Demanda do consumidor por crédito cai 14,2% em março, revela Boa Vista

Tempo de leitura: 1 minuto

A demanda do consumidor por crédito recuou 14,2% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados da Boa Vista. No primeiro trimestre, o indicador teve queda de 4,1% na comparação com igual período de 2019.

Na margem do terceiro mês, a retração do indicador foi puxada tanto pelo segmento financeiro, que recuou 15,8%, quanto pelo segmento não financeiro, com queda de 13,1%. Na base trimestral, o segmento financeiro teve alta de 5,2%, enquanto o não financeiro caiu 10,5%.

“O resultado de março interrompe a trajetória de estabilidade do ritmo de crescimento que a demanda por crédito vinha apresentando nos últimos meses, refletindo uma piora na avaliação sobre o crescimento da economia e o mercado de trabalho”, disse, em nota, a Boa Vista.

No acumulado de 12 meses, no entanto, a demanda por crédito tem alta de 1,2%, puxada pelo crescimento de 5,2% do setor financeiro. Por outro lado, houve queda de 1,5% do segmento não financeiro.

“Com as adversidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus, espera-se uma piora nas perspectivas sobre o consumo e o mercado de trabalho nos próximos meses, fatores que podem continuar afetando negativamente a demanda por crédito neste período”, completa a empresa.

O indicador de demanda do consumidor por crédito da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas.

Relacionados

Iraque: drone com explosivos ataca base aérea dos EUA; não há relatos de vítimas

Um drone com explosivos atacou uma base aérea dos Estados Unidos no norte do Iraque nesta quarta-feira, 14, no aeroporto de [...]

Estadão - 14/04/2021

OMC e OMS discutem compartilhamento de know-how e maior produção de vacinas

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou nesta quarta-feira, 14, que o mundo deve "explorar todas as [...]

Estadão - 14/04/2021

Painel do CDC adia voto sobre riscos de coágulo com uso vacina da J&J

Um painel consultivo federal se recusou nesta quarta-feira, 14, a votar sobre como a vacina contra a covid-19 da Johnson & [...]

Estadão - 14/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções