China impõe sanções a indíviduos e entidades da UE

Tempo de leitura: 1 minuto

A China impôs sanções contra dez indivíduos e quatro entidades da União Europeia, em retaliação a medidas semelhantes aplicadas pelo bloco ao gigante asiático por supostos abusos de direitos humanos na região de Xinjiang. Em comunicado, Pequim acusou a UE de se basear em “desinformação, fatos distorcidos e interferem em questões internas chinesas”.

No caso dos indivíduos, sobretudo acadêmicos e membros do Parlamento Europeu, as restrições envolvem a proibição da entrada própria e de familiares em territórios chineses. De acordo com o documento, as instituições ficam “proibidas de realizar negócios com a China”.

A punição vem após a UE impor sanções a autoridades por conta de supostas violações de direitos humanos contra a minoria uigur na região autônoma de Xinjiang. “O lado chinês exorta a UE a refletir sobre si mesma, enfrentar diretamente a gravidade de seu erro e corrigi-lo”, afirma o comunicado.

Segundo o país asiático, o bloco “deve parar de dar lições de direitos humanos e interferir em seus assuntos internos”, além de “acabar com a prática hipócrita de padrões duplos e parar de seguir no caminho errado. Caso contrário, “a China reagirá resolutamente”. O movimento violaria o direito internacional e afeta a relação entre Pequim e Bruxelas, de acordo com o comunicado.

Além da UE, Estados Unidos e Reino Unido anunciaram sanções contra a China em virtude de alegadas violações de direitos humanos. As sanções do bloco contra os chineses pelo tema foram as primeiras desde 1989, quando as imposições ocorreram em meio aos eventos na Praça de Tiananmen.

Relacionados

Com 11,4% dos votos contados, Castillo lidera eleições presidenciais no Peru

Com 11,4% dos votos contabilizados, o candidato de esquerda Pedro Castillo lidera a disputa pela Presidência do Peru, informou há pouco [...]

Estadão - 12/04/2021

Lasso se proclama vencedor das eleições presidenciais no Equador

O ex-banqueiro Guillermo Lasso se proclamou vencedor das eleições presidenciais do Equador nesta segunda-feira. O candidato agradeceu aos cidadãos após a [...]

Estadão - 12/04/2021

Embaixador dos EUA afirma que País terá de preservar Amazônia para entrar na OCDE

Diante de uma seleta plateia virtual com nomes de peso do empresariado e ex-ministros de diferentes governos, o embaixador americano no [...]

Estadão - 11/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções