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A diferença entre vantagem competitiva e durabilidade

Como você deve saber, a filosofia de investimentos da Suno Research, que é baseada na análise fundamentalista, exige a busca por empresas que possuam fortes vantagens competitivas. No entanto, embora os chamados “moats” sejam uma característica primordial para escolher o investimento, não são suficientes para a nossa tomada de decisão.

Além de, obviamente, exigir uma confortável margem de segurança – ou seja, um preço atraente –  também exigimos que nossas empresas estejam posicionadas para surfar interessantes tendências de longo prazo. Isso é, venda produtos e serviços que tenham durabilidade.

Como grande parte do valor de uma empresa é consequência da sua perpetuidade, é primordial comprar ações de companhias que possuam ventos de cauda favoráveis. Uma companhia pode, por exemplo, possuir uma grande vantagem competitiva, mas atuar em uma indústria em decadência. Neste caso, dificilmente haverá boas oportunidades. Pois, mesmo que barata, a companhia está destruindo valor anualmente, e seus “moats” se enfraquecendo.

Um exemplo de empresa que se encaixa com essas características, encontrada em um texto do Focused Compounding, que tratava justamente da diferença entre vantagens competitivas e perpetuidade, é a Corticeira Amorim, companhia portuguesa que fabrica e comercializa cortiça.

A empresa possui grandes vantagens nos processos de produção e, principalmente, distribuição de cortiça. Isso permite comercializar seus produtos a um custo muito menor do que seus concorrentes. E, portanto, gerar retornos maiores, visto que a cortiça é uma commodity, com preços praticamente tabelados.

Acontece que, os produtos substitutos, uma espécie sintética de rolhas, estão sendo cada vez mais adotados pelos consumidores. Tais mudanças sociais e na demanda dos consumidores pode representar uma ameaça para a perpetuidade da Corticeira Amorim.

Por outro lado, empresas como a Aurora possuem uma alta durabilidade e grandes vantagens competitivas. Você provavelmente não conhece a companhia, mas com certeza conhece um de seus produtos, a famosa pimenta Tabasco. As especiarias são utilizadas pelos seres humanos de todas as partes do mundo há mais de 2000 anos. Os temperos utilizados podem variar ao longo do tempo. No entanto, é muito provável que as famílias e os restaurantes continuam a querer adicioná-los em suas refeições pelos próximos trinta anos, quarenta anos, cinquenta anos.

Como você deve saber, as especiarias foram, durante muitos anos, motivo de conflitos e de disputas econômicas entre países.

Assim, a Aurora é uma empresa com grandes vantagens competitivas, pois possui uma marca muito forte e boas tendências de longo prazo. É o tipo de companhia que a Suno busca, principalmente se estiver precificada com uma confortável margem de segurança.

Agora, pegue como exemplo as companhias aéreas. No Brasil, temos duas empresas do setor listadas na bolsa, a Gol (GOLL4) e a Azul (AZUL4). Mesmo que o setor de turismo esteja parado no momento, com certeza ele voltará a crescer no médio e longo prazo. As pessoas continuarão a voar e viajar, para conhecer novos países, culturas, comidas e pontos turísticos.

Mesmo que não seja difícil prever que mais pessoas estarão voando daqui a vinte anos, trinta anos, quarenta anos, por diversos motivos, como o aumento de renda de países emergentes como a China e a Índia, é extremamente complicado saber quais serão as companhias que estarão carregando tais passageiros.

As companhias aéreas são intensivas em capital, concorrem por preço, são altamente sensíveis ao cenário macroeconômico e à volatilidade de commodities. Por conta disso, dificilmente conseguem se diferenciar no setor e, portanto, não conseguem reportar retornos sobre investimento maior do que o custo de capital.

Sendo assim, é muito importante que o investidor exija não apenas uma grande vantagem competitiva difícil de ser replicada, mas também fique confortável quanto à durabilidade e à perpetuidade do modelo de negócio da empresa em que investe.

Como o valor de uma empresa deriva de seus fluxos de caixa, crescimento e risco, é primordial exigir ambas as características – vantagem competitiva e durabilidade. Além, é claro, de um atrativo valuation.

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