Cotações por TradingView

Carteira Administrada: o que é, vantagens e como funciona. Descubra!

Tempo de leitura: 4 minutos

As Carteiras Administradas são uma alternativa para quem busca impulsionar os objetivos e necessidades financeiras de maneira personalizada. É um serviço diferente de uma assessoria, por exemplo, pois é um profissional quem escolhe e determina a compra e venda de ativos por você. Já sabe como aproveitar o que elas têm a oferecer? Confira o artigo na íntegra e saiba tudo sobre essa opção que pode facilitar ainda mais o seu dia a dia no momento de investir!

O que você verá neste artigo:

O que é uma Carteira Administrada?
Vantagens ao contratar um serviço de Carteira Administrada
Desvantagens da Carteira Administrada
Como contratar

O que é uma Carteira Administrada?

Uma Carteira Administrada nada mais é do que um portfólio de ações e títulos de investimentos gerenciado por um gestor de carteiras, sendo um serviço que pode ser contratado e realizado por empresas ou profissionais habilitados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O investidor ou investidora contrata um gestor de carteiras de investimento, profissional supervisionado por órgãos reguladores, para executar e acompanhar as operações da conta visando atingir objetivos específicos, como crescimento a longo prazo ou renda recorrente.

Essa é uma maneira de se beneficiar da experiência profissional de um gestor de investimento experiente e, claro, ter mais tempo para se dedicar as tarefas do dia a dia sem se preocupar em fazer qualquer tipo de operação na Bolsa.

O gestor de carteiras exerce autoridade discricionária sobre a conta que, em outras palavras, lhe permite tomar decisões de investimento relacionadas diretamente aos objetivos e necessidades do investidor (a) do ativo e seu perfil de risco, supervisionando ativamente a carteira para acompanhar as mudanças do mercado com autorização para realizar as alterações que visem alavancar os resultados.

Neste sentido, a determinação da política de investimentos é essencial na elaboração de uma Carteira Administrada. Isso porque, é por meio dela que será estabelecida as diretrizes da carteira. Por exemplo, através dela o investidor(a) indica qual o seu grau de aceitação de volatilidade e risco.

Sendo assim, a Carteira Administrada é uma forma de terceirizar as decisões para um gestor que realiza um serviço de gestão de patrimônio, e, portanto, não é um produto financeiro.

Vantagens ao contratar um serviço de Carteira Administrada

Gestão profissional

Um dos fatores que pode dificultar a vida de um investidor (a) é a falta de conhecimento técnico e aprofundado ou até mesmo experiência no mercado financeiro. Esse é um dos motivos pelo qual vale a pena buscar um serviço de Carteira Administrada. Um profissional experiente, pode ter a habilidade necessária para agir no tempo certo e atingir o melhor timing na escolha dos ativos para a sua Carteira.

Transparência

Em uma Carteira Administrada, o investidor (a) sabe exatamente onde o seu dinheiro está. Por meio dos relatórios gerados por uma corretora, tem-se acesso à composição da carteira, às operações realizadas, os custos envolvidos e outras informações muito importantes.

Além disso, o investidor (a) também tem a liberdade de acessar os seus investimentos diretamente pelo aplicativo ou plataforma, visualizando todos os seus ativos, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Tempo e liberdade

Ao contar com um serviço de Carteira Administrada, o investidor consegue ter muito mais tempo disponível – e consequentemente mais liberdade – para se dedicar às questões que são importantes na sua Vida, tais como: profissão, família, amigos, hobbies, estudos, viagens e muito mais!

Customização

Como a Carteira Administrada é um serviço contratado diretamente pelo investidor(a), é um serviço totalmente personalizado de acordo com os seus objetivos. Todas as alocações são feitas com esse propósito, existindo uma relação de alinhamento de interesses.

Desvantagens da Carteira Administrada

Custos

Como é um serviço contratado, a Carteira Administrada pode possuir alguns custos. Por isso, é preciso consultar seu assessor ou corretora antes de seguir com a contratação e analisar mais de perto se os custos estão em linha com a qualidade do serviço prestado pelo gestor. Quando comparado a fundos de investimentos, a Carteira Administrada pode ser um serviço mais vantajoso e assertivo.

Acesso

Como é um serviço que ainda não é largamente prestado no mercado brasileiro, o acesso a Carteiras Administradas ainda é um pouco restrito e pode não estar disponível em qualquer corretora.

Como contratar

Na Guide, por exemplo, o serviço de Carteira Administrada é oferecido aos investidores que tenham um mínimo de R$ 300 mil em aplicações financeiras ou disponíveis para investir. Alejandro Ortiz, nosso especialista no time de Gestão de Recursos da Guide explica alguns detalhes neste vídeo. Dá só uma olhada:

Como deu para perceber, a Carteira Administrada é uma opção muito interessante, pois oferece acesso a uma alocação de recursos completa de um jeito simples, transparente e flexível. Solicite uma avaliação com o seu assessor ou fale com um dos especialistas da Guide!

Relacionados

CDB ou Fundo DI: em qual opção investir?

Ao analisar o universo dos investimentos e se deparar com as inúmeras alternativas do mercado, muitos podem ficar em dúvida sobre [...]

Guide Investimentos - 11/01/2022

Tributação CDB: como funciona as taxas desse título de renda fixa?

Os investimentos de renda fixa costumam atrair a atenção de investidores por sua segurança e previsibilidade. Nesse grupo, os produtos emitidos [...]

Guide Investimentos - 10/01/2022

CDB ou Tesouro Direto: qual a melhor opção de investimento?

A renda fixa conta com diferentes tipos de investimento, os quais podem ser adequados a investidores com interesses distintos. Entre as [...]

Guide Investimentos - 05/01/2022
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções