AAI é a Profissão do Futuro? Descubra como conseguir uma vaga neste mercado promissor

Tempo de leitura: 5 minutos

O crescente número de investidores dentro do mercado financeiro fez com que diversas profissões, que antes não eram conhecidas, acabassem caindo no conhecimento geral.

Uma dessas profissões é o Agente Autônomo de Investimentos (AAI). Mas será que ela é realmente a profissão do futuro?

Existe algo que possa te diferenciar para entrar neste mercado, que nos últimos anos evoluiu bastante?

Possui vontade de iniciar dentro da área de AAI, mas não tem nenhum conhecido próximo para conversar sobre?

Então, pode se acalmar, pois todas as suas dúvidas sobre a profissão de AAI serão solucionadas após a leitura deste artigo.

Continue comigo para saber mais sobre:
1 – A EVOLUÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO
2 – O QUE FAZ UM AAI?
3 – HABILIDADES QUE VOCÊ PRECISA DESENVOLVER
4 – AAI É A PROFISSÃO DO FUTURO?

A EVOLUÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO

O número de investidores ativos na bolsa deu um salto estratosférico nos últimos anos principalmente por conta do período de juros baixos da taxa básica de juros, isso fez com que os investidores com o intuito de terem retornos mais atrativos, migrassem para investimentos mais arrojados e com um potencial maior de retorno.

Fazendo uma consulta rápida no site da B3 temos a informação de que até maio de 2021 as contas ativas de investidores passam de 3,6 milhões de pessoas.

Também cresceu (e muito), a quantidade de profissionais que os atendem. Segundo a CVM, eram cerca de 3 mil em 2015, atualmente temos mais de 15.800 assessores de investimentos credenciados atuando por todo o país.

O avanço faz sentido: são mais investidores procurando orientação qualificada em busca de um melhor destino para o seu dinheiro.

É com base nesses dados que gostaria de falar com você hoje sobre o potencial de estar na carreira de Assessor de Investimentos (ou usando o nome técnico Agente Autônomo de Investimentos).

O QUE FAZ UM AAI?

O papel do agente autônomo, conforme explica a CVM, é prospectar e captar clientes para as instituições financeiras, além de receber e registrar ordens de investidores e prestar informações sobre os produtos oferecidos.

O Assessor de Investimentos na prática é um empreendedor.

Diferentemente do gerente do banco, que é contratado CLT e ganha um salário fixo todo mês, o AAI passa a cuidar da gestão não só dos investimentos dos clientes, mas também do próprio negócio.

E isso exige uma disposição e a atitude de dono que nem todo profissional de banco tem.

Isso levanta um pensamento. Quais são as habilidades que preciso ter para ser um agente autônomo de sucesso?

Continue lendo que vou te contar por aqui.

HABILIDADES QUE VOCÊ PRECISA DESENVOLVER

Além das chamadas hard skills, habilidades técnicas, como as certificações financeiras (que você pode conseguir estudando pela T2 EDUCAÇÃO), um agente autônomo que deseje ser bem sucedido precisa buscar desenvolver as soft skills.

É através dessas habilidades que o AAI vai construir um relacionamento de longo prazo e de confiança com seu cliente. E esse é o principal valor que ele pode gerar no seu trabalho.

O diferencial do AAI é justamente conseguir estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente a tal ponto que ele vai conseguir tomar as melhores decisões de investimento mesmo nos momentos de mais adversidade.

Para você leitor, que ficou interessado nesse tema e tem a meta de construir carreira no mercado financeiro, abaixo cito algumas etapas e competências que você deve buscar conquistar para ter sucesso como Agente Autônomo de Investimentos.

A CERTIFICAÇÃO É O PRIMEIRO PASSO

Para poder atuar como Agente Autônomo de Investimentos você precisa ter a certificação da Ancord. Para isso é preciso passar por uma prova organizada por essa entidade.

A T2 Educação pode te ajudar com isso através do curso preparatório para a certificação de Agente Autônomo de Investimento, basta clicar aqui e conferir.

PERFIL PARA A ÁREA

Você vai ser seu próprio chefe, com isso, conhecimentos nas áreas comerciais e de empreendedorismo além de inteligência emocional são muito importantes para seu sucesso.

Afinal nem sempre o salário no final do mês vai ser o mesmo, você precisa entender que é você o principal responsável pelo seu sucesso.

ESTAR VINCULADO A UMA CORRETORA

Você pode estar vinculado tanto diretamente como pode também estar vinculado a um escritório que estará credenciado a uma corretora.

A remuneração do AAI vem através dos percentuais repassados pela corretora relacionados às operações que o cliente que você conquistou fez junto a ela.

A Guide pode oferecer todo o suporte a você nesse quesito, a empresa tem uma plataforma bem robusta com todos os requisitos necessários para que seu cliente possa ter uma ótima experiência de investimentos.

CONHECER O MERCADO FINANCEIRO

Você não precisa ser logo de cara o guru do mercado financeiro, o aprendizado vem com o tempo e com a busca constante por conhecimento.

O que você precisa para se destacar no mercado é ter sempre uma sede constante pela busca de novas informações que possam ajudar seu cliente a ter o melhor resultado possível.

Vai por mim, isso fará toda a diferença na construção de sua carteira de clientes.

AAI É A PROFISSÃO DO FUTURO?

A evolução dentro do mercado financeiro no Brasil cresceu muito e tende a continuar crescendo nos próximos anos.

Isso demonstra que o mercado continuará necessitando cada vez mais de profissionais capacitados para entregar o melhor serviço para os novos investidores.

A profissão de AAI toma grande importância nessa evolução, e se você chegou até aqui, conseguiu verificar como realmente o futuro dos agentes autônomos tende a ser grandioso!

Se você tem vontade de iniciar sua carreira como AAI, não perca tempo e estude com um dos cursos preparatórios da T2 Educação clicando aqui e conte com a Guide e toda a sua plataforma robusta para os seus futuros clientes.

Espero que essa leitura tenha te ajudado de alguma forma. Nos vemos na próxima!

Quer se tornar um AAI da Guide? Inscreva-se e conte com a T2!

Relacionados

Quais são as diferenças entre um Assessor e um Consultor de Investimentos?

Você sabe quais são as diferenças entre um Assessor e um Consultor de Investimentos? Conforme o Mercado Financeiro vai evoluindo, a busca [...]

Tiago Feitosa – T2 Educação - 02/07/2021

Assessor de investimento: o que faz, quanto ganha e como se tornar um?

Com a Selic em queda nos últimos anos e atingindo a mínima histórica, o cenário de investimentos no Brasil mudou. Para [...]

Guide Investimentos - 02/03/2021

O que o filme Projeto Gemini tem a ver com a Guide?

Hoje, 10 de outubro, o filme Projeto Gemini (Gemini Man) estreia nos cinemas do Brasil. E qual a relação do filme [...]

Guide Investimentos - 10/10/2019
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções