Checklist do investidor de sucesso

Nos últimos artigos, focamos mais na parte quantitativa na hora de avaliar investimentos sob a perspectiva da análise fundamentalista. No entanto, encontrar ações que proporcionem retornos acima da média não é apenas um exercício quantitativo. Vamos ver hoje quais são os outros passos necessários.

O mercado financeiro é um jogo extremamente competitivo, onde investidores profissionais disputam e exploram-no 24/7 por assimetrias. Por conta disso, analisar apenas os múltiplos de uma empresa é condição necessária, mas não suficiente para o sucesso no mundo dos investimentos.

Qualquer um pode calcular os múltiplos de uma empresa e compará-los com os seus pares. Portanto, o investidor que se contentar com essa abordagem não atingirá retornos consistentes acima da média

É necessário ir mais a fundo e realizar uma análise completa dos aspectos qualitativos também. O jogo dos investimentos é muito subjetivo. A prova disso são as diferentes opiniões que diferentes analistas possuem sobre o mesmo ativo.

Sendo assim, gosto muito de seguir uma checklist que cubra grande parte dos importantes aspectos qualitativos de uma empresa, para que eu me certifique de que não esqueci de abordar nenhum tópico.

Um muito interessante é o proposto pelo livro: “The Investment Checklist – The Art of In-Depth Research”, de Michael Shearn, sobre o qual eu me basearei no artigo de hoje.

Outra dica é que está no ar no canal do YouTube do Tiago Reis, fundador da Suno Research, o vídeo: “Checklist do Investidor de Sucesso – Como analisar uma empresa?”. Nele, o analista-chefe da Suno se aprofunda em cada tópico do livro, com exemplos reais e uma didática bem simples. Não deixa de conferir!

Voltando ao checklist, esses são alguns dos meus critérios favoritos ao avaliar um potencial investimento:

 

  • 1- Como você avaliaria esse negócio se você fosse o CEO? Qual a sua opinião a respeito da empresa na ótica de um consumidor?
  • 2- Você consegue descrever todo o modelo de negócio da empresa com suas próprias palavras?
  • 3- Em quais mercados a empresa opera e quais são os riscos associados a esses países?
  • 4- Quem é o cliente principal da empresa?
  • 5- A base de clientes é concentrada ou diversificada? Qual a taxa de retenção desses clientes?
  • 6- A empresa possui alguma vantagem competitiva sustentável? Qual a origem dessa vantagem competitiva?
  • 7- O negócio possui a habilidade de subir o preço de seus produtos/serviços sem perder clientes (pricing power)?
  • 8- A empresa atua em bom setor?
  • 9- Como é a relação com os fornecedores? São diversificados ou concentrados?
  • 10- Quais são os fundamentos dessa empresa? Seu balanço patrimonial é sólido?
  • 11- Quais são os principais riscos envolvidos na operação? Como a inflação afeta o negócio?
  • 12- As receitas são recorrentes e previsíveis? O modelo de negócios é cíclico? Como a empresa se portou em uma recessão?
  • 13- A empresa é alavancada financeiramente ou operacionalmente? Qual a sua necessidade de capital de giro e CAPEX?
  • 14- Quem é o CEO? A gestão está comprando ou vendendo ações? Ela recompra ações constantemente?
  • 15- A empresa consegue crescer organicamente ou somente apenas via fusões e aquisições? Qual o histórico das transações M&A?

 

Ao responder essas questões, é possível ter uma visão mais ampla sobre a empresa e, consequentemente, avaliar melhor o potencial de suas ações.

Por hoje, é isso. Bons estudos e até a próxima!

Relacionados

4 princípios de Warren Buffett para comprar ações

É impossível falar de investimentos de longo prazo sem citar Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos. Ao longo [...]

Suno Research - 18/11/2020

O que são Ações e como ganhar dinheiro com elas?

Quando se fala em investimentos, uma dúvida que pode surgir é o que são Ações. Elas são alternativas para quem deseja [...]

Guide Investimentos - 18/11/2020

Como encontrar as melhores pagadoras de dividendos? Confira 6 dicas!

Uma das formas de investir na bolsa de valores e rentabilizar é por meio do recebimento de proventos. Essa estratégia pode [...]

Guide Investimentos - 12/11/2020

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções