CDB X LCI X LCA: qual rende mais?

Mesmo em cenários em que a taxa de juros está em níveis historicamente baixos, investimentos com baixa exposição ao risco e retorno constante são sempre bem-vindos. A melhor forma de escolher qual tipo de aplicação entregará o melhor retorno para sua carteira de investimentos é conhecendo melhor cada um deles. Para isso, confira o material abaixo e entenda mais sobre a diferença entre o CDB / LCA / LCI, além de saber qual rende mais.

O que veremos neste artigo?
O que é CDB?
O que é LCI e LCA?
Conheça a diferença entre eles
Qual a rentabilidade de cada investimento?
Como funciona a liquidez?
Como calcular a tributação?
Vantagens e desvantagens do CDB
Vantagens e desvantagens do LCI / LCA
Garantia (FGC)
Conclusão

O que é CDB?

O CDB – Certificado de Depósito Bancário é um título de renda fixa emitido exclusivamente por bancos e disponibilizado ao público geral como forma dessas instituições arrecadarem recursos e assim viabilizarem suas operações de crédito. Em contraparte, o investidor é remunerado com juros definidos no ato da contratação. Além disso, seus prazos variam de acordo com a instituição. Em geral, os CDBs são utilizados por muitos investidores conservadores devido a sua baixa exposição ao risco.

O que é LCI e LCA?

As Letras de Crédito Imobiliário – LCI e as Letras de Crédito Agrícola – LCA são títulos de renda fixa também emitidos por bancos a fim de captar recursos para financiamentos imobiliário e do agronegócio, respectivamente. São aplicações conhecidas entre os investidores, sobretudo por serem consideradas seguras e, assim como o CDB, contam com a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito.

Conheça a diferença entre eles

Embora pertençam à mesma classe de ativos, esses títulos (CDB / LCI / LCA) possuem particularidades que os diferenciam. A principal delas é o tipo de tributação que incide em cada uma. Enquanto o CDB respeita a tabela regressiva para recolhimento de tributo sobre o lucro, em que a cobrança máxima é de 22,5% para investimentos até 180 dias e 15% para os que ultrapassarem 2 anos, tanto a LCI quanto a LCA são isentas de imposto de renda para pessoa física.

Qual a rentabilidade de cada investimento?

O retorno de cada um desses investimentos é determinado no momento da sua contratação. No CDB, o rendimento pode ser baseado em uma taxa fixa de juros previamente estabelecida (prefixado), indexado ao CDI (pós-fixado) ou mesmo atrelado a inflação (híbrido). As LCI’s e LCA’s seguem essa mesma dinâmica e possuem uma taxa de retorno muito semelhante, sendo o destino final do recurso captado a principal diferença entre elas.

De uma forma geral, é muito comum que investidores julguem como mais rentáveis os títulos que contam com o benefício fiscal e acabem optando, por exemplo, por uma LCI/LCA do que um CDB. Para evitar essa dúvida e garantir o investimento que trará melhor rentabilidade, você pode calcular previamente a taxa de retorno equivalente usando a fórmula abaixo:

Taxa de retorno equivalente = Taxa do CDB em % x [1 – (alíquota de IR em % / 100)]

De forma prática, ao utilizar a instrução acima é possível identificar se um CDB pós-fixado, negociado a 115% do CDI com vencimento em de 1 ano, é menos ou mais rentável que uma LCA negociada a 90% do CDI, nas mesmas condições do CDB. Neste caso, a taxa de retorno final seria de 92%, mostrando que mesmo tributado o desempenho do CDB seria melhor.

Portanto, não caia na aparência de que um investimento isento de imposto de renda é necessariamente o que apresenta melhor taxa de retorno. Vale ressaltar que o prazo também impacta no resultado.

Como funciona a liquidez?

Assim como a rentabilidade, a liquidez também muda de título para título. Alguns CDB’s podem ser liquidados diariamente, enquanto outros possuem vencimentos mais longos e por isso remuneram melhor seus investidores. Já as LCI’s e LCA’s possuem baixa liquidez devido ao prazo mínimo de 90 dias estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Se resgatados antes do vencimento, as Letras de Crédito podem ter seu rendimento comprometido.

Como calcular a tributação?

Enquanto as LCA’s e LCI’s não são tributadas, o CDB segue a tabela regressiva do imposto de renda,  com alíquota de 22,5% para aplicações de até 180 dias. Para o período de 181 a 360 dias, o imposto será de 17,5%. Na sequência, a cobrança é de 20% para o período de 361 a 720 dias. Por fim, para aplicações no CDB acima de 720 dias a alíquota será de 15%. Se negociado entre o primeiro e o 29° dia do início da aplicação, haverá a incidência de IOF – Imposto sobre as Operações Financeiras, baseado em uma tabela regressiva que vai de 96% a 3%.

Vantagens e desvantagens do CDB

Por contar com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o CDB é considerado um investimento de baixo risco. Acessíveis aos vários tipos de investidores, podem ser utilizados também como margem garantia para operações em contratos futuros na bolsa de valores. Além de não sofrerem com a cobrança do come-cotas. Por outro lado, a tributação pode comprometer o lucro líquido da aplicação dependendo da taxa negociada e do prazo do título.

Vantagens e desvantagens do LCI / LCA

Das vantagens que o investimento em LCI / LCA oferece, a isenção de imposto de renda destaca-se. Assim como o CDB, essas letras de crédito também contam com a garantia do FGC, por isso são consideradas de baixo risco. Em contrapartida, não possuem liquidez diária e devem respeitar o prazo mínimo (carência), sendo portanto uma desvantagem característica dessa modalidade.

Garantia (FGC)

Originado em 1995, o Fundo Garantidor de crédito – FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que garante a proteção do capital dos investidores no caso de insolvência da instituição emissora de um determinado título. Essa garantia é limitada ao valor de R$ 250 mil por CPF / CNPJ e instituição. Além do CDB, LCA, LCI, outros tipos de investimentos também contam com essa proteção, tais como a poupança, Letra de Câmbio (LC), Recibos de Depósito Bancário (RDB) e Letra Hipotecária (LH).

 Conclusão

Agora que você teve acesso a todas essas informações, avalie qual dos títulos podem melhorar ainda mais o desempenho de seus investimentos. Lembre-se que você não precisa, necessariamente, optar por apenas um dos tipos apresentados. É possível investir em LCI, LCA E CDB simultaneamente. Afinal, uma carteira diversificada tende a ter melhores resultados.

Agora que você já sabe a diferença, abra sua conta na Guide e invista nesse e outros tipos de investimentos!

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções
Bitnami