9 Dicas e ideias para ganhar um dinheiro extra!

Tempo de leitura: 5 minutos

Para guardar dinheiro, é essencial estar com o orçamento organizado. No entanto, às vezes, isso pode não ser suficiente. Afinal, as despesas essenciais de uma família podem acabar comprometendo praticamente toda a renda que ela ganha.

Se você tem essa dificuldade e quer resolvê-la, vale a pena pensar em formas de ganhar um dinheiro extra. Isso pode ajudar a pagar dívidas e até mesmo ter dinheiro para investir todo mês, construindo patrimônio.

Quer ver algumas ideias de como ganhar um dinheiro extra? Neste artigo, separamos 9 dicas para você. Continue lendo e confira!

O que é renda extra e por que ela é importante?

Antes de darmos nossas dicas, é importante que fique claro o que é renda extra. Essa expressão se refere ao dinheiro que você ganha além do seu salário.

Para quem tem dívidas, o dinheiro extra pode ajudar a pagá-las. Para quem está com o orçamento em dia, a renda pode reforçar a realização de sonhos ou ser investida. Assim, você tem mais chances de acumular patrimônio e de alcançar os seus objetivos financeiros.

9 Dicas para ganhar um dinheiro extra

Já que ganhar uma renda extra é tão importante, que tal descobrir algumas formas de aumentar a sua receita? A seguir, você verá 9 dicas para ganhar um dinheiro extra.

Confira:

1. Produza e venda de doces

Você sabe fazer doces? Essa pode ser uma boa ideia para ganhar dinheiro. É claro, pode ser preciso melhorar alguma receita e pensar na apresentação do produto, o que inclui a embalagem.

Pense também em lugares na sua cidade em que você poderia vender seus doces. E não se esqueça de precificar corretamente o seu produto para garantir uma margem de lucro adequada.

2. Ofereça serviços de manutenção

Talvez você saiba consertar eletrodomésticos e ferramentas elétricas. O que acha de transformar isso em um pequeno negócio? Há pessoas que têm esse tipo de habilidade, mas não sabem o que fazer para ganhar dinheiro com ela.

Geralmente, elas acham que o tipo de conserto que fazem não é grande coisa. Mas lembre-se: mesmo que algo seja simples para você, ele pode ser complicado para quem não entende. Por isso, o que acha de divulgar seus serviços nos grupos de compra e venda da sua cidade?

3. Venda objetos que não usa mais

Uma das formas de ganhar dinheiro extra é vender objetos que você não usa mais. Talvez eles estejam ocupando espaço desnecessariamente na sua casa. Aliás, eles podem até estar se deteriorando enquanto ninguém os usa.

Faça uma boa organização na sua casa e separe esses objetos. Depois, ofereça-os em grupos nas redes sociais. Esse desapego pode ajudar a melhorar a distribuição do espaço e ainda gerar um dinheiro extra. Desse modo, você terá recursos a mais para investir.

4. Passeie com cachorros

Para quem está em busca de ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento, passear com cachorros pode ser a solução. Talvez ache que esse serviço não é valorizado porque ele não requer habilidades especiais.

Mas a verdade é que levar os animais exige disposição, tempo e, em alguns casos, paciência. Há muitas pessoas que amam seus animais de estimação, mas não podem passear com eles na frequência desejada. Elas provavelmente estão dispostas a pagar alguém para fazer isso por elas.

5. Faça vendas como afiliado

Já ouviu falar em infoproduto? Pode ser um curso em vídeo, um e-book ou outro tipo de material educativo que é comercializado no meio digital.

Os criadores de tais produtos precisam de pessoas que façam a divulgação. Por isso, oferecem programas de afiliados. Os parceiros divulgam os infoprodutos e ganham uma comissão a cada venda. Assim, é mais uma opção de renda extra para você.

6. Crie um infoproduto

Você também pode criar um infoproduto por conta própria. Praticamente qualquer conhecimento pode ser transformado em um curso ou um e-book.

O que acha de organizar esse conhecimento que está na sua mente, transformando-o em um infoproduto? É só hospedá-lo em uma plataforma especializada e começar a divulgar. Depois, é possível até mesmo cadastrar afiliados dos seus produtos.

Essa é uma ideia para transformar seu conhecimento em uma fonte de renda passiva. E é um modo de ganhar um dinheiro extra na internet, sem grandes investimentos.

7. Faça artesanato

Outra maneira de gerar renda extra em casa é fazer artesanato. Talvez você tenha habilidades manuais e saiba trabalhar com pintura, madeira, cerâmica, gesso, tricô, crochê, entre outras. Uma possibilidade é fazer algumas peças e mostrar a pessoas próximas.

Veja se elas gostam e, depois de calcular um preço justo, ofereça seu produto. Mais uma vez, grupos de compra e venda podem ser úteis. Também há chance de recorrer a marketplaces para escoar sua produção.

8. Trabalhe como motorista de aplicativos

Se você tem um veículo, pode ser uma boa ideia transformá-lo em uma fonte de renda. Para isso, basta se cadastrar em aplicativos de transporte.

Uma das vantagens da alternativa é que cada motorista pode fazer seu horário. Assim, para quem já tem um emprego fixo, a atividade seria algo para os momentos livres. Mesmo assim, o trabalho pode ser suficiente para você ter mais dinheiro para se organizar e investir.

9. Monte uma loja virtual

Por fim, mais uma ideia é montar uma loja virtual para aumentar a sua renda. Formar um estoque normalmente demanda um investimento maior. No entanto, existem estratégias que podem ajudar a lidar com isso.

Já ouviu falar sobre dropshipping? Ele funciona assim: o cliente faz a compra na sua loja e o pedido vai para o seu fornecedor. Ele se encarrega de enviar o produto e você recebe uma comissão. Desse modo, é possível ter uma loja virtual completa sem a necessidade de montar um estoque.

Essa pode ser uma solução para quem não pode ou não quer investir muito. Já para quem pode investir, é possível criar o próprio estoque e administrar a loja como um negócio. Quem sabe vire até mesmo o seu empreendimento em tempo integral no futuro?

É verdade que ganhar um dinheiro extra pode exigir que você abra mão de parte do seu tempo de descanso. Mas, em compensação, a prática pode fazer grande diferença para os seus objetivos financeiros. Por isso, o que acha de se programar para criar uma fonte de renda extra?

Depois disso, o próximo passo é montar seu portfólio de investimentos. Confira o artigo em que explicamos como se faz para montar uma carteira diversificada!

Relacionados

Rentabilidade do Tesouro Direto: você sabe como funciona?

Ao pesquisar ativos de renda fixa, é comum se deparar com as opções de títulos públicos. Contudo, surge a dúvida sobre [...]

Guide Investimentos - 21/01/2021

Mercado financeiro: o que é, como funciona e como investir?

Para quem já investe ou pretende começar a investir, saber o que é o mercado financeiro é essencial. Afinal, é nesse [...]

Guide Investimentos - 19/01/2021

#QueroUmGuia – Tire suas dúvidas sobre investimentos

Confira a nossa agenda de lives e vídeos com nossos guias e convidados especiais do mercado e de outros segmentos para [...]

Guide Investimentos - 16/01/2021

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções