interessante realizar investimentos. No entanto, é comum surgirem muitas dúvidas nesse momento. [...]

Guide Investimentos - 23/10/2020

Fome de poder: você tem fome de quê?

Seguindo a linha de indicações das sextas-feiras nesta coluna, hoje vamos falar sobre o filme Fome de Poder, que conta a [...]

Terraco Econômico - 23/10/2020

O que é a TR e como ela influencia os seus investimentos?

Conhecer os principais indicadores da economia é importante para identificar seus impactos no dia a dia e até para tomar decisões [...]

Guide Investimentos - 22/10/2020

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções