+0,00% R$0,00
+0,00% R$0,00
+0,00% Carregando...
Carregando...

Acordo comercial: uma batalha perto do fim. Presidente Chinês está otimista.

Problemas e desafios permanecem para Xi – o Presidente Chinês. No entanto, o acordo da primeira fase que as maiores economias do mundo planejam assinar amanhã (15/01) em Washington dá a ele motivos para ser otimista.

A despeito dos problemas internos como Hong Kong, Taiwan, dívidas e crescimento lento, o acordo comercial mostrou, pelo menos, alguma certeza de que o mandatário da 2ª maior potência do mundo pode administrar as dificuldades de Trump com diplomacia.

O acordo obriga a China a comprar cerca de US $ 200 bilhões em mercadorias dos EUA, além de respeitar os direitos de propriedade intelectual e não manipular sua moeda. Nem mesmo isso tira o otimismo de Xi.

Investidores otimistas

Embora repetidos contratempos nas negociações entre os dois lados tenham alimentado ceticismo quanto à longevidade da trégua, os investidores também estão otimistas: o yuan se fortaleceu para uma alta de cinco meses em relação ao dólar.

Líderes do Partido Comunista têm outros motivos para sorrir já no começo de 2020:

 

  • – Desaceleração econômica mostrou sinais de estabilização – os economistas aumentaram suas previsões de crescimento para 2020 para 5,9%;

 

  • – Protestos pró-democracia históricos em Hong Kong diminuíram em frequência e violência.

O acordo comercial dá à China confiança de que pode resistir às campanhas de pressão de Trump calibrando cuidadosamente as retaliações e evitando críticas diretas ao líder dos EUA. Xi sabe que Trump tem pelo menos 2 grandes elefantes na sala oval: Pelosi (+) e Irã (-).

Pelosi afirmou hoje (14) que amanhã (15) votará para mandar ao Senado americano os artigos do impeachment de Trump. O Presidente, por mais que tente, não pode negar que enfrentará uma dura batalha para sua reeleição. Já no Oriente, a posição doméstica de Xi parece mais forte do que nunca.

Cenas dos próximos capítulos ainda não foram escritas. E com Trump, ousar uma previsão é quase certeza de fracasso.

Bitnami