Pirâmide financeira: o que é e como reconhecer em 3 passos

Tempo de leitura: 6 minutos

No último ano, o cenário de juros baixos, somado à chegada da Covid-19, fez muitos investidores intensificarem a busca por alternativas de investimentos mais rentáveis. Nesse contexto, é comum que alguns sejam atraídos pelas famosas pirâmides financeiras e suas doses extras de promessas.  

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, em 2020 foram enviados 325 comunicados de indícios de crime aos Ministérios Públicos dos Estados e Federal. Destes, 175 eram pirâmides financeiras, o equivalente a, aproximadamente, 53,84% do total dos casos.

Continue a leitura e saiba como identificar uma pirâmide e proteger seu patrimônio desse tipo de armadilha financeira.

O que veremos neste artigo?
O que é uma pirâmide financeira?
Por que pirâmide?
Como funciona uma pirâmide financeira?
Qual a diferença entre pirâmide e marketing multinível?
Como identificar uma pirâmide financeira?
Qual é a pena para o crime de pirâmide?
O que fazer se eu for vítima de uma pirâmide financeira?
Pirâmides Financeiras 2021
Conclusão

O que é uma pirâmide financeira?

Apresentada de diferentes formas, a pirâmide financeira, também conhecida como esquema Ponzi, é um modelo de negócio fraudulento que seduz muitos investidores com suas falsas promessas de retornos expressivos e consistentes em um intervalo curto de tempo. 

O modelo se baseia no recrutamento progressivo de pessoas para conseguir arcar com a multiplicação dos investimentos, o que logo torna-se insustentável. 

Por que pirâmide?

A pirâmide financeira recebe essa denominação devido à estrutura que é formada. Em sua fase inicial, a empresa que lidera a operação será a responsável por trazer novos investidores que, por sua vez, serão subordinados a eles. 

Desta forma, à medida que novos grupos vão aderindo ao negócio, a estrutura cresce e toma o formato de uma pirâmide.

Como funciona uma pirâmide financeira?

De forma prática: um investidor atraído por uma promessa de retorno “garantido” de 10% ao mês, por exemplo, entrega seu dinheiro aos organizadores da pirâmide. Estes, por sua vez, pagam o rendimento prometido utilizando o recurso de novos investidores que aderirem ao modelo. 

Desta forma, somente o responsável pela pirâmide e, no máximo, um restrito grupo de investidores que aderiram inicialmente ao negócio, conseguem, de fato, lucrar. Isso acontece porque à medida que a inclusão de novos participantes se reduz, a operação torna-se inviável.

Qual a diferença entre pirâmide e marketing multinível?

O marketing multinível refere-se a uma atividade legalizada utilizada por grandes empresas para comercializar seus produtos e serviços. O recrutamento de pessoas e o estabelecimento de comissões são suas principais características, porém reiterando é uma atividade regulamentada.

No geral, as pirâmides não oferecem nenhum tipo de produto ou serviço, o que também pode qualificá-las como um tipo de fraude. O modelo é planejado para ruir ao longo do tempo e isto, na maioria das vezes, é arquitetado por pessoas gananciosas e com má-fé. 
Algumas pirâmides se apresentam como empresas de marketing multinível e as utilizam apenas como um disfarce. Por este motivo, é essencial fazer uma pesquisa prévia das empresas, assim como entender a diferença entre as duas atividades.

Pirâmide financeira 2021: o que é,  quais são, como reconhecê-las para não cair em um golpe

Como identificar uma pirâmide financeira?

A  educação financeira no Brasil ainda é rara e exclusiva a um grupo de pessoas. Sendo assim, muitas pessoas estão suscetíveis a golpes como as pirâmides financeiras. A boa notícia é que podemos evitá-las seguindo três passos básicos, que são eles:

1.    Fique atento às promessas sedutoras.

Em geral, as pirâmides aparecem camufladas sob a aparência de uma oportunidade única de obter um retorno bem acima da média apresentada pelo mercado e, por isso, não podem ser desperdiçadas.

Embora seja algo tentador, precisamos alertá-lo que isso, lamentavelmente, não existe. Quando o assunto é investimento, risco e retorno caminham lado a lado. Por isso, modalidades de investimentos com maior possibilidade de ganho são consideradas mais arriscadas.

2.    Desconfie quando a indicação de novos investidores resultar em ganhos extras.

Esse é um dos primeiros sinais de que você está diante de uma pirâmide. Normalmente, ao ingressar nesse tipo de operação, o investidor é orientado a convidar novos membros, como amigos e familiares, para participar. Desta forma, ele estará contribuindo com a vida útil da pirâmide e garantindo o recebimento de seus rendimentos, ainda que inconscientemente.

3.    Antes de tomar qualquer decisão, pesquise.

Em um esquema de pirâmide, é muito comum que tanto os organizadores, quanto os supostos instrumentos financeiros utilizados não estejam devidamente registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Neste caso, uma pesquisa prévia e detalhada sobre a empresa pode evitar danos irreparáveis.

Qual é a pena para o crime de pirâmide?

Hoje, uma vez comprovado o crime de pirâmide financeira, a pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multas. No entanto, está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 744/21 que tem como objetivo aumentar o prazo de reclusão. De acordo com a proposta, quando o crime ficar restrito a uma localidade, a pena será de reclusão de 2 a 5 anos, e multa. Ao passo que, quando houver repercussão interestadual, ou for cometido pela internet, a pena será reclusão de 4 a 8 anos, e multa.

O que fazer se eu for vítima de uma pirâmide financeira?

A pirâmide financeira é uma prática ilegal no Brasil, por isso ela é considerada crime contra a economia popular e deve ser denunciada ao site do Ministério Público Federal, que disponibiliza atendimento direcionado a este tipo de prática, assim como todas as orientações necessárias.

Além disso, é possível também fazer uma denúncia junto à polícia federal e civil. Vale ressaltar que o serviço de um advogado nestes casos é fundamental.

Pirâmides Financeiras 2021

Embora o tema pirâmides financeiras exista há muitos anos e estampe as páginas de jornais, ainda hoje muitos destes esquemas fraudulentos persistem.

Nos dias atuais, é preciso redobrar a atenção e desconfiar de ofertas tentadoras de investimentos, lembrando que muitas fraudes migraram para a internet, principalmente para as redes sociais, onde é fácil a replicação da informação e captação de novos membros .

Para evitar cair em golpes, utilize as recomendações acima para checar a idoneidade dos negócios e prefira os investimentos devidamente regulamentados. Por fim, revise seu perfil de risco e procure investimentos que sejam compatíveis com ele. O mercado tem apresentado cada vez mais soluções inovadoras e acessíveis.

Conclusão

É  preciso ter atenção plena para não cair em golpes como a pirâmide financeira, evitando assim perder dinheiro. Avalie se o retorno oferecido condiz com o cenário econômico atual.  Lembre-se: não existe fórmula mágica.

Portanto, opte não apenas por retornos que saltem aos olhos, mas sim por instituições sólidas e responsáveis. Assim, você certamente terá acesso a investimentos seguros e com retornos consistentes.

Quer começar a investir? Então conheça 5 investimentos que geram renda mensal e podem contribuir com o seu orçamento.

Relacionados

#QueroUmGuia – Tire suas dúvidas sobre investimentos

Confira a nossa agenda de lives e vídeos com nossos guias e convidados especiais do mercado e de outros segmentos para [...]

Guide Investimentos - 16/05/2021

Você conhece as ações que fazem parte do índice Bovespa?

Se você investe em ações ou já viu alguma notícia sobre a bolsa de valores, provavelmente ouviu falar no Índice Bovespa. [...]

Guide Investimentos - 14/05/2021

Onde investir 50 mil reais no mercado financeiro?

Se você tem 50 mil reais para investir, é comum se perguntar quais investimentos escolher. Essa quantia permite uma diversificação um [...]

Guide Investimentos - 13/05/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções