Saiba o que significa Buy and Hold e como esta estratégia pode alinhar-se ao seu perfil investidor

Tempo de leitura: 6 minutos

O Buy and Hold consiste na compra de ações de empresas sólidas, com excelente potencial de valorização no longo prazo.

Esse modelo de negociação é uma alternativa para aqueles que desejam se tornar sócios das melhores empresas, como Warren Buffett e Luiz Barsi, e conquistar os maiores retornos com a ajuda dos juros compostos. 

Continue a leitura e saiba como o buy and hold pode aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

O que veremos neste artigo:
O que é Buy and Hold?
Quais são as vantagens do Buy and Hold?
Quais são as desvantagens do Buy and Hold?
Day trade ou comprar e manter ações por 5 anos?
Qual a diferença entre Swing Trade e Buy and Hold?
Como declarar Buy and Hold no imposto de renda?
Conclusão

O que é Buy and Hold?

Em tradução literal, a expressão Buy and Hold significa comprar e segurar. O termo nomeia a estratégia de investimento em adquirir uma ação e permanecer com ela por um tempo indeterminado, com o foco no longo prazo. 

Assim, o acionista pode se beneficiar com uma possível valorização do papel ou até mesmo com recebimento de dividendos durante todo o período. 

O grande precursor dessa estratégia foi Benjamin Graham, também conhecido como pai do “value investing”, autor do livro ‘’O Investidor Inteligente’’ e mentor do Warren Buffett

Superando seu mestre, Buffett se tornou um dos investidores mais importantes e admirados do mercado financeiro global, principalmente por conta de seus resultados consistentes nas últimas décadas. 

A frente da Berkshire Hathaway, seu estilo próprio de avaliar empresas ficou marcado na história. A principal característica de sua metodologia é identificar companhias com bons fundamentos e segurá-las em seu portfólio por muitos anos.

No Brasil, Luiz Barsi Filho tornou-se o maior investidor pessoa física da B3 utilizando a estratégia Buy and Hold. O “rei dos dividendos”, como também é conhecido, construiu o seu patrimônio adquirindo ações de empresas sólidas e com alto dividend yield.

Quer saber mais sobre renda variável e como começar a investir, então, não deixe de ler este artigo.

Quais são as vantagens do Buy and Hold?

Existem diversas vantagens de utilizar o Buy and Hold em sua carteira de investimentos, a principal delas é economizar com custos de transação

No momento da compra ou venda de ações na Bolsa são cobradas algumas taxas, como impostos, emolumentos e taxa de corretagem. Quando o investidor mantém a ação por muitos anos, esse gasto é menor, diferente do que acontece no day trade ou swing trade, por exemplo. 

Outra característica importante do Buy and Hold é fazer uma análise fundamentalista e observar se a empresa apresenta uma boa previsibilidade, gestão e histórico. 

Nesse sentido, a tendência é que o investidor não se preocupe tanto com os ciclos de queda do mercado ou movimentos de curto prazo, pois tais mudanças não costumam afetar os resultados da companhia. 

Logo, não é preciso passar o dia todo em frente ao Home Broker e muito menos se estressar com a flutuação dos preços. Basta acompanhar os balanços divulgados regularmente pelas empresas. 

Quais são as desvantagens do Buy and Hold?

A grande desvantagem do Buy and Hold está na necessidade de estudar os ciclos de mercados e a companhia. Isso pode exigir tempo no início para uma decisão assertiva e organização do portfólio, porém, no longo prazo, o retorno pode ser exponencial. 

Para iniciantes, o recomendável é procurar profissionais da área para auxiliar nessa jornada. Cabe ressaltar que o objetivo não é comprar (buy) e esquecer (forget), o ideal é acompanhar a empresa, principalmente nos períodos de divulgação de balanço. 

Outro ponto que costuma receber críticas é o tempo necessário para obtenção de lucros relevantes, visto que é preciso paciência, dedicação e constância com a estratégia escolhida

Day trade ou comprar e manter ações por 5 anos?

Existem diversas estratégias na hora de investir no mercado de ações, por isso é essencial entender qual é o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) e seus reais objetivos. Veja só:

No Buy and Hold, o investidor avalia os fundamentos da companhia e olha para o longo prazo, podendo manter a ação no seu portfólio por 5 anos ou mais. 

Por outro lado, o day trade é uma operação para quem deseja aproveitar as oscilações de curto prazo do mercado e obter retornos rápidos através da análise técnica ou análise gráfica, como também é chamada. 

Assim, o trader precisa acompanhar as tendências diariamente e encontrar os momentos mais oportunos para negociação. 

Apesar de apresentarem características distintas, os dois podem ser utilizados juntos de forma estratégica de modo a maximizar o rendimento da carteira. 

Qual a diferença entre Swing Trade e Buy and Hold?

O swing trade é uma das principais estratégias para quem deseja operar na Bolsa através das tendências de mercado. Diferente do que acontece no Day trade, essa operação pode durar dias, semanas ou um pouco mais. 

Já no Buy and Hold, o investidor compra um ativo e mantém em sua carteira sem previsão de venda. Além disso, o foco principal está nos fundamentos da companhia, ou seja, ele se torna sócio, pois acredita na valorização do papel para o longo prazo.

Como declarar Buy and Hold no imposto de renda?

No Buy and Hold, o pagamento de imposto ocorre apenas quando o investidor vende suas ações e ultrapassa o valor de R$ 20 mil ao mês. 

Quando isso acontece, o lucro é tributado à alíquota de 15%, do contrário é considerado isento de IR. Assim como em outros tipos de estratégias, o recolhimento acontece por meio de DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

Os investidores que optam pelo Buy and Hold precisam informar anualmente suas posições na declaração de imposto de renda no campo de ”Bens e Direitos” – código 31 – Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica).

Os rendimentos líquidos, como os dividendos ou juros sobre capital próprio, também devem ser declarados no campo de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” – opção 9 – “Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes”. 

A declaração anual de imposto é o momento de prestação de contas com o governo. Portanto, fique atento e evite problemas com a Receita Federal.

Conclusão

O Buy and Hold consiste em comprar um ativo financeiro e mantê-lo em sua carteira por tempo indeterminado. Como um patrimônio, a ideia é que o papel se valoriza ao longo dos anos. Adeptos a esta estratégia de investimento são alinhados às análises fundamentalistas e visam o longo prazo na hora de aplicarem seus recursos na renda variável. Com vantagens e desvantagens, o Buy and Hold segue premissas de investidores como Warren Buffet que já disse “alguém está sentado nas sombras hoje, pois alguém plantou uma árvore muito tempo atrás”.

Relacionados

Conheça as principais ações do setor elétrico disponíveis na bolsa brasileira

As ações do setor elétrico são muito procuradas pelos investidores. Afinal, o recurso é essencial para o país, sendo fundamental para [...]

Guide Investimentos - 15/10/2021

4 estratégias de investimento para quem está começando na renda variável

Quem está começando a investir na renda variável precisa adotar estratégias de investimento. Isso é importante para reduzir riscos e ter [...]

Guide Investimentos - 14/10/2021

Entenda como são divididas as ações por setor na B3

As classificações do mercado financeiro servem para dividir os ativos de acordo com as suas características. No mercado acionário isso se [...]

Guide Investimentos - 14/10/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções