Cotações por TradingView

O que significa o acordo da Opep?

Tempo de leitura: 3 minutos

Logo no início do ano, investidores – principalmente àqueles que tradam petróleo – se defrontaram com a conjugação de dois choques econômicos. Por um lado, a disseminação do coronavírus e as medidas de restrição à mobilidade necessárias para contê-lo ocasionaram uma queda abrupta na demanda por energia, levando o petróleo a níveis não vistos fazia anos. A este choque não convencional somou-se uma guerra de preços iniciada pela Arábia Saudita contra a Rússia, após ambos os países terem passado por um desentendimento com relação a um possível corte de produção face à queda no preço causada pelo covid-19. Em uma tentativa de forçar os Russos de volta à mesa de negociação e roubar-lhes uma fatia de mercado, os Sauditas expandiram subitamente a produção de petróleo, gerando uma queda adicional de seu preço nos mercados internacionais.

Preços extremamente baixos causam não só uma baixa rentabilidade para empresas de energia ao redor do mundo, mas também ocasionam ou intensificam desequilíbrios nas contas públicas de países que são dependentes da commodity para gerar receita. O Brasil é um destes casos. Os royalties que a União recebe da Petrobras são uma importante fonte de receita que, caso seja interrompida, afeta diretamente os resultados fiscais do país, reverberando do resultado primário até a trajetória futura da dívida pública. Ocorre que a guerra de preços não foi extremamente duradoura e faz sentido que ela não o tenha sido; mas vejamos primeiro como isto ocorreu.

Esta semana (no domingo, em específico), após quatro intensos dias de negociação, a Opep e seus aliados concordaram em cortar a produção da commodity em 9,7 milhões de barris por mês em maio e junho. Após estes meses, a produção declinará para 7,7 milhões de barris por mês até o final do ano, caindo ainda mais para 5,8 milhões de barris por mês de janeiro de 2021 até abril do mesmo ano. Outros países, como o Brasil e o Canadá, também tiveram contribuição marginal para promover tais cortes.

Agora, entendamos por que a guerra do petróleo, que gerou uma onda de incertezas com relação à sua duração, acabou durando pouco tempo. A grande questão é que aumentos de produção, por serem redutores de preço, causam o que chamamos em economia de redução de excedente do produtor (EP). O excedente do produtor é uma espécie de métrica que calculamos para mensurar o benefício que determinada empresa aufere ao participar das transações dentro de um mercado. Mede-se o excedente a partir da diferença entre o preço de equilíbrio – isto é, onde a demanda iguala a oferta – e o menor preço pelo qual o produtor estaria disposta a aceitar para vender seu produto. Ou seja, EP = preço de equilíbrio – preço mínimo pelo qual o produtor venderia seu produto. Aumentar a produção equivale a reduzir o preço de equilíbrio que, diga-se de passagem, já estava em forte queda devido á reduzida demanda. O fim da guerra de preços, por mais que promova um alívio, não será suficiente para rebalancear o mercado em prol dos produtores.

Isto porque a intensidade do choque negativo de demanda – que, novamente, se origina a partir das medidas de confinamento social que necessariamente travam a produção de bens e serviços – terá maior intensidade do que a redução da produção que, em sua maior escala, durará apenas dois meses. Desta forma, uma recuperação mais duradoura dos preços dependerá diretamente da duração do episódio de quarentena. Até que as fábricas não consigam retornas aos seus níveis de produção pré-coronavírus, empresas de energia e traders de petróleo vão penar para lidar com um mercado extremamente estressado e marcado pela incerteza.

Relacionados

Ômicron e o real perigo das novas variantes

Tivemos na última sexta-feira, 26/11/2021, um evento que movimentou o mundo todo e deixou muita gente apreensiva, ou no mínimo nervosa [...]

Terraco Econômico - 29/11/2021

Índice de Treynor: descubra qual retorno da sua carteira com esse índice!

Um dos principais objetivos dos investidores é construir patrimônio. Nesse sentido, a rentabilidade da carteira é um dos critérios que devem [...]

Debora - 26/11/2021

A teoria dos jogos mortais

Jogos Mortais, do nome original Saw, é uma franquia de filmes de terror e suspense de enorme sucesso em todo o [...]

Terraco Econômico - 26/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções