S&P reafirma rating BBB de Portugal e altera perspectiva de positiva para estável

Tempo de leitura: 1 minuto

A S&P reafirmou o rating BBB de Portugal, mas alterou sua perspectiva de positiva para estável. A agência diz que a perspectiva reflete a visão de que as autoridades locais mostram compromisso com políticas pelo crescimento e com finanças públicas prudentes, a fim de superar o quadro de recessão global.

A agência afirma que as autoridades de saúde de Portugal alcançaram sucesso inicial para estabilizar as infecções e a taxa mortalidade, na pandemia de coronavírus. “Contudo, a recessão global severa e sincronizada neste ano pesará sobre a economia pequena e aberta de Portugal”, diz a nota.

A S&P projeta que o déficit do governo geral neste ano aumentará para o equivalente a 5% do Produto Interno Bruto (PIB), com a dívida líquida geral avançando para pouco abaixo de 125% do PIB, para então começar novamente a recuar.

Além disso, diz que a economia portuguesa sofrerá contração de 7,5% neste ano, antes de se recuperar e crescer 5,6% em 2021 e 3,7% em 2022.

Relacionados

Franco França liga para colega argentino e fala em aprofundar relações bilaterais

O novo chanceler brasileiro, o embaixador Carlos Alberto Franco França, ligou neste sábado, 10, para seu homólogo argentino, Felipe Solá, e [...]

Estadão - 10/04/2021

Comitê interno da Petrobras desaprova dois nomes indicados ao Conselho da empresa

Dois dos 11 nomes indicados para compor o Conselho de Administração da Petrobras foram considerados inaptos a assumir o cargo por [...]

Estadão - 10/04/2021

Irã inicia lockdown de dez dias; Venezuela anuncia adesão à Covax

O Irã iniciou neste sábado, 10, um lockdown de dez dias para conter a quarta onda de infecções por coronavírus no [...]

Estadão - 10/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções